Níveis de ferro no sangue são essenciais para vida mais longa e saudável

Altos níveis de ferro no sangue reduzem os nossos anos saudáveis de vida. Manter esses níveis sob controlo pode impedir danos relacionados com a idade, conclui um novo estudo.

Uma equipa de investigadores descobriu que várias regiões genómicas associadas a uma vida mais longa e saudável também estão envolvidas no metabolismo do ferro no sangue. Muitas doenças relacionadas com a idade podem, assim, derivar de níveis anormais deste mineral importante para o corpo humano.

O metabolismo celular do ferro é geralmente regulado por vários genes, escreve o New Atlas, e mutações nesses mesmos genes podem levar a distúrbios do metabolismo do ferro.

Os cientistas analisaram três grandes conjuntos de dados genómicos públicos de forma a perceber quais genes estão associados à longevidade. Foi então que os investigadores da Universidade de Edimburgo e do Instituto Max Planck encontraram dez regiões genómicas correlacionadas a uma vida mais longe e saudável.

Cinco delas nunca tinham sido associadas anteriormente à longevidade. Mais relevante ainda, várias das regiões identificadas continham genes envolvidos na metabolização do ferro. Os resultados do estudo foram publicados, este mês, na revista científica Nature Communications.

A metabolização irregular de ferro observada no estudo não é suficiente para causar problemas graves relacionados com o metal, mas resulta numa acumulação de ferro em partes do corpo que frequentemente sofrem degeneração relacionada com a idade.

“Estamos muito empolgados com estas descobertas, pois elas sugerem fortemente que altos níveis de ferro no sangue reduzem os nossos anos saudáveis de vida, e manter esses níveis sob controlo pode impedir danos relacionados com a idade”, diz o autor do estudo, Paul Timmers, num comunicado divulgado pela Universidade de Edimburgo

“Especulamos que as nossas descobertas sobre o metabolismo do ferro também possam começar a explicar por que níveis muito altos de carne vermelha rica em ferro na dieta foram associados a condições relacionadas com a idade, como doenças cardíacas”, acrescentou.

Além deste novo estudo, há ainda cientistas a tentar explorar se a redução dos níveis de ferro no cérebro pode retardar ou impedir o declínio cognitivo.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Neste artigo devem corrigir “A metabolização irregular de ferro observada no estudo não é suficiente para causar problemas graves relacionados com o minério”
    para “A metabolização irregular de ferro observada no estudo não é suficiente para causar problemas graves relacionados com o metal”.

    Cumprimentos

RESPONDER

Argentina cria documento de identidade para pessoas não binárias

O Presidente da Argentina anunciou, esta semana, que o país tem um novo documento de identidade para incluir pessoas não binárias. É o primeiro país da América Latina a fazê-lo. De acordo com o chefe de …

Costa diz que Portugal vai ter "o dobro" de fundos comunitários para investir

O primeiro-ministro afirmou, este sábado, que Portugal vai contar, nos próximos sete anos, com "o dobro" de fundos comunitários para investimento, considerando que esta "é uma oportunidade única" que não pode ser desperdiçada. "Vamos ter a …

Chinesa morre após salvar a filha de deslizamento de terra. Bebé esteve 24 horas nos escombros

Uma mulher morreu após salvar o seu bebé quando um deslizamento de terra e uma forte inundação atingiram a sua casa na China, revelam as equipas de resgate. Como noticia a BBC, a bebé foi resgatada …

Caso Ihor. IGAI pede expulsão do ex-diretor de fronteiras do SEF

A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) já entregou ao ministro Eduardo Cabrita o relatório final do processo disciplinar contra o inspetor coordenador do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) António Sérgio Henriques, que propõe a …

Chuvas torrenciais fazem mais de uma centena de mortos na Índia

Pelo menos 136 pessoas morreram na Índia, em consequência de chuvas torrenciais que assolaram o país e causaram fortes enchentes e deslizamentos de terra, enterrando casas e submergindo ruas. Numa altura em que as alterações climáticas …

China inaugurou o comboio mais rápido do mundo

O comboio-bala maglev, que pode atingir uma velocidade de 600 quilómetros por hora, fez a sua estreia em Qingdao, na China, esta semana. Tal como conta a cadeia televisiva CNN, este comboio-bala maglev foi desenvolvido pela …

Quatro portugueses detidos em Espanha por alegada violação de duas mulheres

A polícia espanhola anunciou, este sábado, ter detido quatro cidadãos portugueses por suposta violação múltipla e abusos sexuais a duas mulheres de 22 e 23 anos, numa pensão em Gijón, no norte do país. Segundo a …

Stonehenge pode perder estatuto de património mundial da UNESCO

Depois de Liverpool, também Stonehenge pode perder o estatuto de património mundial da UNESCO. O aviso surge após o secretário dos transportes, Grant Shapps, ter dado luz verde aos planos de construção de um túnel …

Mais 20 mortes e 3396 casos de covid-19. Não havia tantos óbitos desde março

Portugal registou, este sábado, mais 20 mortes e 3396 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 3396 novos …

"Integral confiança". Chega segura militantes acusados de agredir homossexual

O Chega anunciou, esta sexta-feira, que mantém "integral confiança" nos candidatos e estruturas local e distrital de Viseu, referindo que só se pronunciará sobre alegadas agressões de motivação homofóbica naquela cidade depois de apurados os …