Nós, Cidadãos! convida Aliança para coligação. Partido de Santana ainda está “a examinar”

António Cotrim / Lusa

O presidente do Aliança, Pedro Santana Lopes, durante a sessão de abertura do 1.º Congresso do Aliança

O partido Nós, Cidadãos! desafiou a Aliança para uma coligação eleitoral “ao centro”, mas fonte oficial da força política liderada por Santana Lopes esclareceu que ainda está “a examinar”.

O presidente do Nós, Cidadãos!, Mendo Castro Henriques, confirmou à Lusa esta informação, considerando que deve haver uma “união de partidos emergentes” que se reunam “em nome de objetivos que permitam a melhoria da qualidade de vida dos Portugueses, demarcando-se da alternância de poder entre PS e PSD”.

Esta proposta foi aprovada no sábado “em reunião da Comissão Política Nacional” do partido, que decorreu em Espinho.

Em declarações à agência, Mendo Castro Henriques disse mesmo que o partido, por convite seu, “vai iniciar com o Aliança uma coligação”, para a qual “já há o acordo das comissões políticas”. Além da Aliança, o Nós, Cidadãos! “vai estender esse convite a um conjunto de partidos emergentes”.

“Trata-se de apresentar uma força ao centro, nem de esquerda, identificada com o Governo, nem da oposição de direita, identificada com o PSD e o CDS, e que corresponde à linha orientadora do Nós, Cidadãos!”, afirmou.

O partido pretende constituir uma plataforma para “promover a democracia e os direitos humanos”, “reformar o Estado, aproximando-o dos cidadãos, mediante reformas politicas, económicas e sociais”, “combater a morosidade da justiça e a corrupção instalada em detentores de cargos públicos e seus parceiros de corrupção na banca e nas empresas” e também “reformar o sistema eleitoral por forma a que o voto seja cada vez mais uma escolha de pessoas e não de partidos”, ou seja, “círculos uninominais”.

Contactada pela Lusa, fonte oficial da Aliança indicou que houve uma “reunião na semana passada por iniciativa do presidente do Nós, Cidadãos!”, e nesse encontro Mendo Henriques fez a proposta a Santana Lopes. “Essa proposta foi colocada na reunião da Comissão Executiva da Aliança e está a ser examinada. Por agora não temos mais nada a dizer” sobre o assunto, rematou.

A Aliança candidata-se pela primeira vez a umas legislativas, depois da primeira prova nas europeias de 26 de maio, nas quais conseguiu 61.753 votos, de acordo com informação da secretaria-geral do Ministério da Administração Interna.

Por seu turno, o Nós, Cidadãos! já se tinha candidatado às eleições legislativas de 2015, ano em que recolheu 21.439 votos. Nas últimas eleições para o Parlamento Europeu, o partido conseguiu 34.672 votos.

Já por várias vezes, o antigo primeiro-ministro Santana Lopes defendeu a formação de coligações pré-eleitorais à direita.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

De Nova Iorque a Sydney em 19 horas. Avião da Qantas bate recorde

O primeiro voo comercial direto entre as cidades de Nova Iorque e Sydney, com mais de 19 horas, terminou, este domingo, na cidade australiana. O teste realizado pela companhia aérea Qantas faz parte do Project Sunrise, …

Marcelo ficou "muito impressionado" pela destruição do furacão Lorenzo nos Açores

O Presidente da República visitou, este domingo, o porto das Lajes das Flores, que ficou destruído após a passagem do furacão Lorenzo pelos Açores, mostrando-se "muito impressionado" pela destruição "massiva". "Muito impressionado com aquilo que foi …

Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da formação espalhados pela Europa

O Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da sua formação a atuarem nas ligas europeias e o emblema português mais representado nas 'big 5', segundo o observatório de futebol do Centro Internacional de …

Norueguês empregou 70 imigrantes ilegais e foi a tribunal "muito, muito feliz"

Aharne Viste acha que a Constituição norueguesa reconhece o direito mesmo a quem não consegue obter asilo e tenciona ir em frente com a sua campanha. Aharne Viste contratou cerca de 70 imigrantes legalmente impedidos de …

Netanyahu não consegue formar Governo e devolve mandato ao presidente israelita

O primeiro-ministro israelita em funções, Benjamin Netanyahu, admitiu hoje ao Presidente de Israel, Reuven Rivlin, não ter reunido as condições necessárias para formar Governo e devolveu o processo ao chefe de Estado. Numa nota informativa, a …

Cristiano Ronaldo e Bernardo Silva estão entre os finalistas para a Bola de Ouro

Cristiano Ronaldo e Bernardo Silva estão entre os 30 finalistas para vencer a Bola de Ouro de 2019. Esta é a primeira vez que Bernardo Silva é nomeado para o prémio da France Football que …

Encontrados dois míticos porta-aviões japoneses afundados na batalha de Midway

Cientistas e exploradores descobriram dois navios japoneses naufragados durante a histórica batalha de Midway, durante a II Guerra Mundial, no Oceano o Pacífico, noticia esta semana a agência noticiosa AP. A equipa, que conta também …

MP pede que autarca de Torres Vedras vá a julgamento por plágio na tese de doutoramento

Em abril deste ano, o MP acusou o autarca de um crime de contrafação, por alegado plágio de 40 textos originais na sua tese de doutoramento “As linhas de Torres, um destino turístico estratégico para …

Rui Rio confirma recandidatura à liderança do PSD

O presidente do PSD, Rui Rio, quebrou hoje o silêncio sobre o seu futuro político, confirmando a sua recandidatura à liderança do partido. O anúncio foi feito às 18:30, num hotel no Porto. Duas semanas depois …

Facebook vai pagar a meios de comunicação para promover notícias "confiáveis"

Em breve, o Facebook terá uma secção de notícias "confiáveis", que funcionará como uma espécie de portal com destaques noticiosos. O Facebook vai ter uma secção de notícias no seu site, que funcionará como uma espécie …