Votos contam-se até ao último. Netanyahu muito perto da vitória

Abir Sultan / EPA

As celebrações de Benjamin Netanyahu e a sua esposa, Sarah.

Os votos das eleições continuam a ser contados, mas tudo indica que Netanyahu está a caminho do seu quinto mandato como primeiro-ministro israelita. Apesar do empate com o seu principal opositor, é provável que seja feita uma coligação de direita.

De acordo com os órgãos de comunicação israelitas, cerca de 97% dos votos já foram contados. Com Netanyahu e Benny Gantz taco-a-taco na corrida eleitoral, a CNN prevê que cada um dos seus partidos ganhe 35 dos 120 lugares no parlamento.

No entanto, uma coligação entre os dois partidos ultra-ortodoxos e partidos de direita mais pequenos, pode garantir 65 lugares no Knesset, o parlamento israelita. A coligação será liderada pelo Likud de Netanyahu. Caso isto se verifique, o atual primeiro-ministro manterá a sua posição durante mais um mandato.

Depois do fecho das urnas, esta terça-feira, ambos os líderes partidários mostraram-se confiantes na vitória. “A direita representada pelo partido Likoud alcançou uma clara vitória nas eleições”, afirmou Netanyahu. Por sua vez, o seu rival Benny Gantz disse que o seu partido venceria e que “houve um claro ganhador e um claro perdedor“, referindo-se a Netanyahu.

Contudo, Benny Gantz não tem grande margem de manobra para uma coligação. Um possível bloco de centro-esquerda, apoiado pelos partidos árabes, apenas garantia 55 lugares no parlamento — dez lugares a menos do que a coligação liderada pelo Likud.

Mesmo assim, de acordo com o Jerusalem Post, Gantz recusa-se a desistir e Gantz alega que os resultados não foram definitivos e que ainda pode haver “movimentos eleitorais que nos permitam realizar manobras políticas”.

Gantz ainda esperançoso

O líder da coligação Azul e Branco disse que os resultados não devem “cobrir o sol de esperança que nós demos ao povo e à sociedade em Israel”. Gantz prometeu que iria dar um caminho diferente ao povo israelita e promete não desistir. Agora, admite que o seu opositor leva vantagem na corrida eleitoral, mas que os resultados “contam uma história inacabada”.

No entanto, todas as previsões apontam para que Netanyahu garanta o seu quinto mandato como primeiro-ministro. A única condicionante será caso alguns dos partidos de direita mais pequenos decidam apoiar a oposição — o que, segundo os especialistas, é improvável que aconteça.

A CNN explica que, oficialmente, cabe ao presidente, Reuven Rivlin, decidir quem tem a tarefa de formar o próximo governo. Rivlin irá anunciar a decisão, após consultar os chefes dos partidos políticos que conseguiram votos suficientes para entrar no Knesset.

Essas consultas demoram um par de dias e o presidente provavelmente anunciará sua decisão dentro da próxima semana.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Depois dos EUA e do Brasil, segue-se Israel, com eleições ganhas com o apoio de fanáticos religiosos!…
    E já se sabe que nos paises onde a religião se mistura com o Estado, tem dado um belo resultado!

  2. Perante a ameaça do Islão, as populações têm sabido escolher aqueles que colocam a defesa como objectivo primeiro.
    Netanyahu garante aos israelitas que com ele, os islâmicos pensam umas dez vezes antes de atacar.

RESPONDER

Vénus é um "planeta russo", diz o diretor da Roscosmos

O diretor da agência espacial russa (Roscosmos), Dmitry Rogozin, disse na semana passada que Vénus é um "planeta russo", aludindo às expedições bem sucedida do seu país no planeta em meados dos anos 60, 70 …

Entrevista a Bruno Cunha, que quase morreu 7 vezes numa jogada

Postura descontraída, sorriso permanente, adora o voleibol e não procura maior reconhecimento. Bruno Cunha, 23 anos, internacional português. Reforçou a Fonte do Bastardo para a nova época e já foi uma das figuras no «jogo grande» …

Inventor português e Huawei chegam a acordo

O jornal Público avança esta sexta-feira que a produtora de telemóveis inteligentes Huawei chegou a acordo com Rui Pedro Oliveira, o empresário português que a acusava de lhe ter roubado uma ideia. Em causa estava …

OLX regista queda na procura de casas, mas oferta de imóveis subiu 228% em relação a 2019

A pandemia afetou várias áreas da economia e o setor imobiliário não fugiu à regra. De acordo com o Público, a procura de casas para alugar na plataforma OLX teve uma queda abrupta entre os …

Recurso de Sócrates distribuído a Rangel foi redigido por Fátima Galante

Um recurso de José Sócrates, no âmbito da Operação Marquês, distribuído em 2015 ao juiz Rui Rangel, foi, afinal, redigido pela desembargadora Fátima Galante, sua mulher, revela a acusação da Operação Lex. Segundo a acusação do processo …

Filme sobre Snu Abecassis e Francisco Sá Carneiro estreia na RTP1

Snu, a produção realizada por Patrícia Sequeira e lançada nos cinemas portugueses em março do ano passado, chega à RTP1, esta segunda-feira (21), às 22h30. O filme retrata a história romântica de Snu Abecassis e …

Há mais recuperados do que apontam os dados oficiais

A diretora-geral da Saúde admitiu esta segunda-feira que o número de doentes recuperados de covid-19 é superior ao apontado pelos dados oficiais, disponibilizados no boletim diário da DGS, por atrasos na notificação. “Sabemos que há mais …

E agora, o Famalicão-Benfica em versão musical

Senhoras e senhores, bem-vindos à CoronaLiga 2020/2021. Não é ao mambo número cinco. O Lou Bega não sabe o que está a dizer. Ou a cantar. David Lubega. Talvez muita gente não saiba que nasceu em …

StayAway Covid conta mais de um milhão de utilizadores

StayAway Covid, a aplicação móvel que permite rastrear as redes de contágio de covid-19, já foi descarregada por mais de um milhão de pessoas, 19 dias após o seu lançamento. O administrador do Instituto de Engenharia …

Bielorrússia. 440 pessoas detidas violentamente após se juntarem na "marcha da justiça"

Mais de 440 pessoas foram detidas no domingo em várias cidades da Bielorrússia por participarem em protestos contra o Presidente do país, Alexander Lukashenko, informou esta segunda-feira o Ministério do Interior bielorrusso. Em todo o país, …