Neste momento, há 24 portugueses procurados pela Interpol

World Economic Forum / Flickr

O secretário-geral da Interpol, Ronald K. Noble

O secretário-geral da Interpol, Ronald K. Noble

A Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol) procura 24 cidadãos portugueses, a maioria a pedido das autoridades judiciais brasileiras para cumprimento de penas de prisão por tráfico de droga e tráfico internacional de pessoas para exploração sexual.

Segundo a lista publicada no site da Interpol, seis portugueses, com idades entre os 45 e os 69 anos, são procurados pelas autoridades brasileiras por tráfico internacional de drogas.

As autoridades do Brasil também procuram outros quatro portugueses, com idades entre os 33 e 67 anos, para cumprimento de pena por tráfico internacional para fins de exploração sexual.

Um luso-francês de 51 anos é procurado por tráfico de mulheres, através de fraude, para obter vantagens económicas.

Na lista consta ainda o antigo deputado social-democrata e advogado Duarte Lima, acusado pelas autoridades judiciais brasileiras de ter assassinado em 2009, nos arredores do Rio de Janeiro, Rosalina Ribeiro, que foi companheira do milionário português Lúcio Tomé Feiteira.

As autoridades judiciais brasileiras pediram igualmente ajuda à Interpol para saber o paradeiro de um outro português de 52 anos, por fraude e ameaça, outros dois por homicídio e um por crime contra o património.

Da lista da Interpol consta também Telma Sofia Couto Garcia, uma médica portuguesa de 28 anos que é procurada pelas autoridades suíças para cumprimento de pena por homicídio, assalto e sequestro contra o marido.

A Interpol recebeu mais três pedidos desta vez das autoridades norte-americanas para encontrarem cidadãos portugueses para cumprirem a sentença dos tribunais, um por agressão sexual agravado, outro por homicídio e furto, e outro por homicídio e tentativa de homicídio.

As autoridades macaenses e chinesas procuram um homem e uma mulher, ambos com nacionalidade chinesa e portuguesa, por suborno, branqueamento de capitais e património injustificado.

De acordo com a Interpol, há ainda um português de 52 anos procurado pelas autoridades judiciais do Luxemburgo para cumprir pena por violência doméstica e abuso de confiança.

As autoridades venezuelanas também pediram ajuda para detetar um português para cumprir pena por branqueamento de capitais, associação criminosa, fraude, contrabando e operações ilegais em salas de jogo e casinos.

Já as autoridades portuguesas pediram auxílio à Interpol para encontrar um português, de 37 anos, para cumprir pena por assalto com violência.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Parlamento aprova novo decreto sobre inseminação post mortem após veto de Marcelo

O Parlamento aprovou, esta sexta-feira, um novo decreto sobre a inseminação post mortem, com propostas de alteração do PS, BE, PCP, PAN e PEV para responder às dúvidas levantadas pelo Presidente da República no veto …

PJ faz buscas na provedoria da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

A Polícia Judiciária (PJ) efetuou, na manhã desta sexta-feira, buscas na provedoria da Santa Casa de Misericórdia de Lisboa para "recuperação de documentação", no decurso de uma investigação da Unidade Nacional de Combate à Corrupção. Fonte …

Combate à corrupção e ao branqueamento recebe apenas "migalha" da bazuca

Dos 266,9 milhões de euros do PRR que serão investidos pelo Governo na área da Justiça, apenas 0,37% é destinado à PGR e ao DCIAP. O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) prevê um investimento de …

Auditoria às sondagens das autárquicas. Não houve erro, mas "mecanismos" que mudaram opiniões

A auditoria interna realizada pela Intercampus às sondagens pré-eleitorais das últimas eleições autárquicas, que foram muito criticadas, não detetou erros. Assim, o que pode explicar as divergências são "mecanismos" que fazem mudar a opinião das …

Partidos alertam que demora no leilão do 5G está a atrasar a rede de alta velocidade em Portugal

O leilão para a quinta geração de comunicações móveis (5G) dura há quase 200 dias e está a atrasar a implementação da rede de alta velocidade em Portugal. Neste sentido, os partidos, tanto à esquerda como …

Rainha Isabel II está "bem-disposta" depois de passar noite no hospital e já voltou a Windsor

A visita ao hospital de Isabel II foi preventiva e nada teve a ver com a covid-19, confirmou a família real. A monarca vai continuar a descansar nos próximos dias. Depois de ter passado uma noite …

Caso Gabby Petito. Restos mortais encontrados pertencem ao namorado da jovem

As autoridades norte-americanas confirmaram que os restos mortais encontrados na quarta-feira são de Brian Laundrie. Identificação foi feita através de registos dentários. “No dia 21 de outubro de 2021, uma comparação de registos dentários confirmou que …

Rui Rio, líder do Partido Social Democrata (PSD)

Rui Rio apresenta hoje recandidatura à liderança no Porto

Depois de semanas a manter o tabu sobre a sua recandidatura, Rio decidiu mesmo avançar contra Paulo Rangel. O eurodeputado já saudou a decisão. O presidente do PSD, Rui Rio, apresenta hoje publicamente a sua recandidatura …

Trabalho não declarado passa a ser crime com pena de prisão até 3 anos

O Governo aprovou uma proposta de alteração à legislação laboral que prevê a criminalização do trabalho totalmente não declarado, com pena de prisão até três anos ou multa até 360 dias. Esta medida de combate ao …

"Não é o arguido que decide ter Alzheimer." Advogado de Salgado critica recusa em suspender o processo

Depois de o juiz que está a julgar o ex-presidente do Banco Espírito Santo (BES), no âmbito da Operação Marquês, ter recusado suspender o julgamento, Francisco Proença de Carvalho critica a decisão. O julgamento continua …