Ator francês Dieudonné banido do Facebook por comentários antissemitas

2

AlexandreHervaud / Flickr

O polémico humorista francês Dieudonné M’bala M’bala

O ator francês foi banido definitivamente do Facebook e do Instagram por causa dos comentários sobre as vítimas do Holocausto marcados por termos e expressões “desumanizantes contra os judeus”.

O anúncio do afastamento permanente de Dieudonné M’bala M’bala foi divulgado, esta segunda-feira, pelo Facebook, que também é proprietário da rede social Instagram.

“Em conformidade com a nossa política sobre indivíduos e organismos perigosos, banimos de forma permanente Dieudonné M’Bala M’Bala do Facebook e do Instagram. Banir uma pessoa de forma permanente dos nossos serviços é uma decisão que ponderamos cuidadosamente, mas os indivíduos e as organizações que atacam outras pessoas não têm lugar no Facebook e no Instagram”, disse à agência France Presse um porta-voz da empresa.

Nos últimos anos, o comediante francês, de 54 anos, que afirma ser ativista político, tem sido alvo de críticas pelos comentários contra os judeus. Em 2015, o ator e humorista foi condenado por um tribunal belga a dois meses de prisão efetiva e a uma multa de nove mil euros por antissemitismo e incitação ao ódio.

Antes, o humorista também foi acusado de terrorismo por um comentário acerca da campanha “Je Suis Charlie”.

Também foi proibido de entrar em território britânico, uma medida muito rara, depois de ter feito, num espetáculo em Nyon, na Suíça, a quenelle – um braço esticado em direção ao chão, e o outro braço cruzado a tocar o ombro.

O gesto, apresentado pelos defensores do humorista como “apenas um gesto antissistema”, é considerado por muitos como uma saudação nazi invertida ou um gesto antissemita.

ZAP // Lusa

2 Comments

    • Meu caro….em termos Políticos este Individuo nem é Carne nem Peixe. Começou com características de Esquerda e virou a casaca abraçando a Ideologia de Extrema Direita. É simplesmente um individuo sem carácter e de pouca dignidade !

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.