/

Cai neve negra na Sibéria (e é tóxica)

4

Um estranho manto de neve negra estranha várias cidades na região siberiana de Kuzbass, que abriga 2,6 milhões de pessoas e um dos maiores campos de carvão do mundo.

De acordo com o The Guardian, a neve está contaminada com pó de carvão preto tóxico que foi libertado no ar por poços de carvão abertos e fábricas mal mantidas na região.

Um funcionário da fábrica de carvão disse aos meios de comunicação locais que um escudo destinado a evitar que o pó de carvão escapasse da fábrica não funcionou corretamente – no entanto, a neve negra tóxica parece ser um fenómeno regular na área e não está necessariamente ligada a uma única fonte.

“É mais difícil encontrar neve branca do que neve negra durante o inverno”, disse ao Vladimir Slivyak, membro do grupo de ação ambiental sem fins lucrativos Ecodefense. “Há muito pó de carvão no ar o tempo todo. Quando a neve cai, torna-se visível. Não se consegue ver o resto do ano, mas ainda está lá”.

Kuzbass é uma das maiores jazidas de carvão do mundo, com 26 mil quilómetros quadrados. Um relatório de 2015 da Ecodefense constatou que os cidadãos de Kuzbass têm uma expetativa de vida média 3 a 4 anos menor do que a média nacional russa e têm quase o dobro do risco de contrair tuberculose e transtornos mentais na infância.

As neves negras como esta são uma característica frequente do inverno na região. Em dezembro de 2018, as autoridades regionais foram acusadas de tentar esconder o material negro tóxico, literalmente pintando-o com pigmento branco.

A Sibéria, que seria o maior país do mundo em tamanho se fosse uma nação soberana, não é estranha a desastres ambientais bizarros. Em julho de 2018, uma cidade industrial siberiana estava encharcada de uma “chuva de sangue” vermelha quando resíduos industriais impropriamente armazenados foram apanhados numa tempestade. No mesmo mês, uma parede misteriosa de poeira “apagou” o sol durante três horas em Yakutia.

Vários grupos britânicos propuseram boicotar o carvão Kuzbass até que a região promova proteções ambientais mais fortes. No entanto, não há maneira de tornar o uso de carvão ambientalmente correto. Mesmo que a neve negra não esteja a cair, o dióxido de carbono libertado pelas fábricas de carvão continua a ser uma das principais causas das mudanças climáticas.

4 Comments

  1. “O CO2 continua a ser uma das principais causas das mudanças climáticas”
    Só se for pelo arrefecimento do planeta, desde 1998 as temperaturas descem e neste momento que escrevo há neve em Las Vegas

  2. Manuel
    Não está em causa o estarmos a atravessar (mais) uma fase de mudanças climáticas O que verdadeiramente me surpreende é o silêncio de boa parte dos geólogos e paleontólogos, e o seu temor reverencial perante o peso que o lobby do Tratado de Roma tem imposto na comunidade científica, entre outros erros, imprecisões e fontes forjadas, á tese da quase exclusividade da sua antropogénese.
    A capacidade de manipulação das massas e o ajustamento ás teses convenientemente correctas é assustador

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.