Elevados níveis de dióxido de carbono podem atrapalhar o pensamento (e até reduzir a inteligência humana)

Uma equipa de cientistas norte-americanos acaba de mostrar numa nova investigação que elevados níveis de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera podem afetar as capacidades intelectuais dos seres humanos.

De acordo com os especialistas da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, grandes quantidades de CO2 podem a atrapalhar ou confundir o pensamento, dificultando a capacidade de tomar decisões e pensar estrategicamente, observa o portal Gizmodo.

O novo artigo, cujos resultados foram publicados no início de dezembro no EarthArXiv, acrescentam o “pensamento confuso” ao rol de efeitos adversos já associados ao dióxido de carbono, como é o caso das alterações climáticas.

Em comunicado divulgado pelo portal Phys.org, os cientistas relatam ter observado que a aprendizagem das crianças é afetada com o aumento dos níveis de C02.

Estudos anteriores davam já conta que altas concentrações de dióxido de carbono afetavam as capacidades intelectuais, apesar de o problema poder ser ultrapassado com sistemas de ventilação nas salas de aulas.

O que não se sabia ainda era qual o efeito do “ar fresco” que entra no espaço face a uma alta concentração de C02. Neste caso, os cientistas apontam dois cenários possíveis: a humidade poderá reduzir a quantidade de gases de efeito de estufa emitidos na atmosfera ou as emissões podem simplesmente ficar inalteradas.

De acordo com a nova investigação, as capacidades cognitivas dos alunos são afetadas em ambos os casos tidos em conta. Na melhor das hipóteses, estimam os cientistas, a inteligência dos estudantes diminuirá cerca de 25% até 2100. No pior dos cenários, este número pode ascender aos 50%.

Os cientistas frisam que este estudo é o primeiro a analisar o impacto nas pessoas que respiram níveis de C02 acima dos padrões normais. A equipa observa ainda que estes problemas podem ser evitados com a redução das emissões de dióxido de carbono.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Milhares de processadores quebraram um trilião de chaves para resgatar um Zip com bitcoins

Um misterioso homem perdeu o acesso a um ficheiro Zip onde estavam encriptadas as suas chaves privadas de bitcoins. Os 300 mil dólares foram resgatados por dois especialistas em criptografia — e por muitos milhares …

Reino Unido com mais de mil novas infeções pelo quarto dia consecutivo

O Reino Unido registou mais 11 mortos e 1.441 infeções de covid-19 nas últimas 24 horas, anunciou o Ministério da Saúde britânico, que manteve restrições sobre a área metropolitana de Manchester e parte do norte …

Governo não pondera (para já) proibição de fumar ao ar livre

O Governo não está a ponderar, neste momento, proibir fumar ao ar livre como foi decretado em Espanha, mas há “muitos aspetos em aberto” que serão acompanhados, disse esta sexta-feira a ministra da Saúde, Marta …

Lotação do Avante reduzida a um terço. Visitantes terão uma "área superior à que está estabelecida para as praias"

O PCP anunciou que vai limitar a entrada na sua anual Festa do "Avante!" a um terço da capacidade total, em virtude do contexto de pandemia de covid-19. O espaço de 30 hectares das Quinta da …

Governo da Guiné Equatorial demitiu-se em bloco

O Governo da Guiné Equatorial, liderado pelo primeiro-ministro Francisco Pascual Obama Asue, apresentou a sua demissão em bloco. Em declarações aos jornalistas, o ministro da Comunicação e porta-voz do Governo em funções, Eugenio Nze Obiang, explicou …

PSP apresenta queixa contra jornal Público por causa de cartoon no "Inimigo Público"

A PSP anunciou esta sexta-feira que vai apresentar queixa contra o jornal Público pela publicação, no suplemento Inimigo Público, de um cartoon com uma figura vestida de uniforme, “aparentemente relacionado com uma ação com conotação …

Tensão no Mediterrâneo. Macron envia ajuda militar à Grécia em conflito com a Turquia

O presidente Emmanuel Macron anunciou, quarta-feira, o envio de forças francesas para o Mediterrâneo Oriental. A intenção turca de procurar petróleo e gás no fundo do mar, tem criado tensão política entre a Grécia e …

"O material escolar mais importante". Escolas já receberam verba para comprar máscaras

As escolas já receberam as verbas para comprar as máscaras que irão distribuir gratuitamente pelos alunos e funcionários e alguns estabelecimentos de ensino estão a planear ter equipamentos extra Dentro de um mês, em meados de …

Lar em Sintra com 43 utentes e 12 funcionários infetados com covid-19

Quarenta e três utentes e 12 funcionários do lar da Associação de Solidariedade e Apoio Social do Pessoal da TAP, em Sintra, testaram positivo à covid-19, disse esta sexta-feira à agência Lusa fonte da câmara …

Para ter um "cabelo perfeito", Trump vai mudar a lei da pressão de água nos chuveiros

O Governo norte-americano quer flexibilizar as regras para acessórios de chuveiros que permitem uma maior conservação da água depois de o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se ter queixado da falta de pressão de …