Cai neve negra na Sibéria (e é tóxica)

Um estranho manto de neve negra estranha várias cidades na região siberiana de Kuzbass, que abriga 2,6 milhões de pessoas e um dos maiores campos de carvão do mundo.

De acordo com o The Guardian, a neve está contaminada com pó de carvão preto tóxico que foi libertado no ar por poços de carvão abertos e fábricas mal mantidas na região.

Um funcionário da fábrica de carvão disse aos meios de comunicação locais que um escudo destinado a evitar que o pó de carvão escapasse da fábrica não funcionou corretamente – no entanto, a neve negra tóxica parece ser um fenómeno regular na área e não está necessariamente ligada a uma única fonte.

“É mais difícil encontrar neve branca do que neve negra durante o inverno”, disse ao Vladimir Slivyak, membro do grupo de ação ambiental sem fins lucrativos Ecodefense. “Há muito pó de carvão no ar o tempo todo. Quando a neve cai, torna-se visível. Não se consegue ver o resto do ano, mas ainda está lá”.

Kuzbass é uma das maiores jazidas de carvão do mundo, com 26 mil quilómetros quadrados. Um relatório de 2015 da Ecodefense constatou que os cidadãos de Kuzbass têm uma expetativa de vida média 3 a 4 anos menor do que a média nacional russa e têm quase o dobro do risco de contrair tuberculose e transtornos mentais na infância.

As neves negras como esta são uma característica frequente do inverno na região. Em dezembro de 2018, as autoridades regionais foram acusadas de tentar esconder o material negro tóxico, literalmente pintando-o com pigmento branco.

A Sibéria, que seria o maior país do mundo em tamanho se fosse uma nação soberana, não é estranha a desastres ambientais bizarros. Em julho de 2018, uma cidade industrial siberiana estava encharcada de uma “chuva de sangue” vermelha quando resíduos industriais impropriamente armazenados foram apanhados numa tempestade. No mesmo mês, uma parede misteriosa de poeira “apagou” o sol durante três horas em Yakutia.

Vários grupos britânicos propuseram boicotar o carvão Kuzbass até que a região promova proteções ambientais mais fortes. No entanto, não há maneira de tornar o uso de carvão ambientalmente correto. Mesmo que a neve negra não esteja a cair, o dióxido de carbono libertado pelas fábricas de carvão continua a ser uma das principais causas das mudanças climáticas.

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. “O CO2 continua a ser uma das principais causas das mudanças climáticas”
    Só se for pelo arrefecimento do planeta, desde 1998 as temperaturas descem e neste momento que escrevo há neve em Las Vegas

  2. Manuel
    Não está em causa o estarmos a atravessar (mais) uma fase de mudanças climáticas O que verdadeiramente me surpreende é o silêncio de boa parte dos geólogos e paleontólogos, e o seu temor reverencial perante o peso que o lobby do Tratado de Roma tem imposto na comunidade científica, entre outros erros, imprecisões e fontes forjadas, á tese da quase exclusividade da sua antropogénese.
    A capacidade de manipulação das massas e o ajustamento ás teses convenientemente correctas é assustador

RESPONDER

O melhor professor do mundo é queniano e doa 80% do seu salário

Peter Tabichi é queniano, tem 36 anos e doa 80% do salário para desenvolver a sua comunidade local, numa remota vila no Quénia. Este domingo foi eleito, no Dubai, o melhor professor do mundo. Em Pwani, …

Pentágono autoriza mil milhões de dólares para construção de muro de Trump

O secretário da Defesa interino norte-americano, Patrick Shanahan, anunciou na segunda-feira o desbloqueio de mil milhões de dólares para a construção de um muro na fronteira entre os Estados Unidos e o México. Shanahan “autorizou o …

Advogados de Rui Pinto recorrem da prisão preventiva

Os advogados de Rui Pinto, colaborador do "Football Leaks", confirmaram esta segunda-feira que vão recorrer da medida de prisão preventiva aplicada sexta-feira ao seu cliente pelo Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa. A decisão de recorrer …

Se a corrida continuar a três, McLaren ameaça deixar a Fórmula 1

A McLaren, a segunda equipa mais antiga da Fórmula 1, ameaça desistir da modalidade caso os regulamentos elaborados para 2021 não a tornem numa competição justa. A visão da Fórmula 1, a modalidade de automobilismo mais …

México quer que rei da Espanha peça perdão pela conquista colonial

Obrador diz que esta é a única forma possível de obter a reconciliação plena entre os países. O pedido foi feito por carta. O presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, anunciou ter enviado uma carta ao …

"O Vieira pediu-me para dar uma coça a Francisco J. Marques"

Vítor Catão, diretor desportivo do S. Pedro da Cova, afirmou que o Benfica, através do seu presidente Luís Filipe Vieira, lhe deu 200 mil euros para colocar uma "lapa" no carro de Pinto da Costa, …

"Governo saudita deu a ordem" para matar Khashoggi

Em entrevista ao El Mundo, a namorada do jornalista saudita Jamal Khashoggi afirma que a ordem que determinou a sua morte foi dada pelo Governo da Arábia Saudita. Em entrevista ao diário espanhol El Mundo, a …

Já há água, eletricidade e estradas abertas na cidade da Beira

Começam a ver-se pequenos avanços na Beira, em Moçambique, que inicia o lento caminho da reconstrução, após a passagem do ciclone Idai, que matou pelo menos 446 pessoas e destruiu cerca de 90% dos edifícios …

"Um erro desculpável". Governante sem castigo após violar a Lei no caso dos mirtilos

O Tribunal Constitucional decidiu arquivar o caso das incompatibilidades envolvendo o secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, que, durante dois anos, acumulou o cargo com a função de gerente numa empresa …

Erros em perguntas de exame obrigam a mudar notas de médicos estrangeiros

O exame feito por médicos estrangeiros para ter equivalência ao curso de Medicina em Portugal teve neste ano mais de 700 candidatos, a esmagadora maioria brasileiros. É uma procura histórica, admitem médicos e serviços académicos, por …