Nokia vai criar para a NASA a primeira rede móvel operacional na Lua

O grupo finlandês Nokia vai fabricar para a NASA aquela que será a primeira rede móvel móvel na Lua, como parte de um projeto de base humana permanente da agência espacial norte-americana, foi esta segunda-feira anunciado.

A rede 3G “ultracompacta, com eficiência energética e resistente a condições no espaço”, que será “a primeira rede de telecomuicações na Lua”, deverá ser implementada na superfície da Lua até final de 2022″ num módulo alunado sobre a qual está a trabalhar a empresa norte-americana Intuitive Machines, referiu a Nokia, num comunicado.

A Nasa confirmou à AFP que se trata da primeira rede de telecomunicações na Lua, onde os últimos passos do Homem remontam a 1972.

A rede, que deve ser autoconfigurável durante o seu desenvolvimento na Lua, deve, nomeadamente, permitir assegurar a ligação sem fios de “todas as atividades que os astronautas tenham de realizar, permitindo a troca de comunicações por voz e vídeo, telemetria e a troca de dados biométricos ou a implantação e operação de robôs”.

A subsidiária norte-americana da Nokia venceu o contrato, de 14,1 milhões de dólares (cerca de 12 milhões de euros, à taxa de câmbio atual), como parte de uma série de contratos de ponta divulgados pela NASA na sexta-feira.

“O sistema permitirá assegurar as comunicações na superfície da Lua em grandes distâncias, numa maior velocidade e de forma mais confiável que os padrões atuais”, referiu, por sua vez, a agência espacial, em comunicado.

Dois astronautas norte-americanos, incluindo uma mulher, estão programados para estarem na Lua em 2024 na missão Artémis 3. a NASA pretende estabelecer uma base permanente no satélite, naquilo que é visto como um prelúdio à possível missão a Marte.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Vacinados escapam às restrições da "lista âmbar" britânica

Pessoas vacinadas contra a covid-19 que viagem a partir dos Estados Unidos (EUA) ou da União Europeia (UE) podem evitar a quarentena caso venham de um país da "lista âmbar" britânica, onde está Portugal. Segundo o …

Equador retira nacionalidade ao fundador da Wikileaks, Julian Assange

O governo equatoriano revogou a decisão de 2018 devido a incongruências burocráticas. O advogado de Assange já disse que vai recorrer e que a decisão foi tomada sem o fundador da Wikileaks ser ouvido. O Equador …

Os primeiros resultados dos Censos: Portugal perdeu população pela primeira vez desde 1970

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou, esta quarta-feira, os primeiros resultados dos Censos 2021, cujas respostas por via digital ultrapassaram os 99%. Portugal tem hoje 10.347.892 residentes, menos 214.286 do que em 2011, segundos os …

Portugueses esperam quase até aos 40 para comprar casa

Um barómetro que avalia a preferência dos consumidores na hora de comprar um imóvel indica que a maioria dos portugueses só liquida o crédito à habitação após a reforma. O indicador destaca ainda que os portugueses …

Moedas fecha lista para a Câmara de Lisboa

O candidato à Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, já fechou a equipa que o vai acompanhar nas próximas autárquicas. O anúncio de que a lista de Carlos Moedas para a Câmara de Lisboa está fechada será …

Abaixo-assinado apelida Bolsonaro de genocida após 550.000 mortes no Brasil

Dezenas de personalidades e organizações da sociedade civil portuguesa subscreveram um abaixo-assinado de solidariedade internacional para com o Brasil, no qual apelidam o Presidente, Jair Bolsonaro, de "genocida" após mais de 550.000 mortes devido à …

Jovens com 18 ou mais anos já podem agendar a vacina contra a covid-19

O autoagendamento da vacina contra a covid-19 para pessoas com 18 ou mais anos ficou disponível, esta quarta-feira, no portal da Direção-Geral da Saúde (DGS). "O auto-agendamento para os utentes com idade igual ou superior a …

Juiz Carlos Alexandre aceita proposta de pagamento de caução de Joe Berardo

O juiz Carlos Alexandre aceitou, esta quarta-feira, a proposta e a forma de pagamento da caução de cinco milhões de euros apresentada pelo empresário madeirense no processo da Caixa Geral de Depósitos. A decisão favorável do …

Mais 13 mortes e 3452 casos de covid-19 nas últimas 24 horas

Portugal registou, esta quarta-feira, mais 13 mortes e 3452 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 3452 novos …

MPT junta-se a PDR e pedem que Nós, Cidadãos! seja banido das autárquicas pelo TC

O MPT juntou-se ao PDR e ambos pedem que o Nós, Cidadãos! seja impedido de "apresentar candidaturas" às eleições autárquicas de setembro. Em junho, o PDR deu entrada com um pedido no Tribunal Constitucional (TC) para …