Nobel da Paz distingue Malala Yousafzay e o indiano Kailash Satyarthi

NobelPrize / Twitter

Kailash Satyarthi e Malala Yousafzay, galardoados com o Nobel da Paz 2014

Kailash Satyarthi e Malala Yousafzay, galardoados com o Nobel da Paz 2014

A paquistanesa Malala Yousafzai e o indiano Kailash Satyarthi venceram o prémio Nobel da Paz, anunciou esta sexta-feira a Academia Sueca.

O galardão foi entregue aos ativistas “pela sua luta contra a repressão das crianças e jovens e pelo direito de todas as crianças à educação”.

A ativista paquistanesa, de 17 anos, é a mais jovem a receber o galardão e tornou-se num símbolo reconhecido internacionalmente de resistência aos esforços dos talibãs em negar educação e outros direitos às mulheres.

Já o indiano Kailash Satyarthi, de 60 anos, mostrou “grande coragem pessoal” ao liderar “protestos contra a grave exploração do trabalho infantil com interesses económicos”.

Malala Yousafzai é, oficialmente, a primeira cidadã nascida no Paquistão a receber um Nobel. Abdus Salam, em 1979, e Subramanyan Chandrasekhar, em 1983, receberam prémios Nobel da Física, mas foram galardoados quando o território ainda era denominado Índia nos registos da Academia Sueca.

A jovem ficou conhecida internacionalmente quando em outubro de 2012 foi atingida com três tiros por querer ir à escola. Depois de uma recuperação difícil, Malala envolveu-se ativamente na luta pelo direito das mulheres à educação.

Veja o discurso de Malala nas Nações Unidas, a 12 de julho de 2013:

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Com novo Orçamento pendurado, Portugal pode ficar meio ano em duodécimos

António Costa diz que não se demite, nem com o chumbo do Orçamento, e admitiu governar o país em duodécimos até junho. Face a um eventual chumbo do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), avizinha-se um …

O óvulo humano é 10 milhões de vezes maior que o espermatozoide. Agora, já sabemos porquê

A evolução levou a que a maioria das espécies deixassem de ser isogâmicas — com gametas semelhantes entre os dois sexos — e passassem a ser heterogâmicas, o que ajuda a explicar a diferença nos …

Jair Bolsonaro, Presidente do Brasil

Senadores aprovam relatório e pedem o indiciamento de Bolsonaro

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que investigou no Senado brasileiro a gestão da covid-19, aprovou o relatório final, esta terça-feira, e pediu 80 indiciamentos por crimes durante a pandemia, entre eles do Presidente. Por sete …

PM sudanês deposto levado para casa após ter sido detido em "golpe de Estado"

Países pertencentes ao Conselho de Segurança da ONU não conseguem chegar a um consenso relativamente à condenação do golpe, já que alguns, como a Rússia, não o reconhecem. O primeiro-ministro sudanês deposto, Abdallah Hamdok, foi levado …

Marcelo defende que "a força das democracias está nos moderados" e pede convergências

Chefe de Estado quer evitar cenários como os vividos no final da I Guerra Mundial e após a Gripe Espanhola, onde, entende, se quis viver em pouco tempo e de forma eufórica o que se …

Um tubo de lava incandescente de um vulcão submarino

A maior erupção subaquática já registada deu à luz um enorme vulcão

Em 2018, a maior erupção subaquática alguma vez registada deu à luz um "bebé" gigante: um enorme vulcão do tamanho de um arranha-céus. Os cientistas descobriram um vulcão de 820 metros de altura no Oceano Índico …

Encontrados sinais do primeiro planeta fora da Via Láctea

Uma equipa de astrónomos acredita ter encontrado provas da existência de um planeta em Messier 51, o primeiro fora da Via Láctea. O telescópio Chandra X-Ray, da NASA, descobriu indícios do novo planeta na galáxia Messier …

Delphi é uma Inteligência Artificial que dá conselhos éticos — mas mostrou ser racista

Delphi é uma Inteligência Artificial que responde a utilizadores, ajudando a resolver dilemas éticos. No entanto, em algumas respostas mostrou ser racista e machista. A vida é um jogo de decisões, em que nem sempre sabemos …

Entre "bomba atómica" e "cozinhado" de última hora, Marcelo recebeu Rangel (para irritação de Rio)

O Presidente da República recebeu Paulo Rangel numa altura em que tenta ainda "cozinhar" um entendimento de última hora para aprovação do Orçamento de Estado para 2022, de modo a evitar a "bomba atómica" da …

Sarabia (2E) do Sporting disputa a bola com Ricielli (2D) do Famalicão durante jogo da Taça da Liga

Sporting 2-1 Famalicão | Leões roubaram a bola e não deram hipóteses

O Sporting venceu o Famalicão 2-1, em jogo do grupo B da Taça da Liga, no qual, apesar da diferença mínima, não deu hipóteses ao adversário e controlou-o desde o primeiro ao último minuto. Finalmente Rúben …