/

Nobel da Física para o “pai da IA” e fundamentos da aprendizagem automática

Christine Olsson / EPA

Anúncio do Prémio Nobel da Física 2024

Hopfield e Hinton criaram os fundamentos que permitem a aprendizagem automática através de redes neurais artificiais”. Um deles é o “pai da IA”.

O Prémio Nobel da Física 2024 foi atribuído a John J. Hopfield e Geoffrey E. Hinton por “descobertas e invenções fundamentais que permitem a aprendizagem automática através de redes neurais artificiais”, anunciou a Real Academia Sueca de Ciências.

Segundo o Comité do Prémio Nobel, que atribui os galardões, os dois premiados “utilizaram ferramentas da física para desenvolver métodos que estão na base do poderoso ‘machine-learning’ atual”.

“O trabalho dos laureados já foi de grande valia. Na física, utilizamos as redes neuronais artificiais em várias áreas, como no desenvolvimento de novos materiais com propriedades específicas”, explicou Ellen Moons, presidente do Comité Nobel da Física.

Moons acrescentou que essas redes “passaram a fazer parte do nosso quotidiano, por exemplo, no reconhecimento facial e na tradução de línguas”.

John J. Hopfield tem 91 anos, Geoffrey E. Hinton – o “pai da inteligência artifical” – tem 77 anos.

Hinton é conhecido precisamente pelo seu trabalho inovador em redes neurais artificiais, incluindo o desenvolvimento de algoritmos de retropropagação, máquinas de Boltzmann e representações distribuídas. O seu trabalho revolucionou o reconhecimento da fala e a classificação de objetos, por exemplo.

Este é o segundo dos Nobel a ser anunciado, depois do da Medicina, seguindo-se nos próximos dias os galardões relativos à Química, Literatura e Paz.

O prémio Nobel da Medicina foi atribuído esta segunda-feira a Victor Ambros e a Gary Ruvkun pela sua descoberta do microARN.

Os prémios Nobel, criados em 1895 pelo químico, engenheiro e industrial sueco Alfred Nobel (inventor da dinamite), foram atribuídos pela primeira vez em 1901.

O equiparado Prémio das Ciências Económicas ou Economia, criado em homenagem a Alfred Nobel e atribuído desde 1969, é anunciado na segunda-feira.

ZAP // Lusa

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.