Ninguém comprou o Atlas raro do século XV com Descobrimentos portugueses

Christie's

Atlas do século XV de Grazioso Benincasa

Atlas do século XV de Grazioso Benincasa

Um raro atlas marítimo do século XV, que mostra os descobrimentos feitos pelos portugueses em África, desenhado pelo cartógrafo italiano Grazioso Benincasa (1400-1482), ficou sem comprador no leilão da Christie´s que decorreu esta quarta-feira em Londres.

Contactada pela agência Lusa, fonte do departamento de comunicação da leiloeira indicou que o Atlas Benincasa Portolan, que foi a leilão com uma estimativa de venda entre dois a três milhões de euros, “obteve grande interesse e admiração do público desde o anúncio da venda”.

“A exibição do atlas durante o período antes do leilão também captou muitos visitantes e admiradores que acederam ao site da Christie’s para ver as imagens online”, disse a mesma fonte, acrescentando, que, não obstante o grande interesse, “o atlas não encontrou um comprador”.

Desenhado 24 anos antes de Colombo descobrir a América, o atlas ilustrado mostra os limites das costas marítimas então conhecidas.

Ainda segundo a Christie’s, sobreviveram até hoje apenas 58 atlas do século XV, sendo este, desenhado à mão em Veneza, em 1468, um dos três que ainda permanecem em mãos de privados.

Quatro dos mapas mostram os descobrimentos mais recentes dos portugueses, à época, na África ocidental, na sua tentativa de liderar a via marítima em redor daquele continente, para serem os primeiros a alcançar as Índias orientais e ter acesso à lucrativa rota das especiarias”, segundo um texto de Julian Wilson, especialista da leiloeira em manuscritos antigos.

O atlas contém sete mapas, que mostram a atual Guiné-Bissau, Guiné e Serra Leoa; a costa ocidental africana, de Cabo Branco a Cabo Roxo, com uma das mais antigas representações conhecidas de Cabo Verde; as Ilhas Canárias e a Mauritânia; Portugal e África ocidental, a norte, pelo estreito de Gibraltar até Agadir, em Marrocos; a Europa ocidental, com Portugal, Espanha e França; e a Grã-Bretanha e a Irlanda.

Christie's

Atlas do século XV de Grazioso Benincasa

Atlas do século XV de Grazioso Benincasa

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Taxa de sucesso no ensino profissional atinge os 63%. É o valor mais alto de sempre

No ano letivo de 2017/2018, 63% dos alunos inscritos no ensino profissional concluíram os seus cursos no tempo previsto, mais dez pontos percentuais do que quatro anos antes, avança o jornal Público. De acordo com um …

Regra para filhos de pais separados em casas alternadas divide partidos

A lei já prevê que os filhos de pais separados possam ficar em residência alternada se o tribunal assim o decidir. Porém, as regras não são claras e vai ser discutida a melhor forma de …

Helicóptero do INEM avariou durante missão. Vítima que ia socorrer acabou por morrer

Um helicóptero do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), localizado em Loulé, teve uma avaria a meio de uma missão de socorro, sendo obrigado a abortar a viagem que visava ajudar uma mulher de 22 …

Águas do Porto alerta para cobranças fraudulentas porta a porta

A empresa municipal Águas do Porto alertou, esta segunda-feira, para uma fraude que está a ser cometida em seu nome com falsos funcionários que tentam fazer cobranças à porta. De acordo com a Águas do Porto, …

Um terço dos universitários de Lisboa já sofreu violência sexual física

Um terço dos estudantes universitários da área metropolitana de Lisboa já foi vítima de violência sexual física pelo menos uma vez, mas são muitos poucos os que denunciam as agressões, raramente o fazendo à …

OE2020: Esquerda vai negociar "até ao último minuto". PSD não comenta eventual traição madeirense

O Governo apresentou, nesta terça-feira, na Assembleia da República, as linhas gerais da proposta de Orçamento do Estado para 2020 (OE2020) aos partidos com representação parlamentar. Dos encontros, não saiu fumo branco, com o Bloco …

Turismo fez subir o custo de vida dos portugueses. Salários continuam estagnados

O crescimento do turismo em Portugal fez crescer o custo de vida dos portugueses, especialmente nos que vivem nas grandes cidades, apesar de estes continuarem com os salários estagnados, escreve o Jornal de Notícias. Entre 2013 …

Contrato público. Amazon apresenta queixa em tribunal contra Trump

A Amazon revela que os "insistentes ataques públicos e de bastidores" de Donald Trump contra Jeff Bezos causaram "pressão" que levou à perda de contrato público com o Departamento de Defesa.  A Amazon apresentou uma queixa …

Empurrões, insultos e (talvez) um murro: Sérgio Conceição e Pedro Ribeiro perderam as estribeiras no túnel do Jamor

Os treinadores de FC Porto e Belenenses, Sérgio Conceição e Pedro Ribeiro, desentenderam-se no túnel de acesso ao relvado do Estádio Nacional, ao intervalo do jogo em que as duas equipas empataram a uma bola. …

Acordo entre Rússia e Ucrânia para cessar-fogo até ao final do ano

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o seu homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, chegaram na segunda-feira à noite a um acordo de cessar-fogo que deverá ter efeito até ao final do ano de 2019. "As partes …