Nos canais de Utrecht, os peixes têm uma “campainha” para passar pela barreira

Quando os peixes desovam pelos canais de Utrecht, nos Países Baixos, costumam ser bloqueados pela eclusa Weerdsluis. Agora, a cidade lançou a primeira campainha para peixes do mundo.

De acordo com o Dutch Review, o sistema oficialmente conhecido como visdeurbel inclui uma câmara subaquática colocada na eclusa Weerdsluis e ligada à Internet que filma os peixes que esperam em frente à comporta, um dispositivo que levanta e baixa barcos entre trechos de água de diferentes níveis.

Os residentes de Utrecht, que conseguem observar os peixes numa transmissão ao vivo, podem pressionar uma campainha digital para dar ao tratador local um sinal quando os peixes chegam.

Ao receber o alerta, o funcionário verificará a câmara e, se concordar que realmente há peixes suficientes, abrirá o portão para deixar os animais passarem.

A campainha desempenha um papel importante ao permitir que os peixes migrem entre as águas mais quentes e profundas no inverno e as águas mais rasas, onde se reproduzem no verão.

Com este método, os peixes são capazes de começar a reprodução muito mais cedo. Além disso, como já não ficam presos num lugar, têm menos hipótese de serem mortos por predadores como mergulhões e corvos-marinhos, explica o NewAtlas.

“Temos de ver o Oudegracht como uma rodovia para peixes. Às vezes, vê-se literalmente dezenas de peixes a debater-se na frente do portão”, disse Mark van Heukelum, especialista em natureza subaquática.

Esta campainha é um dos projetos de Utrecht que educa os residentes da cidade sobre a vida rica e diversificada nas águas dos canais locais.

A ecologista urbana de Utrecht, Anne Nijs, está entusiasmada com o projeto. “Não é apenas de grande importância para os peixes, mas também uma ótima forma de ensinar mais aos moradores de Utrecht sobre a vida nos nossos canais”, afirmou.

De acordo com o NLTimes, desde que foi revelada há pouco mais de duas semanas, a campainha já tocou mais de 32 mil vezes. A câmara permanecerá ativa até ao final de maio, altura em que a a maior parte dos peixes terminará a sua migração.

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

 

 

PARTILHAR

RESPONDER

Emprego, formação e pobreza. Cimeira Social arranca com apelos a mudança para recuperar da crise

A Cimeira Social arrancou, nesta sexta-feira, no Porto, com a presença de 24 dos 27 chefes de Estado e de Governo da UE, num evento que pretende definir a agenda social da Europa para a …

Comandos. MP pede condenação de cinco arguidos a penas entre dois e 10 anos de prisão

O Ministério Público (MP) pediu hoje a condenação de cinco dos 19 arguidos no processo relativo à morte de dois recrutas dos Comandos, em 2016, a penas de prisão entre dois e 10 anos. Nas alegações …

Juventus quer Zidane para o lugar de Pirlo

O insucesso desportivo da Juventus esta temporada deve fazer com que Pirlo saia do clube. Zidane, que também estará de saída do Real Madrid, é o favorito da vecchia signora. Zinédine Zidane estará a pensar seriamente …

“Incompetência e arrogância”. Cabrita está (novamente) debaixo de fogo. Partidos pedem a sua demissão

Eduardo Cabrita, ministro da Administração Interna, está mais uma vez no centro da polémica. Depois de ter avançado com uma requisição civil para que mais de 20 imigrantes fossem transportados para o Zmar, durante a …

Fernando José é o candidato do PS a Setúbal. Ana Catarina Mendes concorre à Assembleia Municipal

O deputado e vereador socialista Fernando José é o cabeça de lista do PS às próximas eleições autárquicas para a Câmara de Setúbal e Ana Catarina Mendes à Assembleia Municipal, revelou fonte oficial do Partido …

Portugal na zona de queda dos restos do foguetão chinês

O foguete de Longa Marcha chinês que foi lançado a 29 de abril, e agora está a preocupar o mundo. As previsões é que a reentrada na atmosfera se dê até ao próximo dia 9 …

CIP propõe "almofada" pública de 8.000 milhões para resolver moratórias

A Confederação Empresarial de Portugal (CIP) propôs ao Governo criar uma "almofada" de garantias públicas no valor de oito mil milhões de euros para dar poder às empresas e levar a banca a renegociar os …

Reino Unido. Variante indiana é “preocupante“ e já infetou idosos vacinados

No Reino Unido, já foram encontradas 48 cadeias de transmissão da variante indiana e sabe-se que há transmissão comunitária. A Public Health England classifica esta variante como “preocupante”. A direção geral de saúde de Inglaterra (PHE …

Petição para cancelar Jogos Olímpicos conta já com 200 mil assinaturas

Uma petição 'online' a pedir o cancelamento dos Jogos Olímpicos Tóquio2020 devido à pandemia da covid-19 ultrapassou esta sexta-feira as 200 mil assinaturas, avançou a agência Lusa. A campanha, lançada na quarta-feira pelo advogado e ativista …

“Não queremos estragar a nossa joia da coroa“. Governo pode limitar acesso da Peneda-Gerês

O Secretário de Estado da Conservação da Natureza concorda com os autarcas, sobre o impacto positivo do turismo para as populações, mas nota que o sucesso do PNPG não pode pôr em causa os valores …