Nokia vai criar para a NASA a primeira rede móvel operacional na Lua

O grupo finlandês Nokia vai fabricar para a NASA aquela que será a primeira rede móvel móvel na Lua, como parte de um projeto de base humana permanente da agência espacial norte-americana, foi esta segunda-feira anunciado.

A rede 3G “ultracompacta, com eficiência energética e resistente a condições no espaço”, que será “a primeira rede de telecomuicações na Lua”, deverá ser implementada na superfície da Lua até final de 2022″ num módulo alunado sobre a qual está a trabalhar a empresa norte-americana Intuitive Machines, referiu a Nokia, num comunicado.

A Nasa confirmou à AFP que se trata da primeira rede de telecomunicações na Lua, onde os últimos passos do Homem remontam a 1972.

A rede, que deve ser autoconfigurável durante o seu desenvolvimento na Lua, deve, nomeadamente, permitir assegurar a ligação sem fios de “todas as atividades que os astronautas tenham de realizar, permitindo a troca de comunicações por voz e vídeo, telemetria e a troca de dados biométricos ou a implantação e operação de robôs”.

A subsidiária norte-americana da Nokia venceu o contrato, de 14,1 milhões de dólares (cerca de 12 milhões de euros, à taxa de câmbio atual), como parte de uma série de contratos de ponta divulgados pela NASA na sexta-feira.

“O sistema permitirá assegurar as comunicações na superfície da Lua em grandes distâncias, numa maior velocidade e de forma mais confiável que os padrões atuais”, referiu, por sua vez, a agência espacial, em comunicado.

Dois astronautas norte-americanos, incluindo uma mulher, estão programados para estarem na Lua em 2024 na missão Artémis 3. a NASA pretende estabelecer uma base permanente no satélite, naquilo que é visto como um prelúdio à possível missão a Marte.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Parque de esculturas subaquático vai ser inaugurado em Miami

Miami vai servir de casa para um novo parque de esculturas subaquático como nunca viu. O ReefLine é projetado para servir como um recife artificial e vai estar disponível a receber visitantes em dezembro de …

Da "política do filho único" a incentivos à natalidade: como a China tem mudado a sua estratégia populacional

A China está a planear incluir novas medidas para estimular a taxa de natalidade do país e lidar com o rápido envelhecimento da população. A estratégia passa pelo “plano de cinco anos” que deverá estar …

Vacinação será “grande prioridade” de presidência portuguesa da UE

O primeiro-ministro português, António Costa, referiu hoje que a vacinação contra a covid-19 deverá ser uma das “grandes prioridades” da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE), após um encontro com o presidente do …

No Cambodja, os aldeões usam "espantalhos mágicos" para afastar a covid-19

Os aldeões do Cambodja têm evitado a pandemia de covid-19 sem máscaras nem distanciamento social, mas sim com "espantalhos mágicos" que espantam o vírus mortal. Os dois espantalhos de Ek Chan, um aldeão de 64 anos, …

O Arecibo desabou. É o fim de uma era à procura de vida extraterrestre

O Observatório de Arecibo, em Porto Rico, morreu. Três semanas depois de um dos principais cabos de sustentação da sua cúpula ter desabado, danificado irremediavelmente o radiotelescópio, o icónico caçador de vida extraterrestre antecipou-se à …

O maior elevador panorâmico do mundo tem vista para os cenários de Avatar

Com o recente lançamento de fotografias subaquáticas dos bastidores do Avatar 2 e a notícia de que Avatar 3 está quase a terminar as filmagens, não há melhor momento para revisitar o parque nacional que …

Pandemia tirou comida da mesa, mas deu asas a startup que transforma plástico do mar em máscaras

A startup portuguesa Skizo transformou a pandemia numa oportunidade de crescimento. Quando faltava comida nalgumas mesas, a empresa de produção de sapatilhas e bolsas passou a fazer máscaras a partir de plástico retirado dos oceanos …

Na Irlanda, o Pai Natal é considerado um "trabalhador essencial"

A Irlanda fez esta semana um anúncio especialmente dedicado às crianças, afirmando que o Pai Natal é considerado um trabalhador essencial no país e, por isso, não terá as suas deslocações restringidas no período natalício. …

Mais 2400 novos casos. Portugal ultrapassa os 300 mil desde o início da pandemia

Portugal ultrapassou hoje a barreira dos 300 mil casos de covid-19 desde o início da pandemia no país, em março, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Portugal registou mais 2.401 novos casos, tendo passado a contabilizar …

Medidas para o Natal conhecidas no sábado. Passagem de ano com todas as restrições

O primeiro-ministro, António Costa, adiantou hoje que no sábado anunciará as medidas para o Natal “com as melhores condições possíveis”, mas avisou desde já que “a passagem do ano vai ter todas as restrições”. “O Governo …