“Momento histórico”. Nigeriana Ngozi Okonjo-Iweala vai liderar a OMC

1

World Trade Organization / Wikimedia

Ngozi Okonjo-Iweala, a nova líder da Organização Mundial de Comércio

A nigeriana foi nomeada, esta segunda-feira, para chefiar a Organização Mundial do Comércio (OMC), tornando-se a primeira mulher e a primeira a africana a liderar esta organização.

“Os membros da OMC acabam de aceitar nomear Ngozi Okonjo-Iweala como próxima diretora-geral da OMC. A decisão foi tomada por consenso durante uma reunião especial do Conselho Geral realizada hoje”, indicou a organização poucos minutos após o início do encontro.

“A Dra. Okonjo-Iweala vai tornar-se a primeira mulher e a primeira africana na liderança da OMC. Vai assumir funções no dia 1 de março e o seu mandato, que pode ser renovado, expira a 31 de agosto de 2025“, refere a mensagem da organização de supervisão do comércio mundial.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, já classificou esta nomeação como um “momento histórico para o mundo inteiro”, garantindo o “apoio da Europa”.

“Parabéns, Ngozi Okonjo-Iweala. Este é um momento histórico para o mundo inteiro”, escreveu a presidente do Executivo comunitário no Twitter, acrescentando estar “muito contente por ver uma mulher africana à frente da OMC.

“A Europa apoia-a totalmente. Apoiamos a reforma da OMC e ajudá-lo-emos a proteger o sistema comercial multilateral baseado em regras”, adiantou ainda.

Através de uma declaração divulgada à imprensa em Bruxelas, o vice-presidente executivo da Comissão Europeia, Valdis Dombrovskis, disse que a UE “congratula-se com a decisão hoje tomada pelos membros da OMC”.

“Ngozi Okonjo-Iweala irá desbravar novos caminhos como a primeira mulher e primeira africana a ocupar este cargo”, acrescentou o responsável letão.

Lembrando ter apoiado a candidatura da nigeriana desde o início, Dombrovskis adiantou que “a UE espera agora trabalhar em estreita colaboração com Okonjo-Iweala para conduzir a tão necessária reforma da instituição”.

“A OMC precisa de ser reformulada com regras atualizadas adequadas ao mundo de hoje, centrando-se nas transformações sustentáveis e digitais da economia global”, concluiu.

Segundo Valdis Dombrovskis, na próxima quinta-feira, a UE vai apresentar um “plano detalhado” sobre a reforma da OMC, documento que servirá de base para o diálogo no seio da organização.

ZAP // Lusa

1 Comment

  1. Nigéria vem se despontando como uma nação moderna e poderosa. A sua riqueza vai se consolidando com o encontro de vasto lençol petrolífero e uma política de atração de investimentos. Aos poucos vai se amoldando aos princípios modernos da educação Ocidental e aprimorando a política nos parâmetros democráticos de administração voltados para o bem estar social do seu povo. A Dra. NGOSI OGONJO IWEALA, foi indicada a dirigir a OMC, órgão máximo do Comércio Internacional. Uma mulher de capacidade comprovada e reconhecidamente aceita por todos países que integram a Organização Mundial do Comercio. joaoluizgondimaguiargondim – [email protected]

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.