Votos contam-se até ao último. Netanyahu muito perto da vitória

2

Abir Sultan / EPA

As celebrações de Benjamin Netanyahu e a sua esposa, Sarah.

Os votos das eleições continuam a ser contados, mas tudo indica que Netanyahu está a caminho do seu quinto mandato como primeiro-ministro israelita. Apesar do empate com o seu principal opositor, é provável que seja feita uma coligação de direita.

De acordo com os órgãos de comunicação israelitas, cerca de 97% dos votos já foram contados. Com Netanyahu e Benny Gantz taco-a-taco na corrida eleitoral, a CNN prevê que cada um dos seus partidos ganhe 35 dos 120 lugares no parlamento.

No entanto, uma coligação entre os dois partidos ultra-ortodoxos e partidos de direita mais pequenos, pode garantir 65 lugares no Knesset, o parlamento israelita. A coligação será liderada pelo Likud de Netanyahu. Caso isto se verifique, o atual primeiro-ministro manterá a sua posição durante mais um mandato.

Depois do fecho das urnas, esta terça-feira, ambos os líderes partidários mostraram-se confiantes na vitória. “A direita representada pelo partido Likoud alcançou uma clara vitória nas eleições”, afirmou Netanyahu. Por sua vez, o seu rival Benny Gantz disse que o seu partido venceria e que “houve um claro ganhador e um claro perdedor“, referindo-se a Netanyahu.

Contudo, Benny Gantz não tem grande margem de manobra para uma coligação. Um possível bloco de centro-esquerda, apoiado pelos partidos árabes, apenas garantia 55 lugares no parlamento — dez lugares a menos do que a coligação liderada pelo Likud.

Mesmo assim, de acordo com o Jerusalem Post, Gantz recusa-se a desistir e Gantz alega que os resultados não foram definitivos e que ainda pode haver “movimentos eleitorais que nos permitam realizar manobras políticas”.

Gantz ainda esperançoso

O líder da coligação Azul e Branco disse que os resultados não devem “cobrir o sol de esperança que nós demos ao povo e à sociedade em Israel”. Gantz prometeu que iria dar um caminho diferente ao povo israelita e promete não desistir. Agora, admite que o seu opositor leva vantagem na corrida eleitoral, mas que os resultados “contam uma história inacabada”.

No entanto, todas as previsões apontam para que Netanyahu garanta o seu quinto mandato como primeiro-ministro. A única condicionante será caso alguns dos partidos de direita mais pequenos decidam apoiar a oposição — o que, segundo os especialistas, é improvável que aconteça.

A CNN explica que, oficialmente, cabe ao presidente, Reuven Rivlin, decidir quem tem a tarefa de formar o próximo governo. Rivlin irá anunciar a decisão, após consultar os chefes dos partidos políticos que conseguiram votos suficientes para entrar no Knesset.

Essas consultas demoram um par de dias e o presidente provavelmente anunciará sua decisão dentro da próxima semana.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

2 Comments

  1. Depois dos EUA e do Brasil, segue-se Israel, com eleições ganhas com o apoio de fanáticos religiosos!…
    E já se sabe que nos paises onde a religião se mistura com o Estado, tem dado um belo resultado!

  2. Perante a ameaça do Islão, as populações têm sabido escolher aqueles que colocam a defesa como objectivo primeiro.
    Netanyahu garante aos israelitas que com ele, os islâmicos pensam umas dez vezes antes de atacar.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.