Nesta cidade da Finlândia, cada bebé vale 10 mil euros

Desde 2013, todos os bebés nascidos em Lestijärvi, uma das mais pequenas cidades da Finlândia, “vale” dez mil euros a serem pagos num período de dez anos.

Nesse ano, o governo de Lestijärvi decidiu combater a diminuição das taxas de natalidade e a perda de população da cidade, uma vez que apenas uma criança tinha nascido no ano anterior. O município introduziu um incentivo chamado “baby bonus”, que um residente poderia receber se tivesse um filho, tendo direito a dez mil euros, a serem pagos ao longo de 10 anos.

Desde então, de acordo com a BBC, nasceram quase 60 crianças naquela cidade – mais do que as 38 crianças que nasceram nos sete anos anteriores. Estes nascimentos representam um grande impulso para a vila com menos de 800 habitantes.

Jukka-Pekka Tuikka, de 50 anos, e a sua esposa Janika, de 48 anos, são beneficiários de um “baby bonus”. Ambos são empresários do setor agrícola. A sua segunda filha, Janette, nasceu em 2013, a tempo de poder ser chamada “a menina de dez mil euros”. “Estávamos a planear ter um segundo filho há algum tempo e estávamos a ficar mais velhos”, explicou Tuikka, em declarações à BBC. “Por isso não posso dizer que o dinheiro influenciou a nossa decisão de ter um bebé”.

Mesmo assim, Tuikka acredita que o incentivo é uma medida importante que demonstra que os líderes locais estão interessados ​​em ajudar as famílias. Tuikka economizou a maior parte dos seis mil euros que a sua família recebeu até agora e planeia usá-los de uma maneira que os beneficie a todos no futuro.

A Finlândia tem muitos programas para famílias, incluindo o mundialmente famoso kit básico para bebés, um benefício mensal para crianças de cerca de 100 euros por criança e uma licença de paternidade partilhada que dura até nove meses com 70% do salário pago.

Atualmente, vários municípios finlandeses introduziram o “baby bonus”, variando de 200 a dez mil euros. No entanto, apesar dos incentivos locais, a taxa de natalidade nacional da Finlândia não é a melhor.

Como em muitos outros países europeus, a taxa de natalidade finlandesa diminuiu significativamente na última década. Em 2018, atingiu um recorde mínimo de 1,4 filhos por mulher, comparada a uma taxa de reposição de 2,1. Dez anos antes, em 2008, a taxa de natalidade era de 1,85.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Maduro propõe neutralizar sanções norte-americanas com Lei Antibloqueio

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, entregou na terça-feira um projeto de Lei Antibloqueio à Assembleia Constituinte (AC, composta unicamente por simpatizantes do regime) para neutralizar os efeitos das sanções impostas pelos Estados Unidos (EUA) …

Subsídio aos pobres na pandemia "não pode ser para sempre"

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse esta terça-feira que os subsídios destinados aos mais pobres pelo Congresso no âmbito da luta contra a pandemia de covid-19 “infelizmente para os demagogos e comunistas, não pode …

Reembolso do IVA do turismo e restauração pode demorar um ano se vier no IRS

A partir de 2021 os contribuintes poderão receber parte do valor do IVA de consumos no setor do turismo e restauração, medida anunciada pelo Governo na segunda-feira e que, antecipou a Deloitte, pode ser concretizada …

Novo lay-off passa a ser acessível para empresas com perdas entre 25% e 40%

As empresas com quebras de faturação homólogas entre 25% e 40% vão poder recorrer ao apoio à retoma progressiva, instrumento que passa também permitir a redução até 100% do horário quando a quebra de faturação …

Associação das Forças Armadas considera diretiva para comunicação inclusiva uma "provocação"

O presidente do Conselho Nacional da Associação de Oficiais das Forças Armadas (AOFA) afirmou que a nova diretiva do Governo que implementa uma comunicação inclusiva em todos os documentos oficiais é uma provocação aos militares …

60 milhões de infetados na Índia? Casos podem ser 10 vezes mais do que os números oficiais

Mais de 60 milhões de pessoas na Índia podem ter sido infetadas com o novo coronavírus, dez vezes mais que os números oficiais, anunciaram esta terça-feira autoridades médicas responsáveis pela pandemia, citando um estudo nacional …

Mais dois projetos do Chega "chumbados" na comissão de Assuntos Constitucionais

A comissão de Assuntos Constitucionais concluiu esta quarta-feira pela inconstitucionalidade de duas iniciativas do Chega, um projeto de lei para limitar o número de ministros e uma resolução a propor um referendo para reduzir o …

Mourinho, Dier, Lineker: "Os jogadores deixaram de fazer aquilo no relvado?"

Mais do que a vitória sobre o Chelsea, o jogo do Tottenham na Taça da Liga vai ser recordado durante muito tempo por outro motivo... E Mourinho criticou as datas dos jogos. O Tottenham levou a …

"Erro grosseiro". Câmara de Lisboa assume responsabilidade pelo acidente no metro

O presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, disse esta quarta-feira que o desabamento que ocorreu terça-feira no túnel do metro na Praça de Espanha decorreu de um "erro grosseiro" numa obra da autarquia, assegurando …

Portugal com mais oito mortos e 825 novos casos

Portugal contabiliza hoje mais oito mortos relacionados com a covid-19 e 825 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Desde o início da pandemia, Portugal já …