Designer gráfico enganou clientes durante um ano. Era Inteligência Artificial

O designer gráfico que conquistou muitos clientes com o seu trabalho na Rússia era, na verdade, um sistema de Inteligência Artificial criado pela empresa Art. Lebedev Studio.

Chamava-se Nikolay Ironov e, durante um ano, desenhou logótipos para influencers, restaurantes, aplicações e novos produtos como qualquer outro designer gráfico da empresa Art. Lebedev Studio.

Mas por trás deste perfil estava, na verdade, um sistema de Inteligência Artificial (IA) desenvolvido pela firma russa, conta o site Fast Company, acrescentando que, ao saber da verdadeira história, os clientes ficaram ainda mais entusiasmados com o seu ‘talento’.

“Muitos dos nossos clientes ficaram extremamente felizes com todo este burburinho nos media em torno do projeto. Mas o mais interessante é que muitos deles já tinham ficado satisfeitos com o resultado antes de saberem realmente quem era o Nikolay”, disse ao site TNW Sergey Kulinkovich, diretor de arte do estúdio.

“E este projeto é sobre isso mesmo. Provámos que o design, feito por uma máquina, pode ser utilizado e adorado pelos clientes. E não apenas pelos clientes, mas também pelos consumidores da marca. Isto significa que este design simplesmente funciona“, explicou.

De acordo com o mesmo site, o sistema foi treinado para analisar uma entrada de texto sobre uma determinada empresa, como o nome da marca ou a descrição do seu trabalho, e escolher palavras para as transformar em imagens.

Os resultados eram, de seguida, modificados por uma série de algoritmos que dimensionavam, suavizavam e simplificavam o design, para além de gerar diferentes esquemas de cores e fontes. O resultado final era uma variedade infinita de opções de logótipo para o cliente em questão.

O Art. Lebedev Studio vai continuar a usar o ‘designer gráfico virtual’ no seu trabalho do dia-a-dia e está a pensar até desenvolver uma versão deste software para ser comercializado.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Logos com designs muito arcaicos e esteticamente feios. Infelizmente, parece-me muito mais uma estrategia de marketing para chamar a atenção, do que exaltar propriamente dito, o refinamento visual do “designer” artificial… Qualquer criança com uma tesoura e papeis em mãos, faz criações melhores e mais belas. Quero ver se ele vai aguentar as 1000 alterações que alguns clientes solicitam indefinidamente até chegarem a aprovação final, ou realizar logos com efeitos no Pacote Adobe…

RESPONDER

Capital das tempestades, Júpiter tem relâmpagos bizarros e chuva "mole" nunca antes vista

Com tempestades constantemente a devastar a sua superfície e uma Grande Mancha Vermelha que se agita há séculos, Júpiter é conhecido como a "capital das tempestades do Sistema Solar". Agora, a missão Juno, da NASA, …

Metro de Nova Iorque pede à Apple para melhorar sistema de reconhecimento facial

A autoridade que gere o metro de Nova Iorque, nos Estados Unidos, pediu à gigante tecnológica Apple para melhorar o reconhecimento facial dos seus dispositivos depois de serem observados vários passageiros a retirar a máscara …

Rival da Tesla diz que o seu carro terá uma autonomia de 832 quilómetros

A empresa Lucid Motors, concorrente direta da Tesla no mercado automóvel elétrico, afirma que o seu carro Air terá uma autonomia de 832 quilómetros. A confirmar-se a autonomia deste carro, o automóvel da Lucid Motors ultrapassará …

Moradores das Maurícias estão a cortar o próprio cabelo para ajudar a evitar um desastre ambiental

Moradores das Maurícias estão a cortar o seu próprio cabelo para para tentar minimizar os danos causados pelo derrame de petróleo de um navio janponês encalhado nos recifes de coral ao largo da ilha. Estima-se que …

Atalanta 1-2 PSG | Reviravolta épica vale bilhete para as “meias”

Um final impróprio para cardíacos e o epílogo perfeito num excelente jogo. O PSG esteve a perder desde o minuto 27, mas em apenas três minutos dos descontos deu a volta ao texto diante da …

Um emblemático transplante nos EUA aconteceu graças a um coração "roubado"

Um dos primeiros transplantes de coração realizados no mundo aconteceu no Estados Unidos. O que muitos não sabem é que este caso de sucesso também deu aso ao primeiro processo civil no país por homicídio …

"Pandemia de sem-abrigo" nos EUA. Há 30 milhões de pessoas sob risco de despejo

Nos Estados Unidos da América avizinha-se uma "pandemia de sem-abrigo". Até ao final de setembro, 30 milhões de norte-americanos estão em risco de despejo devido à covid-19. Nos Estados Unidos, a pandemia de covid-19 pode estar …

Tráfego nas autoestradas cai para quase metade. Foi o pior trimestre de sempre

A rede da Associação Portuguesa das Sociedades Concessionárias de Autoestradas ou Pontes com Portagens (APCAP) registou de abril a junho "o pior trimestre de circulação e tráfego médio desde que há registos", recuando 46% devido …

Bielorrússia cortou acesso à internet e tentou fazer com que parecesse um acidente

No seguimento da reeleição de Alexandr Lukashenko na Bielorrússia, multiplicam-se os apagões de internet. O Governo diz que se trata de um ataque cibernético, mas há suspeitas de que seja um plano do presidente. Os protestos …

Resgatados 28 cães sem registo ou vacinas de barracões onde também vivia a proprietária em Lisboa

Vinte e oito cães foram retirados pela PSP terça-feira de barracões em Lisboa onde também vivia a proprietária, avança a agência Lusa, detalhando que os animais serão depois colocados para adoção.  Os animais foram posteriormente recolhidos …