/

Noruega quer frota completa de aviões elétricos até 2040 (e o primeiro a voar em 2030)

Na Noruega, a adoção de carros elétricos é das maiores do mundo. Agora, o alvo deste país parece ser o transporte aéreo. E os objetivos são ambiciosos.

Face à crise climática que vivemos atualmente, o ministro dos Transportes e das Comunicações da Noruega afirmou que o setor dos transportes pode ter um importante papel da redução das emissões poluentes. O objetivo é, portanto, fazer da Noruega o primeiro país a adotar aviões elétricos nas suas frotas.

O objetivo é a redução das emissões poluentes, adotando aeronaves elétricas nos voos internos do país. Os primeiros aviões a funcionar a bateria poderão estar prontos a voar antes de 2030, adianta um relatório da Autoridade Civil da Noruega, apresentado esta semana.

O país já identificou 16 aeroportos no raio para voos de curta distância, e é nestes que poderá começar a revolução no transporte aéreo norueguês.

Até 2030, os primeiros voos domésticos regulares serão operados com aeronaves eletrificadas, e até 2040, toda a aviação doméstica civil na Noruega será elétrica. Segundo o Pplware, a emissão de gases de efeito estufa será reduzida em pelo menos 80% em comparação com 2020.

Para que estes objetivos sejam cumpridos, pesa o aceso abundante da Noruega à eletricidade renovável. Além disso, vários fabricantes estarão atualmente a desenvolver aviões até 19 lugares que funcionam apenas com baterias.

O avião da empresa israelita Eviation é um deles: tem a capacidade para transportar até 9 passageiros e vem equipado com uma bateria de 900 kWh. Esta aeronave permite ainda atingir uma velocidade máxima de 500 km/h e alcance de quase 1000 quilómetros.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.