Elevados níveis de dióxido de carbono podem atrapalhar o pensamento (e até reduzir a inteligência humana)

Uma equipa de cientistas norte-americanos acaba de mostrar numa nova investigação que elevados níveis de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera podem afetar as capacidades intelectuais dos seres humanos.

De acordo com os especialistas da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, grandes quantidades de CO2 podem a atrapalhar ou confundir o pensamento, dificultando a capacidade de tomar decisões e pensar estrategicamente, observa o portal Gizmodo.

O novo artigo, cujos resultados foram publicados no início de dezembro no EarthArXiv, acrescentam o “pensamento confuso” ao rol de efeitos adversos já associados ao dióxido de carbono, como é o caso das alterações climáticas.

Em comunicado divulgado pelo portal Phys.org, os cientistas relatam ter observado que a aprendizagem das crianças é afetada com o aumento dos níveis de C02.

Estudos anteriores davam já conta que altas concentrações de dióxido de carbono afetavam as capacidades intelectuais, apesar de o problema poder ser ultrapassado com sistemas de ventilação nas salas de aulas.

O que não se sabia ainda era qual o efeito do “ar fresco” que entra no espaço face a uma alta concentração de C02. Neste caso, os cientistas apontam dois cenários possíveis: a humidade poderá reduzir a quantidade de gases de efeito de estufa emitidos na atmosfera ou as emissões podem simplesmente ficar inalteradas.

De acordo com a nova investigação, as capacidades cognitivas dos alunos são afetadas em ambos os casos tidos em conta. Na melhor das hipóteses, estimam os cientistas, a inteligência dos estudantes diminuirá cerca de 25% até 2100. No pior dos cenários, este número pode ascender aos 50%.

Os cientistas frisam que este estudo é o primeiro a analisar o impacto nas pessoas que respiram níveis de C02 acima dos padrões normais. A equipa observa ainda que estes problemas podem ser evitados com a redução das emissões de dióxido de carbono.

ZAP ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Depois do balde de água fria da pandemia, Israel vai ficar melhor do que nunca. Tudo pelos turistas

Israel está fechado em casa e viajar para este país não faz parte dos planos de muitas pessoas. No entanto, este período de acalmia pode mesmo ser o melhor momento para planear uma viagem - …

Menos 1,3 milhões de consultas nos hospitais e menos 151 mil cirurgias em 2020

No ano em que a pandemia chegou a Portugal, houve menos 151 mil cirurgias e menos 1,3 milhões de consultas nos hospitais públicos. A covid-19, que chegou a Portugal a 2 de março de 2020, obrigou …

Várias escolas de Tóquio pedem "certificados de cabelo real" aos alunos

As escolas japonesas são conhecidas pela sua rigidez relativamente à aparência dos seus alunos, tanto que os estudantes que não seguem o padrão de "cabelo liso e preto" têm de apresentar provas. Dados divulgados, esta semana, …

UE estima normalidade nas vacinas daqui a duas semanas. Orbán recebeu vacina chinesa

A União Europeia (UE) estima que dentro de duas a três semanas "tudo vai funcionar normalmente" na produção e distribuição de vacinas nos Estados-membros. Entretanto, o primeiro-ministro húngaro já foi vacinado (mas com uma vacina …

"Os dados de milhões de pessoas estão em risco", alertam denunciantes da Amazon

Denunciantes da Amazon alertam que os dados de milhões de pessoas estão em risco devido à falta de preocupação da empresa com a cibersegurança. A par da Google, Apple, Microsoft e Facebook, a Amazon é uma …

Mais 41 mortes e 718 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas

Portugal registou, este domingo, mais 41 mortes e 718 novos novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 718 …

Navalny chega a colónia penal a leste de Moscovo

O principal opositor do Kremlin chegou, este domingo, a uma zona a cerca de 200 quilómetros a leste de Moscovo para ser transferido para uma colónia penal onde vai cumprir a sua pena, informou um …

Já chegou o voo de repatriamento com 300 passageiros vindos do Brasil

O voo de repatriamento vindo do Brasil chegou, este domingo de manhã, ao Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, com cerca de 300 passageiros. De acordo com a RTP, o voo de repatriamento vindo de São Paulo, …

Costa imune ao descontrolo da pandemia. Popularidade de Marcelo dispara

A sondagem TSF/JN/DN regista uma avaliação positiva do primeiro-ministro e do Presidente da República, com este a atingir um novo pico de popularidade. Os líderes do PSD e do Chega surgem empatados como principais figuras da …

Mais seis mortos nos protestos em Myanmar. Embaixador na ONU afastado

Seis manifestantes foram mortos em Myanmar, este domingo, por forças de segurança que dispersavam com violência as manifestações pró-democracia. Três manifestantes foram mortos em Dawei (no sul do país), enquanto dois adolescentes, de 18 anos, morreram …