A organização não-governamental PETA – People for the Ethical Treatment of Animals – juntou Nick Cave e Iggy Pop num vídeo que pretende consciencializar os seres humanos para a proteção da vida animal.
O vídeo partilhado pela PETA, apresentado sob a forma de ficção animada, demonstra um sonho do cão de Iggy Pop, no qual o seu dono é protagonista do salvamento de diversos animais. Perante os ataques e armadilhas que são produzidos pelo Homem, um shirtless Iggy, como estamos habituados a vê-lo, revela-se um verdadeiro herói para o seu cão.
“Be the person your dog thinks you are” é a mensagem revelada no final do vídeo, que culmina com um momento de ternura entre o veterano do punk e o seu companheiro de estimação. O vídeo foi realizado por Robert Sebree, fotógrafo americano, sendo que é Breathless de Nick Cave & the Bad Seeds que compõe o background musical.
Músicos filantropos
Ambos os músicos estão ligados a causas sociais humanitárias e ambientais. Nos últimos tempos, Cave tem estado ligado ao desenvolvimento de Kurdiji 1.0, uma app que tem como propósito combater a taxa de suicídio jovem entre os aborígenes australianos. ‘Kurdiji’ significa ‘abrigo’ em Warlpiri, uma das línguas falada pelos aborígenes do norte da Austrália, e pretende reconectar os jovens com a cultura e o país.
Por outro lado, Iggy Pop é um antigo defensor dos direitos dos animais. Há seis anos deu a cara pela problemática do extermínio de focas no Canadá, cujas peles eram, posteriormente, utilizadas para vestuário.
A própria organização carrega consigo um largo historial de apoio por parte de diversas celebridades, provenientes de diferentes meios. Entre muitos nomes, encontram-se Sir Paul McCartney, Morrisey, Elton John, Ellen DeGeneres, Natalie Portman, George Clooney e Bono.
Nesta campanha, a PETA promove, igualmente, a adoção e alerta-nos para o abandono e comércio de animais domésticos. Na sequência disto, foi criada uma petição para terminar com o abandono e solidão animal. Se estiver interessado em assiná-la, clique aqui.