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Designer gráfico enganou clientes durante um ano. Era Inteligência Artificial

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O designer gráfico que conquistou muitos clientes com o seu trabalho na Rússia era, na verdade, um sistema de Inteligência Artificial criado pela empresa Art. Lebedev Studio.

Chamava-se Nikolay Ironov e, durante um ano, desenhou logótipos para influencers, restaurantes, aplicações e novos produtos como qualquer outro designer gráfico da empresa Art. Lebedev Studio.

Mas por trás deste perfil estava, na verdade, um sistema de Inteligência Artificial (IA) desenvolvido pela firma russa, conta o site Fast Company, acrescentando que, ao saber da verdadeira história, os clientes ficaram ainda mais entusiasmados com o seu ‘talento’.

“Muitos dos nossos clientes ficaram extremamente felizes com todo este burburinho nos media em torno do projeto. Mas o mais interessante é que muitos deles já tinham ficado satisfeitos com o resultado antes de saberem realmente quem era o Nikolay”, disse ao site TNW Sergey Kulinkovich, diretor de arte do estúdio.

“E este projeto é sobre isso mesmo. Provámos que o design, feito por uma máquina, pode ser utilizado e adorado pelos clientes. E não apenas pelos clientes, mas também pelos consumidores da marca. Isto significa que este design simplesmente funciona“, explicou.

De acordo com o mesmo site, o sistema foi treinado para analisar uma entrada de texto sobre uma determinada empresa, como o nome da marca ou a descrição do seu trabalho, e escolher palavras para as transformar em imagens.

Os resultados eram, de seguida, modificados por uma série de algoritmos que dimensionavam, suavizavam e simplificavam o design, para além de gerar diferentes esquemas de cores e fontes. O resultado final era uma variedade infinita de opções de logótipo para o cliente em questão.

O Art. Lebedev Studio vai continuar a usar o ‘designer gráfico virtual’ no seu trabalho do dia-a-dia e está a pensar até desenvolver uma versão deste software para ser comercializado.

ZAP //

1 Comment

  1. Logos com designs muito arcaicos e esteticamente feios. Infelizmente, parece-me muito mais uma estrategia de marketing para chamar a atenção, do que exaltar propriamente dito, o refinamento visual do “designer” artificial… Qualquer criança com uma tesoura e papeis em mãos, faz criações melhores e mais belas. Quero ver se ele vai aguentar as 1000 alterações que alguns clientes solicitam indefinidamente até chegarem a aprovação final, ou realizar logos com efeitos no Pacote Adobe…

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