Noruegueses anti-islamismo confundem assentos de autocarro com burkas

Os membros do grupo norueguês “Fedrelandet viktigst” – Pátria primeiro, em português – confundiram uma fotografia de um autocarro vazio com mulheres de burka e o ódio foi lançado na internet.

Nas redes sociais, a fotografia de um autocarro vazio cujos assentos tinham sido cobertos com capas negras deu que falar. Tudo porque um grupo de noruegueses assumidamente anti-imigrantes confundiu as capas negras com mulheres a usarem burka.

No facebook, local onde a fotografia foi partilhada, apressaram-se a criticar e a deixar comentários de ódio às “mulheres” de burka. Aproveitaram ainda o espaço para criticar a crescente “islamificação” da Noruega.

Membro atrás de membro iam falando sobre como aquele cenário era “assustador” e “trágico“. Outros criticaram como é que tal poderia estar a acontecer na Noruega – apesar de não ter acontecido – e mostraram ainda preocupação por os “passageiros” poderem carregar “armas e bombas” consigo.

“É muito assustador. Deviam ser banidos. Nunca se sabe quem está por baixo da burka, podem ser terroristas com armas”, “Alguém que os tire do nosso país. Vivemos um tempo terrível”, ou “Eu só imaginei isto no ano de 2050, mas, infelizmente, está a acontecer agora!”, foram alguns dos muitos comentários de ódio que se fizeram no facebook a mulheres de burka que, afinal, eram apenas assentos de autocarro cobertos.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Não compreendo qual o espanto. Afinal, e histeria de ultra-nacionalistas à parte, a verdade é que, mais do que preocupar o sentimento islamofóbico, o que não deixa de merecer atenção é o facto de trajando tais vestes as “senhoras” muçulmanas não se parecerem com nada!
    Debaixo das capas, estavam assentos de autocarro. Mas, também podiam estar de facto senhoras, senhores, terroristas suicidas, ou outra coisa qualquer. Não é possível sabermos…
    As ciências comportamentais ensinam, e essa é também uma regra de experiência comum, que quem se esconde/camufula, atrás de barbas, óculos escuros, e outros adereços tem algo a esconder. São factos e não opiniões.
    Se os assentos de um autocarro foram usados para provocar (e o intuito de uma tal composição não pode ter sido outro – a tese do acaso não pode colher) os ânimos dos nacionalistas islamofóbicos, não podem queixar-se por ter cumprido os seus objectivos.
    Podem argumentar que, cada qual vê o que quer. Podem argumentar que os pré-conceitos destes senhores os levam a ver muçulmanas de burka. É aceitável. Mas também o é a ideia que debaixo de uma burka e oculta por ela qualquer outra pessoa não pode saber o que lá está. E o que lá está pode ser uma faca, uma bomba, uma pistola/metralhadora, ou uma simples e inofensiva muçulmana.
    A questão é: apostavam a vossa vida nessa incerteza? Eu cá, sei que não!

RESPONDER

Santa Casa vai doar receitas dos jogos do Natal às vítimas dos incêndios

A Santa Casa de Lisboa vai destinar as receitas dos jogos na semana anterior ao Natal a um fundo para apoiar as vítimas dos incêndios, numa verba estimada entre quatro a seis milhões de euros. Em …

Tempestade Ana causou um morto, 789 quedas de árvores e mil ocorrências

A Proteção Civil registou esta noite mais de 1.100 ocorrências relacionadas com a tempestade Ana, a maior parte (789) quedas de árvores, mas também inundações e quedas de estruturas. O mau tempo fez também uma …

Entrega do Nobel marcada por relato comovente de sobrevivente de Hiroshima

A cerimónia de entrega do Nobel da Paz, em Oslo, teve este ano o relato de Setsuko Thurlow, que sobreviveu à bomba nuclear lançada contra Hiroshima, e que define armas nucleares como "mal extremo". A ICAN, …

Setúbal vs FC Porto | Vendaval azul à beira Sado

FC Porto regressou aos triunfos na Liga NOS e logo em grande estilo. Na visita ao Vitória de Setúbal, os “dragões” golearam por 5-0, num jogo sem história e de sentido único, e no qual Vincent …

Marcelo espera apuramento dos factos no caso da gestão da “Raríssimas”

O Presidente da República congratulou-se hoje com o facto de o Ministério do Trabalho, Segurança Social e Solidariedade anunciar que vai avaliar a situação da associação Raríssimas e eventual gestão danosa ou outras irregularidades. "O Estado …

Presidentes do PSD duram 2,5 anos e têm 40% de hipóteses de ser primeiro-ministro

O PSD escolhe a 13 de janeiro o seu 18.º presidente, num partido que, em média, muda de líder a cada dois anos e meio e que já produziu sete primeiros-ministros e dois Presidentes da …

Portugal é pela primeira vez Melhor Destino Turístico do Mundo

Portugal foi este domingo pela primeira vez considerado Melhor Destino Turístico do Mundo. Tornou-se também o primeiro país europeu a conquistar a distinção, derrotando concorrentes como o Brasil, Grécia, Maldivas, EUA, Marrocos, Vietname ou Espanha. A …

Rebentamento de conduta de água abre "cratera" de 20 metros em São Pedro de Moel

O rebentamento de uma conduta de água da rede pública de São Pedro de Moel provocou esta manhã "uma cratera de vinte metros de extensão" numa zona residencial, obrigando ao corte da circulação, informou a …

Empresas alemãs sob suspeita de corrupção no caso do submarino argentino

As duas empresas alemãs que forneceram as baterias do submarino desaparecido ARA San Juan estão sob suspeita terem pagado subornos para conseguir o contrato e de ter oferecido peças de qualidade inferior, segundo informações da …

Tempestade obriga a cancelar voos Lisboa-Londres e fechar estradas no Reino Unido

O aeroporto de Birmingham, no centro da Inglaterra, cancelou os seus voos deste domingo devido à forte nevasca que cai em grande parte do Reino Unido, que fechou estradas e provocou uma grande alteração nos …