Nos canais de Utrecht, os peixes têm uma “campainha” para passar pela barreira

Quando os peixes desovam pelos canais de Utrecht, nos Países Baixos, costumam ser bloqueados pela eclusa Weerdsluis. Agora, a cidade lançou a primeira campainha para peixes do mundo.

De acordo com o Dutch Review, o sistema oficialmente conhecido como visdeurbel inclui uma câmara subaquática colocada na eclusa Weerdsluis e ligada à Internet que filma os peixes que esperam em frente à comporta, um dispositivo que levanta e baixa barcos entre trechos de água de diferentes níveis.

Os residentes de Utrecht, que conseguem observar os peixes numa transmissão ao vivo, podem pressionar uma campainha digital para dar ao tratador local um sinal quando os peixes chegam.

Ao receber o alerta, o funcionário verificará a câmara e, se concordar que realmente há peixes suficientes, abrirá o portão para deixar os animais passarem.

A campainha desempenha um papel importante ao permitir que os peixes migrem entre as águas mais quentes e profundas no inverno e as águas mais rasas, onde se reproduzem no verão.

Com este método, os peixes são capazes de começar a reprodução muito mais cedo. Além disso, como já não ficam presos num lugar, têm menos hipótese de serem mortos por predadores como mergulhões e corvos-marinhos, explica o NewAtlas.

“Temos de ver o Oudegracht como uma rodovia para peixes. Às vezes, vê-se literalmente dezenas de peixes a debater-se na frente do portão”, disse Mark van Heukelum, especialista em natureza subaquática.

Esta campainha é um dos projetos de Utrecht que educa os residentes da cidade sobre a vida rica e diversificada nas águas dos canais locais.

A ecologista urbana de Utrecht, Anne Nijs, está entusiasmada com o projeto. “Não é apenas de grande importância para os peixes, mas também uma ótima forma de ensinar mais aos moradores de Utrecht sobre a vida nos nossos canais”, afirmou.

De acordo com o NLTimes, desde que foi revelada há pouco mais de duas semanas, a campainha já tocou mais de 32 mil vezes. A câmara permanecerá ativa até ao final de maio, altura em que a a maior parte dos peixes terminará a sua migração.

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

 

 

PARTILHAR

RESPONDER

Maioria de direita na mira. André Ventura pede reunião a Rui Rio

O líder do Chega, André Ventura, vai pedir uma reunião ao presidente do PSD, Rui Rio, para "analisar os cenários prováveis de uma construção de uma maioria de direita" que tire o PS do poder. A …

Porcos e roedores podem respirar pelo rabo (e esta pode ser uma descoberta muito importante)

Um novo estudo revela que os porcos e roedores também conseguem respirar através do rabo, o que pode ser, na verdade, uma boa notícia para nós, humanos. De acordo com o site Live Science, um grupo …

O mistério das gotículas pontiagudas foi finalmente resolvido

Um determinado tipo de gotículas de óleo muda de forma quando são arrefecidas e encolhidas, passando de esféricas a icosaédricas para hexagonais planas. Duas teorias tentaram explicar o fenómeno, mas não conseguiram. Uma equipa de cientistas …

Plutónio radioativo encontrado em rochas do fundo do mar. Tem uma origem extraterrestre

Os cientistas encontraram pequenos traços de plutónio-244 e de ferro-60 radioativo na crosta oceânica. Os dois isótopos são evidências de eventos cósmicos violentos nas proximidades da Terra há milhões de anos. As explosões de supernovas criam …

Anúncios de TV promovem mais os brindes do que o próprio fast food (e violam diretrizes do setor)

Para uma criança, a melhor parte de uma refeição de fast food não é a comida, mas o brinde que vem juntamente com a refeição. Os anúncios televisivos de fast food são regidos por diretrizes que …

“Se querem sucesso, têm de depender do sistema“. Empresário chinês é preso após disputa com o Estado

Sun Dawu, um dos empresários mais bem sucedidos da China, corre o risco de ser condenado a 25 anos de prisão, caso seja provado que cometeu os crimes dos quais está a ser acusado. O empresário …

Cientistas criam verniz para superfícies que mata bactérias em poucos minutos

Uma equipa multidisciplinar de cientistas desenvolveu um verniz para superfícies que mata bactérias, mesmo as mais resistentes, em apenas 15 minutos, anunciou a Universidade de Coimbra (UC). Trata-se de “uma solução segura e eficaz para prevenir …

Num país marcado pelo racismo, Jane Bolin fez história tornando-se a primeira juíza negra dos EUA

A 22 de julho de 1939, Jane Bolin fez história ao prestar juramento como juíza na cidade de Nova Iorque. A jovem ocupou o cargo durante 40 anos e só saiu de cena quando atingiu …

A petrolífera Exxon está a culpá-lo pelas alterações climáticas

Nos últimos anos, as empresas petrolíferas têm-se afastado do discurso de negação das alterações climáticas. Gigantes globais de energia como a Total, a Exxon, a Shell e a BP reconhecem abertamente que a mudança climática …

"Muita fraternidade”. Portugal enviou vacinas para Cabo Verde

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta segunda-feira que os indicadores da pandemia de covid-19 em Portugal permanecem "muito estáveis" e que a última grande abertura no plano de desconfinamento não teve …