/

Nokia vai enviar Internet 4G para a Lua até ao final do ano

2

Scientific Visualization Studio/ NASA

A Nokia anunciou o lançamento de uma rede móvel 4G na Lua até ao final deste ano, após ter sido selecionada pela NASA, em 2019.

A rede será armazenada no Nova-C, concebido pela Intuitive Machines, e será lançada através de um foguetão da SpaceX. Um rover alimentado por energia solar vai acompanhar o módulo de aterragem e será estabelecida uma ligação LTE entre os dois, informou a CNBC.

O sistema de comunicações 4G da Nokia irá aterrar na cratera de Shackleton da Lua. A empresa garantiu que a tecnologia pode resistir às duras condições do Espaço.

O plano é utilizar a rede dentro da missão Artemis 1, da NASA, que irá enviar os primeiros astronautas à superfície da Lua desde a missão Apollo 17, de 1972.

De acordo com Anshel Sag, o principal analista da Moor Insights & Strategy, 2023 é um “alvo otimista” para o lançamento do equipamento da Nokia.

“Se o hardware estiver pronto e validado como parece estar, há uma boa possibilidade de lançamento em 2023, desde que o seu parceiro de lançamento escolhido não tenha quaisquer contratempos ou atrasos”, disse à CNBC.

Numa publicação, a Nokia indicou que a sua rede lunar irá “fornecer capacidades de comunicação críticas para muitas aplicações de transmissão de dados diferentes, incluindo funções vitais de comando, controlo remoto de rovers lunares, navegação em tempo real e streaming de vídeo de alta definição”.

“Tornou-se evidente para nós que, para qualquer presença humana sustentada na Lua e em Marte no futuro, a conetividade e as comunicações são fundamentais. Os astronautas necessitarão das mesmas capacidades avançadas que temos na Terra no Espaço para apoiar as suas atividades e executar as suas aplicações, quer isso permita capacidades de comunicação de voz e vídeo, telemetria e troca de dados biométricos, aplicações de deteção, ou controlo da robótica”, referiu a empresa.

A CNBC revelou que é intenção da Nokia procurar gelo na Lua com a sua tecnologia.

ZAP //

2 Comments

  1. A única questão que se coloca é porque ilustram a notícia com uma das principais Luas de Saturno? Insólito, uma vez que a notícia se refere à nossa Lua.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.