/

Nobel da Química para os inventores da “máquina mais pequena do mundo”

(dr) Swiss Federal Laboratories for Materials Science and Technology

O "nanocarro", um veículo microscópico construído a partir de uma única molécula

Uma molécula de quatro rodas a mover-se numa superfície de metal: o “nanocarro”, um veículo microscópico construído a partir de uma única molécula

O prémio Nobel da Química 2016 foi hoje atribuído a Jean-Pierre Sauvage, J. Fraser Stoddart and Bernard L. Feringa por estudos sobre o projeto e síntese de máquinas moleculares, que no futuro poderão ser usadas na medicina.

A Academia Real de Ciências da Suécia anunciou esta quarta-feira que o prémio Nobel da Química deste ano vai para um trio de cientistas que desenvolveu estudos sobre o projecto e síntese de máquinas moleculares – chamadas “as menores máquinas do mundo“.

Os agraciados são o investigador francês Jean-Pierre Sauvage, o escocês sir J. Fraser Stoddart e o holandês Bernard L. Feringa, que “desenvolveram moléculas com movimentos controláveis capazes de realizar tarefas quando recebem energia”, informou o comité do Nobel.

“As máquinas moleculares deverão ser empregadas no desenvolvimento de novos materiais, sensores e sistemas de armazenamento de energia”, afirmou a Academia Real de Ciências, em comunicado citado pela Deutsche Welle.

“Estes mecanismos são mil vezes mais finos do que um fio de cabelo“, detalha o comunicado.

As descobertas ainda estão em período inicial de pesquisa e poderão, por exemplo, ser úteis na medicina. Uma das aplicações seria eventualmente o transporte de medicamento por nanorobôs.

Um nano-elevador molecular, músculos artificiais e um minúsculo motor microscópico são algumas das aplicações práticas das máquinas moleculares que os três investigadores conceberam.

Os vencedores do prémio recebem 8 milhões de coroas suecas – cerca de 834.000 euros.

A temporada dos prémios Nobel 2016 começou na segunda-feira desta semana com o anúncio do Prémio Nobel da Medicina, atribuído ao japonês Yoshinori Ohsumi pela descoberta do mecanismo de autofagia celular.

O Nobel da Física foi atribuído na terça-feira a David J. Thouless, F. Duncan M. Haldane e J. Michael Kosterlitz pelas descobertas teóricas das transições da fase topológica e às fases topológicas da matéria.

Na sexta-feira será anunciado o Prémio Nobel da Paz, enquanto os da Economia (dia 10) e da Literatura (dia 13) serão atribuídos na próxima semana.

Os prémios Nobel, criados em 1895 pelo químico, engenheiro e industrial sueco Alfred Nobel, o inventor da dinamite, foram atribuídos pela primeira vez em 1901.

ZAP / Lusa / DW

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.