/

Neuralink divulga vídeo de macaco a jogar videojogo com a mente

2

A Neuralink, empresa de implantes cerebrais de Elon Musk, divulgou na quinta-feira um vídeo que mostra a tecnologia a funcionar em macacos.

No vídeo, um cientista da Neuralink explica a forma como a empresa implantou um chip no cérebro de um macaco, capturou os padrões de neurónios a disparar enquanto jogava um videojogo e, em seguida, permitiu que o macaco jogasse “mind pong”, controlando o jogo apenas com o cérebro.

“Para controlar, Paige simplesmente pensa em mover a mão para cima ou para baixo”, ouve-se o narrador do vídeo a dizer, enquanto o macaco joga.

“Tem um Neuralink colocado em cada lado do cérebro há cerca de seis semanas. Se olhar com atenção, ainda consegue ver que o pêlo da cabeça não cresceu novamente”, explica o narrador, citado pela Vice. “Os Neuralinks registam mais de 2.000 elétrodos implantados nas regiões do córtex motor de Paige que coordenam os movimentos da mão e do braço.”

De acordo com o vídeo, os investigadores calibraram os movimentos de Paige, gravando a sua atividade neural enquanto brincava com um joystick. Depois, conseguiu jogar o jogo “inteiramente com atividade neural descodificada”.

“O nosso objetivo é permitir que uma pessoa com paralisia use um computador ou telefone apenas com a sua atividade cerebral”, disse o narrador. “Como não seriam capazes de usar um joystick, moveriam o descodificador imaginando os movimentos das mãos.”

Esta não é a primeira vez que a Neuralink coloca chips nos cérebros de animais. Em agosto, o chip de um computador da empresa foi inserido no cérebro de um porco e usado para transmitir a atividade neural do animal em tempo real.

A Neuralink nasceu em 2016 como uma empresa de investigação médica na Califórnia e, entretanto, já angariou mais de 150 milhões de investidores, cerca de 100 milhões diretamente de Musk, e pretende, no futuro, oferecer melhorias cibernéticas às pessoas.

Em 2019, Musk disse que a empresa estava a trabalhar num dispositivo “semelhante a uma máquina de costura” que forneceria uma ligação direta entre um computador e um chip inserido no cérebro.

O dispositivo assemelha-se a uma moeda com fios extremamente finos a sair de um dos lados e foi projetado para ser implantado no crânio, com os fios inseridos alguns milímetros na superfície do cérebro. Esses fios podem detetar quando os neurónios estão a disparar ou mesmo emitir os seus próprios sinais elétricos, para fazer os neurónios disparar.

A esperança é que estes pequenos dispositivos consigam ler e escrever sinais de neurónios, ajudando a tratar problemas médicos com origem no cérebro e na coluna e, talvez, permitir que humanos integrem computadores nos seus cérebros num futuro distante.

No Twitter, Elon Musk disse que espera começar os testes em humanos ainda este ano.

Maria Campos, ZAP //

 

 

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.