/

Netanyahu não conseguiu formar Governo em Israel. Segue-se Lapid

Hazem Bader / EPA

Esta quarta-feira, Reuven Rivlin, Presidente de Israel, chamou Yair Lapid, líder do partido Yesh Atid, para lhe entregar a responsabilidade de formar um Governo que consiga o apoio do Knesset (Parlamento).

O partido de Yair Lapid, o Yesh Atid, ficou em segundo lugar nas eleições de 23 de março, mas chegar a uma coligação de Governo não será tarefa fácil.

De acordo com o Público, o conhecido jornalista de 57 anos recebeu indicação de partidos tão diferentes como o seu próprio Yesh Atid, Kahol Levan, de Benny Gantz, e do Meretz, mais à esquerda (pacifista), de partidos à direita como o Nova Esperança (O “Likud sem Bibi”) e do Israel Nossa Casa (nacionalista, liderado pelo “russo” Avigdor Liebeman).

O diário salienta que estes partidos dão a Lapid 51 deputados entre 120, ainda insuficientes para uma maioria.

Agora, terá 28 dias para tentar formar uma coligação, o mesmo prazo dado a Benjamin Netanyahu, que terminou à meia-noite de terça-feira.

Em março, realizaram-se as quartas eleições em Israel e há quem mencione o cenário de uma quinta eleição. Lapid precisa de obter o apoio do partido Yamina, de Naftali Bennett, antigo aliado de Netanyahu.

Bennett teme os efeitos de se juntar a um Governo que possa ser visto como “de esquerda”, embora junte partidos de esquerda, centristas e de direita, incluindo um que saiu de uma cisão do Likud. Lapid até já ofereceu publicamente a hipótese a Bennett de ser o primeiro a ocupar a chefia, rotativa, de um Governo de unidade.

Mantém-se tudo em aberto e os próximos dias serão um teste. Há quem acredite que há duas hipóteses em cima da mesa: novas eleições ou a formação de um Governo de emergência alargado.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.