Nobel da Física distingue cientistas que descobriram que os neutrinos têm massa

NobelPrize / Twitter

Takaaki Kajita e Arthur B. McDonald, galardoados com o Nobel da Física 2015 pelo seu trabalho com neutrinos

Takaaki Kajita e Arthur B. McDonald, galardoados com o Nobel da Física 2015 pelo seu trabalho com neutrinos

O prémio Nobel da Física foi atribuído esta terça-feira ao japonês Takaaki Kajita e ao canadiano Arthur B. McDonald pelos seus trabalhos sobre os neutrinos, partículas elementares.

O júri sueco premiou os dois investigadores “pela descoberta das oscilações dos neutrinos, que demonstram que os neutrinos têm massa“, permitindo compreender o funcionamento interno da matéria e, dessa forma, conhecer melhor o universo.

Os neutrinos – cujo nome vem do italiano que significa “pequeno neutro” – são “as partículas mais ubíquas no Universo, e também as mais misteriosas“. Trata-se de partículas elementares isentas de carga elétrica e emitidos por estrelas e pela atmosfera – a Terra está constantemente a ser bombardeada por neutrinos -, mas são impercetíveis, capazes de atravessar obstáculos físicos.

As descobertas de Takaaki Kajita e de Arthur B. McDonald vieram comprovar que, ao contrário do que se pensava, os neutrinos têm massa.

“O puzzle dos neutrinos com o qual os físicos se debatiam há décadas foi resolvido”, descreve o Comité do Nobel no comunicado em que apresenta os galardoados, explicando que os trabalhos de ambos foram responsáveis por esta “descoberta histórica” e referindo que se espera agora que esta descoberta contribua para mudar o nosso entendimento atual da história, estrutura e destino futuro do universo.

Aos jornalistas, Arthur B. McDonald afirmou que “houve um momento Eureka quando fomos capazes de perceber que os neutrinos pareciam mudar de um tipo para o outro quando se deslocavam do Sol para a Terra”.

Takaaki Kajita, de 56 anos, é diretor do Instituto de Investigação de Raios Cósmicos da Universidade de Tóquio, no Japão, e Arthur B. McDonald, de 72 anos – o 17º canadiano a receber um Nobel -, é professor emérito na Queen’s University, no Canadá.

Em mais de um século de galardões, apenas duas mulheres receberam o Nobel da Física: Marie Curie, em 1903, e Maria Goeppert Mayer, em 1963.

O vencedor do Prémio Nobel de Literatura será anunciado pela Academia esta quinta-feira, em Estocolmo. O Nobel da Paz será divulgado na sexta-feira, e o de economia no dia 12.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Jerónimo incendiou a esquerda, Ferreira apagou o fogo e CDU e BE preparam-se para contar na capital

Jerónimo de Sousa lançou o caos ao afastar coligações pós-eleitorais, mas João Ferreira veio esclarecer as declarações do líder comunista no arranque da campanha eleitoral. À semelhança da CDU, também o Bloco de Esquerda está …

Costa responde aos que se "irritam" com o PRR: "Não é um plano do PS"

António Costa disse que há "quem se irrite muito" quando fala no PRR, mas que não há razões para isso. A bazuca é um "plano do país", garantiu esta terça-feira. António Costa defendeu, esta terça-feira ao …

Ensaio clínico em larga escala para deteção precoce de cancro prestes a arrancar no Reino Unido

  O serviço nacional de saúde britânico lançou o maior ensaio clínico do mundo de um teste de sangue que visa detetar mais de 50 tipos de cancro antes que os sintomas apareçam. O serviço de saúde …

Físicos descobrem que os buracos negros exercem pressão sobre o meio ambiente

Na primeira descoberta científica do género, físicos da Universidade de Sussex descobriram que os buracos negros exercem uma pressão sobre o meio ambiente. Em 1974, Stephen Hawking fez a descoberta de que os buracos negros emitem …

Identificada uma "fórmula mágica" para o sucesso criativo

Uma equipa de investigadores identificou uma "fórmula mágica" para o sucesso criativo. Os autores basearam-se no trabalho de milhares de artistas. O pintor norte-americano Jackson Pollock é uma referência no movimento do expressionismo abstrato, tornando-se conhecido …

Um dinossauro gigante com o dobro do comprimento dos tiranossauros dominou a cadeia alimentar

A nova espécie foi descoberta no Uzbequistão e tinha dentes semelhantes aos de um tubarão. Pesava cinco vezes mais do que o principal predador conhecido até agora, o tiranossauro. Há cerca de 90 milhões de anos, …

A teimosia de Simeone e a "cabeça dura" de Conceição vão defrontar-se já amanhã

O FC Porto e o Atlético de Madrid vão arrancar a campanha na Champions já amanhã, e os velhos amigos Sérgio Conceição e Diego Simeone deixaram recados um ao outro nas conferências de imprensa. É já …

Parlamento Europeu apela ao reconhecimento das uniões homossexuais em toda a União

Os eurodeputados querem que os casais homossexuais e as suas famílias sejam tratadas de forma igual em todos os estados-membros. Os eurodeputados exigiram esta quarta-feira que os casais homossexuais beneficiem dos mesmos direitos dos restantes em …

Dínamo Kiev 0-0 Benfica | Tanta posse para acabar a rezar a São VAR

As “águias” dominaram as operações durante grande parte deste primeiro encontro de Liga dos Campeões “a sério” em 2021/22, mas não materializaram essa superioridade e no fim viram Vlachodimos, os postes e o VAR a …

Reino Unido avança com terceira dose para maiores de 50 anos. Máscara pode regressar

Boris Johnson anunciou hoje o plano de protecção do Reino Unido para o Outono e Inverno, que inclui medidas que vão entrar já em vigor e que prevê o regresso da máscara e a exigência …