//

Ninguém comprou o Atlas raro do século XV com Descobrimentos portugueses

Christie's

Atlas do século XV de Grazioso Benincasa

Atlas do século XV de Grazioso Benincasa

Um raro atlas marítimo do século XV, que mostra os descobrimentos feitos pelos portugueses em África, desenhado pelo cartógrafo italiano Grazioso Benincasa (1400-1482), ficou sem comprador no leilão da Christie´s que decorreu esta quarta-feira em Londres.

Contactada pela agência Lusa, fonte do departamento de comunicação da leiloeira indicou que o Atlas Benincasa Portolan, que foi a leilão com uma estimativa de venda entre dois a três milhões de euros, “obteve grande interesse e admiração do público desde o anúncio da venda”.

“A exibição do atlas durante o período antes do leilão também captou muitos visitantes e admiradores que acederam ao site da Christie’s para ver as imagens online”, disse a mesma fonte, acrescentando, que, não obstante o grande interesse, “o atlas não encontrou um comprador”.

Desenhado 24 anos antes de Colombo descobrir a América, o atlas ilustrado mostra os limites das costas marítimas então conhecidas.

Ainda segundo a Christie’s, sobreviveram até hoje apenas 58 atlas do século XV, sendo este, desenhado à mão em Veneza, em 1468, um dos três que ainda permanecem em mãos de privados.

Quatro dos mapas mostram os descobrimentos mais recentes dos portugueses, à época, na África ocidental, na sua tentativa de liderar a via marítima em redor daquele continente, para serem os primeiros a alcançar as Índias orientais e ter acesso à lucrativa rota das especiarias”, segundo um texto de Julian Wilson, especialista da leiloeira em manuscritos antigos.

O atlas contém sete mapas, que mostram a atual Guiné-Bissau, Guiné e Serra Leoa; a costa ocidental africana, de Cabo Branco a Cabo Roxo, com uma das mais antigas representações conhecidas de Cabo Verde; as Ilhas Canárias e a Mauritânia; Portugal e África ocidental, a norte, pelo estreito de Gibraltar até Agadir, em Marrocos; a Europa ocidental, com Portugal, Espanha e França; e a Grã-Bretanha e a Irlanda.

Christie's

Atlas do século XV de Grazioso Benincasa

Atlas do século XV de Grazioso Benincasa

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.