Noruegueses anti-islamismo confundem assentos de autocarro com burkas

Os membros do grupo norueguês “Fedrelandet viktigst” – Pátria primeiro, em português – confundiram uma fotografia de um autocarro vazio com mulheres de burka e o ódio foi lançado na internet.

Nas redes sociais, a fotografia de um autocarro vazio cujos assentos tinham sido cobertos com capas negras deu que falar. Tudo porque um grupo de noruegueses assumidamente anti-imigrantes confundiu as capas negras com mulheres a usarem burka.

No facebook, local onde a fotografia foi partilhada, apressaram-se a criticar e a deixar comentários de ódio às “mulheres” de burka. Aproveitaram ainda o espaço para criticar a crescente “islamificação” da Noruega.

Membro atrás de membro iam falando sobre como aquele cenário era “assustador” e “trágico“. Outros criticaram como é que tal poderia estar a acontecer na Noruega – apesar de não ter acontecido – e mostraram ainda preocupação por os “passageiros” poderem carregar “armas e bombas” consigo.

“É muito assustador. Deviam ser banidos. Nunca se sabe quem está por baixo da burka, podem ser terroristas com armas”, “Alguém que os tire do nosso país. Vivemos um tempo terrível”, ou “Eu só imaginei isto no ano de 2050, mas, infelizmente, está a acontecer agora!”, foram alguns dos muitos comentários de ódio que se fizeram no facebook a mulheres de burka que, afinal, eram apenas assentos de autocarro cobertos.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Não compreendo qual o espanto. Afinal, e histeria de ultra-nacionalistas à parte, a verdade é que, mais do que preocupar o sentimento islamofóbico, o que não deixa de merecer atenção é o facto de trajando tais vestes as “senhoras” muçulmanas não se parecerem com nada!
    Debaixo das capas, estavam assentos de autocarro. Mas, também podiam estar de facto senhoras, senhores, terroristas suicidas, ou outra coisa qualquer. Não é possível sabermos…
    As ciências comportamentais ensinam, e essa é também uma regra de experiência comum, que quem se esconde/camufula, atrás de barbas, óculos escuros, e outros adereços tem algo a esconder. São factos e não opiniões.
    Se os assentos de um autocarro foram usados para provocar (e o intuito de uma tal composição não pode ter sido outro – a tese do acaso não pode colher) os ânimos dos nacionalistas islamofóbicos, não podem queixar-se por ter cumprido os seus objectivos.
    Podem argumentar que, cada qual vê o que quer. Podem argumentar que os pré-conceitos destes senhores os levam a ver muçulmanas de burka. É aceitável. Mas também o é a ideia que debaixo de uma burka e oculta por ela qualquer outra pessoa não pode saber o que lá está. E o que lá está pode ser uma faca, uma bomba, uma pistola/metralhadora, ou uma simples e inofensiva muçulmana.
    A questão é: apostavam a vossa vida nessa incerteza? Eu cá, sei que não!

RESPONDER

Argélia expulsa para o deserto 390 pessoas (incluindo grávidas e crianças)

A Argélia expulsou este domingo 391 pessoas em condições precárias, incluindo crianças e grávidas, para o deserto do Níger. A Organização Internacional para as Migrações, OIM, indicou que as pessoas expulsas, oriundas de países da África …

Descoberto em Israel um mosaico que retrata os "espiões bíblicos" de Moisés

A descoberta de uma série de mosaicos que datam de há 1600 anos, no interior de uma antiga sinagoga, em Israel, está a "revolucionar" tudo o que sabíamos sobre o Judaísmo dessa época, apresentando "novas …

Investigadores descobrem que Ross 128 B tem todas as condições para ter vida

O exoplaneta Ross 128 b tem características viáveis para abrigar vida. Uma equipa coordenada por investigadores do Observatório Nacional do Brasil analisou as características físico-químicas do sistema extrassolar Ross 128, e constatou que este sistema …

Naufrágio do século XVI encontrado na Florida (mas o tesouro pertence à França)

Um naufrágio do século XVI, sobrevivente de uma das primeiras viagens europeias à América, foi descoberto na costa da Florida. O achado guarda tesouros que valem milhões de dólares, mas um tribunal norte-americano determinou que a …

Quem é o maior inimigo dos EUA? A União Europeia, respondeu Trump

O Presidente norte-americano, Donald Trump, disse hoje, em declarações à CBS, que a União Europeia, a Rússia e a China são inimigos dos Estados Unidos. Numa entrevista à CBS News, quando questionado pelo jornalista Jeff Glor …

E os vencedores são... Modric, Kane e Mbappé

O médio Luka Modric conquistou hoje a Bola de Ouro, o prémio de melhor jogador do Mundial2018 de futebol, que decorreu na Rússia, apesar da derrota da Croácia na final perante a França (4-2). O jogador …

Os satélites gémeos GRACE-FO já disparam os seus lasers no espaço

Falar de lasers e espaço na mesma frase será suficiente para fazer imaginar loucas batalhas espaciais como as que vemos em filmes como o Star Wars, mas desta vez a utilização de lasers é para …

Prémio Nobel alternativo da Nova Academia vai ser decidido pelo público

Depois do cancelamento do prémio por parte da Academia Sueca, a Nova Academia, criada este ano em protesto, vai atribuir um prémio alternativo. As votações para o prémio ao Nobel (alternativo) da Literatura serão realizadas …

O fungo mortal que queria ser bactéria está a tornar-se um problema de saúde mundial

Um agente patogénico que resiste a quase todos os medicamentos desenvolvidos para o tratar está a espalhar-se rapidamente pelo mundo. Já foram detectadas infecções em 27 países e há já várias mortes registadas. O mais estranho …

França vs Croácia | "Les bleus" conquistam o Mundo

A França conquistou o seu segundo Campeonato do Mundo. Na final frente à Croácia, os gauleses foram felizes na primeira parte, somando dois golos, um na própria baliza por Mario Mandzukic, e outro de penálti, …