Cai neve negra na Sibéria (e é tóxica)

Um estranho manto de neve negra estranha várias cidades na região siberiana de Kuzbass, que abriga 2,6 milhões de pessoas e um dos maiores campos de carvão do mundo.

De acordo com o The Guardian, a neve está contaminada com pó de carvão preto tóxico que foi libertado no ar por poços de carvão abertos e fábricas mal mantidas na região.

Um funcionário da fábrica de carvão disse aos meios de comunicação locais que um escudo destinado a evitar que o pó de carvão escapasse da fábrica não funcionou corretamente – no entanto, a neve negra tóxica parece ser um fenómeno regular na área e não está necessariamente ligada a uma única fonte.

“É mais difícil encontrar neve branca do que neve negra durante o inverno”, disse ao Vladimir Slivyak, membro do grupo de ação ambiental sem fins lucrativos Ecodefense. “Há muito pó de carvão no ar o tempo todo. Quando a neve cai, torna-se visível. Não se consegue ver o resto do ano, mas ainda está lá”.

Kuzbass é uma das maiores jazidas de carvão do mundo, com 26 mil quilómetros quadrados. Um relatório de 2015 da Ecodefense constatou que os cidadãos de Kuzbass têm uma expetativa de vida média 3 a 4 anos menor do que a média nacional russa e têm quase o dobro do risco de contrair tuberculose e transtornos mentais na infância.

As neves negras como esta são uma característica frequente do inverno na região. Em dezembro de 2018, as autoridades regionais foram acusadas de tentar esconder o material negro tóxico, literalmente pintando-o com pigmento branco.

A Sibéria, que seria o maior país do mundo em tamanho se fosse uma nação soberana, não é estranha a desastres ambientais bizarros. Em julho de 2018, uma cidade industrial siberiana estava encharcada de uma “chuva de sangue” vermelha quando resíduos industriais impropriamente armazenados foram apanhados numa tempestade. No mesmo mês, uma parede misteriosa de poeira “apagou” o sol durante três horas em Yakutia.

Vários grupos britânicos propuseram boicotar o carvão Kuzbass até que a região promova proteções ambientais mais fortes. No entanto, não há maneira de tornar o uso de carvão ambientalmente correto. Mesmo que a neve negra não esteja a cair, o dióxido de carbono libertado pelas fábricas de carvão continua a ser uma das principais causas das mudanças climáticas.

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. “O CO2 continua a ser uma das principais causas das mudanças climáticas”
    Só se for pelo arrefecimento do planeta, desde 1998 as temperaturas descem e neste momento que escrevo há neve em Las Vegas

  2. Manuel
    Não está em causa o estarmos a atravessar (mais) uma fase de mudanças climáticas O que verdadeiramente me surpreende é o silêncio de boa parte dos geólogos e paleontólogos, e o seu temor reverencial perante o peso que o lobby do Tratado de Roma tem imposto na comunidade científica, entre outros erros, imprecisões e fontes forjadas, á tese da quase exclusividade da sua antropogénese.
    A capacidade de manipulação das massas e o ajustamento ás teses convenientemente correctas é assustador

RESPONDER

Maher e Safa deixaram sonhos para trás. Mas reencontraram a paz em Portugal

Os sonhos de Maher e de Safa ficaram adiados com a guerra na Síria, mas reencontraram a paz em Portugal, onde residem há dois anos ao abrigo de um programa de acolhimento de refugiados. É no …

São Francisco poderá ser a primeira cidade a proibir venda de cigarros eletrónicos

Se esta decisão for aprovada pela FDA, São Francisco vai tornar-se a primeira cidade a banir a venda de cigarros eletrónicos. De acordo com o Observador, a Câmara de Supervisores de São Francisco, nos EUA, aprovou uma …

Nunca houve tantos deslocados no mundo. São mais de 70 milhões

Um novo recorde foi quebrado no mundo em 2018, com 70,8 milhões de pessoas deslocadas das suas casas ou dos seus países, devido às guerras ou perseguições, anunciou esta quarta-feira as Nações Unidas. O relatório anual …

A monogamia foi inventada pelas mulheres (e o casamento, pelos homens)

A poligamia é natural no ser humano e a monogamia foi criada por imposição para a mulher, diz o investigador português Rui Diogo, que usa a ciência e a história para explicar a relação entre …

Morreu o DJ Zdar do duo electrónico Cassius. Caiu da janela de um prédio em Paris

O músico, produtor e DJ francês Philippe Cerboneschi, mais conhecido por Zdar, morreu aos 50 anos após ter caído da janela de um apartamento em Paris. O seu agente confirmou a "queda acidental" sem revelar …

PS quer o Estado a pagar licença sabática aos portugueses para voltarem a estudar

A criação de uma licença sabática para qualificar trabalhadores e um sistema de prémios e penalizações para combater a desigualdade salarial são medidas que o PS inclui no seu projecto de programa eleitoral. O director do …

Putin reconhece: as condições de vida dos russos pioraram nos últimos anos

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, admitiu esta quinta-feira que as condições de vida no país pioraram nos últimos anos, mas assegurou que as autoridades russas trabalham para reverter essa tendência, e enumerou os primeiros …

Marcelo, o "verdadeiro professor", é estrela em promo de La Casa de Papel

O novo vídeo promocional de La Casa de Papel tem um protagonista improvável. Marcelo Rebelo de Sousa, ou, na verdade, uma imitação do Presidente da República, faz uma chamada para a inspetora Raquel. Na chamada telefónica, …

Num só dia, derreteu 40% da área superficial da Gronelândia (e há fotografias)

Uma fotografia divulgada no Twitter do climatologista dinamarquês Rasmus Tonboe ilustra o degelo que ocorre na Gronelândia, evidenciando algumas das consequências que podem ser desencadeadas pelo fenómeno.   A imagem, que mostra um trenó a ser …

Juiz suspende pena a agressor que ameaçou a mulher com uma motosserra

"Vou-te pôr às postas como se põe um cação." Esta foi uma das ameaças, com uma motosserra ligada, que um homem de 52 anos fez à mulher com quem esteve casado durante 30 anos. O …