“Netanyahu é um nazi sem prepúcio”. Humor ou anti-semitismo?

5

Abir Sultan / EPA

Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel

A guerra entre Israel e o Hamas está a aquecer os ânimos em França e uma crónica do humorista Guillaume Meurice na Rádio pública France Inter, veio atirar ainda mais achas para a fogueira.

A crónica satírica foi para o ar na rádio pública francesa a 29 de Outubro passado, com Guillaume Meurice a comparar o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, a um “nazi sem prepúcio”.

“O Halloween aproxima-se e toda a gente começa a procurar um disfarce para assustar. Neste momento, o disfarce de Netanyahu funciona muito bem. É uma espécie de nazi, sem prepúcio“, apontou o humorista na intervenção polémica.

As palavras de Meurice geraram uma onda de protestos e de críticas de “anti-semitismo” numa altura em que o exército israelita continua a bombardear a Faixa de Gaza. Já lá vão três semanas de bombardeamentos israelitas depois do brutal ataque do movimento islâmico Hamas contra várias comunidades judaicas em Israel.

“A Bíblia diz que há um tempo para a paz e um tempo para a guerra. Este é o tempo para a guerra“, sublinhou Netanyahu numa conferência de imprensa recente, justificando a intervenção israelita em Gaza.

O ministro do Interior francês, Gérald Darmanin, anunciou numa entrevista, que após os ataques do Hamas do passado dia 7 de Outubro, foram registados 819 actos anti-semitas em território francês.

A crónica de Meurice está, agora, a ser considerada mais uma dessas acções anti-semitas e há franceses a sugerirem que se passe a usar, nas redes sociais, a hashtag #nazifierlesjuifsunenouvellemode (ou seja, nazificar os judeus, uma nova moda).

O advogado Gilles-William Goldnadel admite apresentar queixa na justiça contra o humorista, conforme declarações a um canal francês transcritas pelo jornal Le Figaro.

“Está a tornar-se uma especialidade do serviço público nazificar os judeus“, argumentou o advogado, notando que os comentários de Meurice são “ignominiosos” e que surgem numa altura em que “existe um perigo anti-semita muito grande em França”.

Entretanto, são feitas comparações entre Meurice e Dieudonné, outro humorista francês que ficou conhecido pelas tiradas anti-semitas e que foi condenado, por diversas vezes, por discriminação, ódio e violência racial e religiosa.

Além disso, reforçam-se as críticas por Meurice ser pago por uma Rádio pública e há quem faça apelos a sanções contra o humorista.

Susana Valente, ZAP //

5 Comments

  1. Ser-se perseguido, humilhado, maltratado, assassinado durante dois mil anos por gente que diz adorar um judeu pode não ser desculpa para o que Israel está a fazer em Gaza, mas ajuda a perceber…

  2. Há muitos anos que Israel mata os palestinianos diariamente e oprime cada vez mais o povo e o seu país. Tudo com a cumplicidade dos EUA e seus vassalos europeus. O Hamas reagiu ao que vem sendo feito há muitos anos, era inevitável.

  3. Bem ….vou-me abster de comentar . Contrariamente au Guillaume Meurice , nunca tive a oportunidade de verificar o estado do prepúcio de Netanyahu !. Também corre a Teoria que o Ti Adolfo tinha genes Judaicos . Isto é que vai p’ra aqui uma açorda ..hein !

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.