Elevados níveis de dióxido de carbono podem atrapalhar o pensamento (e até reduzir a inteligência humana)

Uma equipa de cientistas norte-americanos acaba de mostrar numa nova investigação que elevados níveis de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera podem afetar as capacidades intelectuais dos seres humanos.

De acordo com os especialistas da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, grandes quantidades de CO2 podem a atrapalhar ou confundir o pensamento, dificultando a capacidade de tomar decisões e pensar estrategicamente, observa o portal Gizmodo.

O novo artigo, cujos resultados foram publicados no início de dezembro no EarthArXiv, acrescentam o “pensamento confuso” ao rol de efeitos adversos já associados ao dióxido de carbono, como é o caso das alterações climáticas.

Em comunicado divulgado pelo portal Phys.org, os cientistas relatam ter observado que a aprendizagem das crianças é afetada com o aumento dos níveis de C02.

Estudos anteriores davam já conta que altas concentrações de dióxido de carbono afetavam as capacidades intelectuais, apesar de o problema poder ser ultrapassado com sistemas de ventilação nas salas de aulas.

O que não se sabia ainda era qual o efeito do “ar fresco” que entra no espaço face a uma alta concentração de C02. Neste caso, os cientistas apontam dois cenários possíveis: a humidade poderá reduzir a quantidade de gases de efeito de estufa emitidos na atmosfera ou as emissões podem simplesmente ficar inalteradas.

De acordo com a nova investigação, as capacidades cognitivas dos alunos são afetadas em ambos os casos tidos em conta. Na melhor das hipóteses, estimam os cientistas, a inteligência dos estudantes diminuirá cerca de 25% até 2100. No pior dos cenários, este número pode ascender aos 50%.

Os cientistas frisam que este estudo é o primeiro a analisar o impacto nas pessoas que respiram níveis de C02 acima dos padrões normais. A equipa observa ainda que estes problemas podem ser evitados com a redução das emissões de dióxido de carbono.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

"Solidariedade não é dar dinheiro." Holanda finca o pé e até critica Itália por "internar os mais velhos"

Há um novo braço-de-ferro na União Europeia (UE) entre os países do Norte e do Sul. Tudo por causa dos famigerados "coronabonds", instrumentos de dívida comum que países como Portugal, Espanha e Itália defendem para …

Vaga de doentes graves nas urgências poderá deixar SNS "inacessível"

Uma vaga de doentes graves às urgências, a juntar a cirurgias e consultas reagendadas, pode vir a deixar o SNS "inacessível" no futuro, alerta o presidente da Associação de Administradores Hospitalares. As idas à urgência nas …

CDS quer cheque de emergência para empresas encerradas

Uma das medidas, apresentadas por Francisco Rodrigues dos Santos, é a atribuição, às pequenas e médias empresas “encerradas ou com a actividade suspensa, um cheque de emergência no valor máximo de 15 mil euros”. O CDS …

Espanha regista 832 mortos nas últimas 24 horas. É o dia mais mortífero no país

A Espanha registou, nas últimas 24 horas, 832 mortos com o novo coronavírus, o maior número de vítimas mortais num só dia, elevando o balanço total para 5.690, de acordo com a última atualização das …

"O Brasil não pode parar". Bolsonaro compra campanha contra o isolamento social

Jair Bolsonaro gastou cerca de 800 mil euros numa campanha contra o isolamento social com o mote "O Brasil Não Pode Parar". O presidente brasileiro tem desvalorizado a pandemia de covid-19. Face à pandemia de covid-19, …

Crise leva Costa a reforçar intenções de voto. Ventura chega ao quarto lugar

Na mais recente sondagem às intenções de voto, os portugueses mostram estar de confiança reforçada em António Costa. O Chega ganha força e chega ao quarto lugar. Numa sondagem que apenas capta os primeiros dias do …

Descoberta criatura que pode ser o antepassado de quase todos os animais

Cientistas podem ter descoberto um dos primeiros ancestrais da árvore genealógica: uma criatura semelhante a um verme chamado Ikaria wariootia. Segundo a revista Newsweek, a minúscula criatura, parecida com um verme, é o exemplar mais antigo …

Bombardeamento israelita em Gaza em plena crise do novo coronavírus

O exército israelita bombardeou hoje postos do movimento radical Hamas em Gaza, em represália contra o disparo de um míssil, no primeiro confronto registado no enclave palestiniano em pleno surto do novo coronavírus, noticiou a …

Avião com material médico vindo da China chegou sem ventiladores e reagentes

O avião da Hi Fly que aterrou esta sexta-feira em Lisboa com material médico para ajudar Portugal a mitigar a pandemia de covid-19 chegou apenas com 24 das 35 toneladas previstas, faltando os reagentes para …

Cientistas "reiniciam" idade de células estaminais de uma mulher de 114 anos

As pessoas vivem mais de 110 anos, as supercentenárias, são notáveis não só pela sua idade, mas também por causa da sua incrível saúde. Agora, pela primeira vez, os cientistas reprogramaram células de uma mulher …