Nobel da Química para os inventores da “máquina mais pequena do mundo”

(dr) Swiss Federal Laboratories for Materials Science and Technology

O "nanocarro", um veículo microscópico construído a partir de uma única molécula

Uma molécula de quatro rodas a mover-se numa superfície de metal: o “nanocarro”, um veículo microscópico construído a partir de uma única molécula

O prémio Nobel da Química 2016 foi hoje atribuído a Jean-Pierre Sauvage, J. Fraser Stoddart and Bernard L. Feringa por estudos sobre o projeto e síntese de máquinas moleculares, que no futuro poderão ser usadas na medicina.

A Academia Real de Ciências da Suécia anunciou esta quarta-feira que o prémio Nobel da Química deste ano vai para um trio de cientistas que desenvolveu estudos sobre o projecto e síntese de máquinas moleculares – chamadas “as menores máquinas do mundo“.

Os agraciados são o investigador francês Jean-Pierre Sauvage, o escocês sir J. Fraser Stoddart e o holandês Bernard L. Feringa, que “desenvolveram moléculas com movimentos controláveis capazes de realizar tarefas quando recebem energia”, informou o comité do Nobel.

“As máquinas moleculares deverão ser empregadas no desenvolvimento de novos materiais, sensores e sistemas de armazenamento de energia”, afirmou a Academia Real de Ciências, em comunicado citado pela Deutsche Welle.

“Estes mecanismos são mil vezes mais finos do que um fio de cabelo“, detalha o comunicado.

As descobertas ainda estão em período inicial de pesquisa e poderão, por exemplo, ser úteis na medicina. Uma das aplicações seria eventualmente o transporte de medicamento por nanorobôs.

Um nano-elevador molecular, músculos artificiais e um minúsculo motor microscópico são algumas das aplicações práticas das máquinas moleculares que os três investigadores conceberam.

Os vencedores do prémio recebem 8 milhões de coroas suecas – cerca de 834.000 euros.

A temporada dos prémios Nobel 2016 começou na segunda-feira desta semana com o anúncio do Prémio Nobel da Medicina, atribuído ao japonês Yoshinori Ohsumi pela descoberta do mecanismo de autofagia celular.

O Nobel da Física foi atribuído na terça-feira a David J. Thouless, F. Duncan M. Haldane e J. Michael Kosterlitz pelas descobertas teóricas das transições da fase topológica e às fases topológicas da matéria.

Na sexta-feira será anunciado o Prémio Nobel da Paz, enquanto os da Economia (dia 10) e da Literatura (dia 13) serão atribuídos na próxima semana.

Os prémios Nobel, criados em 1895 pelo químico, engenheiro e industrial sueco Alfred Nobel, o inventor da dinamite, foram atribuídos pela primeira vez em 1901.

ZAP / Lusa / DW

PARTILHAR

RESPONDER

Bebé com menos de um ano morre de Covid-19 nos EUA

Um bebé com menos de um ano morreu, nos Estados Unidos da América (EUA), vítima de Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus, anunciaram as autoridades do Estado de Illinois. A doença já provocou mais de …

Até as bactérias precisam de espaço. Células esmagadas desligam a fotossíntese

Quando as bactérias ficam esmagadas, podem entrar num modo de defesa e desligar a fotossíntese, concluiu uma investigação recente, levada a cabo por cientistas da University of Colorado Boulder, nos Estados Unidos. A equipa da universidade …

Siza Vieira admite aulas por canais "estilo youtube" ou TV por cabo

O Governo está a estudar soluções que garantam que todos os alunos têm acesso aos conteúdos educativos no terceiro período, adiantou o ministro da Economia. O Governo está a estudar soluções que garantam que todos os …

Retificação ao diploma do lay-off simplificado trava despedimentos

Uma retificação ao diploma inicial do ‘lay-off’ simplificado, hoje publicada, vem acautelar que nenhum trabalhador de empresas que recorra a este apoio pode ser alvo de despedimento coletivo ou extinção de posto de trabalho. O decreto-lei …

Rocha desafia teoria da escassez de oxigénio na Terra primitiva

Uma rocha sedimentar única rica em carbono, depositada há dois mil milhões de anos, deu aos cientistas novas pistas sobre as concentrações de oxigénio na superfície da Terra nessa época. De acordo com a agência Europa Press, …

As bactérias formam comunidades na nossa língua (e uma imagem revela como)

Cientistas norte-americanos descobriram que as bactérias que vivem na nossa língua têm uma organização complexa e altamente estruturada. Os micro-organismos estão em toda a parte - até no interior da nossa boca. Um novo estudo revela …

Como sobreviver ao isolamento? Astronautas explicam

Em todo o mundo, cidades e até países inteiros estão em quarentena como forma de travar a propagação do novo coronavírus, Covid-19. Alguns astronautas deixaram conselhos sobre como sobreviver ao isolamento. Para alguns, o auto isolamento …

"Indiana Jones do mundo da arte" recupera manuscrito do poeta persa Hafez

Uma das primeiras cópias do reverenciado Divan do autor do século XIV Hafez, iluminado com ouro, será leiloado no início de abril. O famoso poeta persa do século XIV, Hafez, escreveu uma coleção de versos místicos …

O palco onde os Beatles atuaram pela primeira vez está à venda

O palco de madeira onde os Beatles atuaram pela primeira vez está à venda. Agora, alguém poderá replicar o primeiro concerto da famosa banda. A 10 de abril, em comemoração dos 50 anos da separação da …

Células estaminais podem ajudar a proteger os astronautas da radiação espacial

Assim que os astronautas deixam a proteção do campo magnético da Terra, ficam automaticamente expostos a níveis elevados de radiação cósmica. A Agência Espacial Europeia (ESA) está cada vez mais focada em investigações para reduzir …