/

Elevados níveis de dióxido de carbono podem atrapalhar o pensamento (e até reduzir a inteligência humana)

Uma equipa de cientistas norte-americanos acaba de mostrar numa nova investigação que elevados níveis de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera podem afetar as capacidades intelectuais dos seres humanos.

De acordo com os especialistas da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, grandes quantidades de CO2 podem a atrapalhar ou confundir o pensamento, dificultando a capacidade de tomar decisões e pensar estrategicamente, observa o portal Gizmodo.

O novo artigo, cujos resultados foram publicados no início de dezembro no EarthArXiv, acrescentam o “pensamento confuso” ao rol de efeitos adversos já associados ao dióxido de carbono, como é o caso das alterações climáticas.

Em comunicado divulgado pelo portal Phys.org, os cientistas relatam ter observado que a aprendizagem das crianças é afetada com o aumento dos níveis de C02.

Estudos anteriores davam já conta que altas concentrações de dióxido de carbono afetavam as capacidades intelectuais, apesar de o problema poder ser ultrapassado com sistemas de ventilação nas salas de aulas.

O que não se sabia ainda era qual o efeito do “ar fresco” que entra no espaço face a uma alta concentração de C02. Neste caso, os cientistas apontam dois cenários possíveis: a humidade poderá reduzir a quantidade de gases de efeito de estufa emitidos na atmosfera ou as emissões podem simplesmente ficar inalteradas.

De acordo com a nova investigação, as capacidades cognitivas dos alunos são afetadas em ambos os casos tidos em conta. Na melhor das hipóteses, estimam os cientistas, a inteligência dos estudantes diminuirá cerca de 25% até 2100. No pior dos cenários, este número pode ascender aos 50%.

Os cientistas frisam que este estudo é o primeiro a analisar o impacto nas pessoas que respiram níveis de C02 acima dos padrões normais. A equipa observa ainda que estes problemas podem ser evitados com a redução das emissões de dióxido de carbono.

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.