Nobel da Paz chinês libertado depois de diagnóstico de cancro terminal

Lusa

Liu Xiaobo, Nobel da Paz em 2010, foi libertado após diagnóstico de cancro em fase terminal

Liu Xiaobo, Nobel da Paz em 2010, foi libertado após diagnóstico de cancro em fase terminal

Liu Xiaobo venceu o Nobel da Paz em 2010, mas desde 2009 que estava detido. Agora, depois de lhe ter sido diagnosticado um cancro em fase terminal, foi colocado em prisão domiciliária.

O Nobel da Paz de 2010 é um ativista dos direitos humanos e dissidente do regime chinês. Por essas mesmas razões, Liu Xiaobo estava detido desde 2009 e só agora foi colocado em prisão condicional, por ter sido diagnosticado com cancro do fígado em fase terminal.

Liu está a ser tratado num hospital na cidade de Shenyang, perto do local onde se encontrava detido. O estado de saúde do Nobel foi confirmado pelo advogado, Mo Shaoping, ao jornal The Guardian.

O ativista venceu o prémio devido à sua “não violenta” luta pelos direitos humanos fundamentais na China. Na altura da entrega do Prémio, o comité Nobel decidiu que “através do severo castigo que lhe foi aplicado, Liu tornou-se o maior símbolo da sua luta pelos direitos humanos na China.”

Na cerimónia desse ano, a sua ausência foi registada com uma cadeira vazia.

O ativista cumpre uma pena de 11 anos por incitar à desobediência ao poder do Estado. Depois de ter escrito um manifesto pró-democracia – Carta 08 – no qual pede o fim do sistema do partido único e melhoramentos nos direitos humanos chineses, Liu foi detido e julgado.

A sua mulher, Liu Xia, está detida – em prisão domiciliária – desde que o seu marido ganhou o Prémio, apesar de nunca ter sido formalmente acusada.

// ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Se fores defender Direitos Humanos para a China não cases ou então divorcia-te se gostares do teu cônjuge. Enfim… É o que é mas podia ser pior.

RESPONDER

Venda de vinhos alentejanos para a Suécia disparou (e foi graças à pandemia)

Nunca se tinham vendido tantos vinhos alentejanos para a Suécia como durante o período de confinamento em Portugal. A estratégia menos restritiva dos suecos contra a covid-19 ajuda a explicar esse cenário, verificando-se a mesma …

Spray nasal investigado na Austrália pode travar covid-19 (e tem uma taxa de eficácia de 96%)

É simples: com apenas uma ou duas aplicações por semana, o novo spray pode evitar que as pessoas infetadas com o novo coronavírus contagiem as outras à sua volta. Muito se tem falado sobre uma potencial …

Brad Parscale, ex-diretor de campanha de Trump, hospitalizado após tentativa de suicídio

O antigo diretor digital de campanha de Donald Trump, Brad Parscale, foi hospitalizado depois de a mulher ter alertado para tentativa de suicídio. Brad Parscale, ex-diretor digital de campanha do atual Presidente dos Estados Unidos, Donald …

Variante de SARS-CoV-2 oriunda de Itália marcou início da pandemia. Circulou durante dias sem controlo

O arranque da epidemia em Portugal foi marcado pela “disseminação massiva” de uma variante do SARS-CoV-2 com uma mutação específica, que começou a circular nas regiões Norte e Centro mais de uma semana antes do …

Existem 51 surtos ativos de covid-19 em lares e 12 em escolas

Existem atualmente em Portugal 51 surtos ativos de covid-19 em lares e 12 em escolas, revelou esta segunda-feira, em conferência de imprensa, a diretora-geral da Direção-Geral da Saúde, Graça Freitas. Sem identificar especificamente os lares …

Catalunha. Supremo Tribunal espanhol confirma inabilitação de Quim Torra

O Supremo Tribunal espanhol confirmou esta segunda-feira a inabilitação por um ano e meio do presidente do governo regional da Catalunha, Quim Torra, por desobediência à junta eleitoral central. O acórdão, aprovado por unanimidade, obriga Torra …

Já há mais 6.829 mortes do que em 2019, mas covid-19 só fez 2 mil. Óbitos em casa subiram 18%

Desde o início da pandemia, há registo de um aumento de 18% de óbitos que ocorrem em casa e as mortes em investigação subiram 24%. Nos hospitais há uma subida de 5,6% na taxa de …

PCP diz que pandemia é usada como pretexto para intensificar exploração dos trabalhadores

O secretário-geral do PCP consideraque a pandemia de covid-19 está a ser utilizada como pretexto para se tentar fazer regredir décadas em conquistas de direitos, através do que apelidou de "teorias do 'novo normal'". Jerónimo de …

Morreu o bailarino e coreógrafo Jorge Salavisa

O bailarino e coreógrafo Jorge Salavisa, que dirigiu o Ballet Gulbenkian e a Companhia Nacional de Bailado (CNB), morreu esta segunda-feira, aos 81 anos, confirmou à agência Lusa fonte oficial da CNB. A notícia da morte …

Suíça chumbou restrições à entrada de estrangeiros proposta por nacionalistas

Os suíços votaram em referendo, este domingo, contra a imposição de restrições à imigração para cidadãos da União Europeia. Os eleitores rejeitaram por 61,7% a iniciativa popular lançada pela direita populista do SVP, maior partido do …