“Momento histórico”. Nigeriana Ngozi Okonjo-Iweala vai liderar a OMC

World Trade Organization / Wikimedia

Ngozi Okonjo-Iweala, a nova líder da Organização Mundial de Comércio

A nigeriana foi nomeada, esta segunda-feira, para chefiar a Organização Mundial do Comércio (OMC), tornando-se a primeira mulher e a primeira a africana a liderar esta organização.

“Os membros da OMC acabam de aceitar nomear Ngozi Okonjo-Iweala como próxima diretora-geral da OMC. A decisão foi tomada por consenso durante uma reunião especial do Conselho Geral realizada hoje”, indicou a organização poucos minutos após o início do encontro.

“A Dra. Okonjo-Iweala vai tornar-se a primeira mulher e a primeira africana na liderança da OMC. Vai assumir funções no dia 1 de março e o seu mandato, que pode ser renovado, expira a 31 de agosto de 2025“, refere a mensagem da organização de supervisão do comércio mundial.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, já classificou esta nomeação como um “momento histórico para o mundo inteiro”, garantindo o “apoio da Europa”.

“Parabéns, Ngozi Okonjo-Iweala. Este é um momento histórico para o mundo inteiro”, escreveu a presidente do Executivo comunitário no Twitter, acrescentando estar “muito contente por ver uma mulher africana à frente da OMC.

“A Europa apoia-a totalmente. Apoiamos a reforma da OMC e ajudá-lo-emos a proteger o sistema comercial multilateral baseado em regras”, adiantou ainda.

Através de uma declaração divulgada à imprensa em Bruxelas, o vice-presidente executivo da Comissão Europeia, Valdis Dombrovskis, disse que a UE “congratula-se com a decisão hoje tomada pelos membros da OMC”.

“Ngozi Okonjo-Iweala irá desbravar novos caminhos como a primeira mulher e primeira africana a ocupar este cargo”, acrescentou o responsável letão.

Lembrando ter apoiado a candidatura da nigeriana desde o início, Dombrovskis adiantou que “a UE espera agora trabalhar em estreita colaboração com Okonjo-Iweala para conduzir a tão necessária reforma da instituição”.

“A OMC precisa de ser reformulada com regras atualizadas adequadas ao mundo de hoje, centrando-se nas transformações sustentáveis e digitais da economia global”, concluiu.

Segundo Valdis Dombrovskis, na próxima quinta-feira, a UE vai apresentar um “plano detalhado” sobre a reforma da OMC, documento que servirá de base para o diálogo no seio da organização.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Nigéria vem se despontando como uma nação moderna e poderosa. A sua riqueza vai se consolidando com o encontro de vasto lençol petrolífero e uma política de atração de investimentos. Aos poucos vai se amoldando aos princípios modernos da educação Ocidental e aprimorando a política nos parâmetros democráticos de administração voltados para o bem estar social do seu povo. A Dra. NGOSI OGONJO IWEALA, foi indicada a dirigir a OMC, órgão máximo do Comércio Internacional. Uma mulher de capacidade comprovada e reconhecidamente aceita por todos países que integram a Organização Mundial do Comercio. joaoluizgondimaguiargondim – [email protected]

RESPONDER

Marcelo apela ao voto "por memória deste ano e meio que não esqueceremos"

O Presidente da República considerou que votar nas eleições autárquicas é mais importante do que nunca para o país recomeçar a viver e a sair das crises sanitária, económica e social. Este apelo ao voto foi …

Onde e como? Um guia para votar nas eleições autárquicas

As mesas de voto das eleições autárquicas abriram hoje às 08:00 no continente e na Madeira para a escolha dos dirigentes dos municípios e das freguesias para os próximos quatro anos. Nos Açores, as urnas abrem …

Ensino Superior: 33% dos candidatos ficaram de fora. Veja se ficou entre os colocados

Mais de 49 mil novos estudantes entraram agora para o ensino superior, tendo ficado sem colocação 33% dos candidatos à primeira fase do concurso nacional de acesso, revelam dados divulgados hoje pelo Ministério do Ensino …

Pessoas mais pobres são vistas como menos suscetíveis à dor

Um novo estudo indica que os indivíduos de classe baixa são estereotipados como insensíveis à dor física, o que pode impactar os seus cuidados médicos. “As estatísticas de saúde indicam que as pessoas ricas recebem um …

As crianças têm dez vezes mais micro-plásticos nas fezes do que os adultos

Uma equipa de cientistas da Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, usou espectrometria de massa para medir os níveis de micro-plásticos compostos de policarbonato (PC) e de polietileno tereftalato (PET) presentes nas fezes crianças …

MIT desenvolve mão robótica insuflável (que devolve o tato aos amputados)

Apesar de haver membros biónicos altamente articulados, concebidos para detetar os sinais musculares residuais e imitar roboticamente os seus movimentos pretendidos, a destreza de alta tecnologia tem um custo muito alto. Recentemente, engenheiros do Massachusetts Institute …

É agora possível os robôs mexerem-se sozinhos, graças a novos polímeros de alta energia

Através do uso de novos polímeros que armazenam mais energia e são depois aquecidos, investigadores da Universidade de Stanford conseguiram colocar manequins a mexer os braços sozinhos. Era ver robots a mexer os braços sozinhos, pelo …

"Poço do Inferno". Espeleólogos encontram serpentes, mas não demónios

No deserto da província de Al-Mahra, no leste do país, um buraco redondo e escuro de 30 metros de largura serve de entrada para uma caverna de cerca de 112 metros. Uma maravilha natural que …

Vitória SC 1-3 Benfica | “Águia” passa tranquila em Guimarães e continua a voar no topo

Naquele que era apontado como o mais duro teste à sua liderança até ao momento, o Benfica passou com relativa tranquilidade em Guimarães. Frente a um Vitória que tentou discutir o jogo de igual para igual …

Fazer umas calças de ganga exige 10 mil litros de água. Dez marcas estão a criar jeans sustentáveis

As calças de ganga são das peças de vestuário com piores impactos para o ambiente, mas há marcas que estão a apostar na sustentabilidade como um factor atractivo para os consumidores. Estão sempre na moda e …