Neste momento, há 24 portugueses procurados pela Interpol

World Economic Forum / Flickr

O secretário-geral da Interpol, Ronald K. Noble

O secretário-geral da Interpol, Ronald K. Noble

A Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol) procura 24 cidadãos portugueses, a maioria a pedido das autoridades judiciais brasileiras para cumprimento de penas de prisão por tráfico de droga e tráfico internacional de pessoas para exploração sexual.

Segundo a lista publicada no site da Interpol, seis portugueses, com idades entre os 45 e os 69 anos, são procurados pelas autoridades brasileiras por tráfico internacional de drogas.

As autoridades do Brasil também procuram outros quatro portugueses, com idades entre os 33 e 67 anos, para cumprimento de pena por tráfico internacional para fins de exploração sexual.

Um luso-francês de 51 anos é procurado por tráfico de mulheres, através de fraude, para obter vantagens económicas.

Na lista consta ainda o antigo deputado social-democrata e advogado Duarte Lima, acusado pelas autoridades judiciais brasileiras de ter assassinado em 2009, nos arredores do Rio de Janeiro, Rosalina Ribeiro, que foi companheira do milionário português Lúcio Tomé Feiteira.

As autoridades judiciais brasileiras pediram igualmente ajuda à Interpol para saber o paradeiro de um outro português de 52 anos, por fraude e ameaça, outros dois por homicídio e um por crime contra o património.

Da lista da Interpol consta também Telma Sofia Couto Garcia, uma médica portuguesa de 28 anos que é procurada pelas autoridades suíças para cumprimento de pena por homicídio, assalto e sequestro contra o marido.

A Interpol recebeu mais três pedidos desta vez das autoridades norte-americanas para encontrarem cidadãos portugueses para cumprirem a sentença dos tribunais, um por agressão sexual agravado, outro por homicídio e furto, e outro por homicídio e tentativa de homicídio.

As autoridades macaenses e chinesas procuram um homem e uma mulher, ambos com nacionalidade chinesa e portuguesa, por suborno, branqueamento de capitais e património injustificado.

De acordo com a Interpol, há ainda um português de 52 anos procurado pelas autoridades judiciais do Luxemburgo para cumprir pena por violência doméstica e abuso de confiança.

As autoridades venezuelanas também pediram ajuda para detetar um português para cumprir pena por branqueamento de capitais, associação criminosa, fraude, contrabando e operações ilegais em salas de jogo e casinos.

Já as autoridades portuguesas pediram auxílio à Interpol para encontrar um português, de 37 anos, para cumprir pena por assalto com violência.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

O Projeto Galileu quer provar a existência de aliens através da tecnologia deixada para trás

Investigadores vão centrar o seu trabalho na procura de objetos físicos associados a equipamento tecnológico extraterrestre, em oposição às pesquisas anteriores que se focaram em sinais eletromagnéticos. Um grupo de investigadores de Universidade de Harvard está …

O tesouro dos Templários pode estar escondido debaixo de uma casa em Inglaterra

Um historiador inglês alega que um edifício histórico em Burton, em Inglaterra, é onde está escondido o lendário tesouro dos Templários. Existem várias lendas sobre um tesouro que alguns templários conseguiram esconder do rei francês Filipe …

O núcleo interno da Terra está a crescer mais de um lado do que do outro

O núcleo interno da Terra está a crescer mais de um lado do que do outro. No entanto, isto não quer dizer que o nosso planeta esteja a ficar inclinado. Mais de 5.000 quilómetros abaixo de …

Incêndios devastam sul da Europa e obrigam a retirar moradores e turistas

Dezenas de aldeias e hotéis foram este domingo evacuados nas zonas turísticas do sul da Turquia devido a incêndios que começaram há cinco dias e já mataram oito pessoas no país, devastando também regiões da …

Há uma empresa a transformar as cinzas de entes queridos em diamantes

Uma empresa norte-americana transforma cinzas de entes queridos — e animais de estimação — em diamantes, que podem ser colocados em anéis ou colares. Lidar com a morte de um ente querido é sempre uma altura …

Pianista de aeroporto ganhou 60 mil dólares em gorjetas

Tonee "Valentine" Carter, que toca piano num aeroporto norte-americano, ganhou 60 mil dólares (cerca de 50.800 mil euros) depois de um estranho partilhar um vídeo seu a tocar. Tonee "Valentine" Carter, de 66 anos, não é …

Youtubers denunciam campanha de fake news contra vacina da Pfizer

De acordo com a imprensa brasileira, uma agência de marketing terá tentado que influenciadores digitais de todo o mundo partilhassem desinformação sobre as vacinas contra a covid-19. A denúncia foi feita por alguns dos influenciadores …

Na Tailândia, a legalização do aborto enfrenta "resistência espiritual"

Desde fevereiro, qualquer pessoa que procure fazer um aborto na Tailândia consegue fazê-lo legalmente, pelo menos no primeiro trimestre. Ainda assim, muitos médicos e enfermeiros recusam-se a levar a cabo o procedimento. A advogada Supecha Baotip …

Haiti. Viúva do presidente assassinado implica seguranças no crime

Martine Moise, a viúva do presidente haitiano Jovenel Moise — assassinado na sua residência por um comando armado no início de julho — descreveu abertamente o ataque e partilhou as suas suspeitas sobre o crime …

Covid-19. Portugal regista 2.306 novos casos e aumento nos internados

Portugal registou este domingo 2.306 novos casos de infeção por covid-19 e mais oito mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).  Portugal regista este domingo oito mortes atribuídas à covid-19, 2.306 novos casos …