/

Nem todas as pessoas vacinadas vão ficar imunizadas, avisa DGS

2

Tiago Petinga / Lusa

A diretora-geral da Saúde avisou esta terça-feira que nem todas as pessoas vacinadas contra a covid-19 vão ficar imunizadas, uma vez que a vacina administrada não é 100% eficaz e ainda não há imunidade de grupo.

Graças Freitas falava na habitual conferência de imprensa na Direção-Geral da Saúde (DGS), em Lisboa, sobre a evolução da pandemia da covid-19 em Portugal.

Vacinar não quer dizer abandonar critérios de proteção“, frisou, advertindo que “nem todas” as pessoas vacinadas “vão ficar imunizadas”. “A vacina não é 100% eficaz e nós não temos ainda imunidade de grupo”, justificou.

Graça Freitas reforçou, por isso, a necessidade de se manterem medidas de proteção até se atingir a imunidade de grupo, como o uso de máscaras, a higienização das mãos, a ventilação de espaços e o distanciamento físico.

A campanha de vacinação contra a covid-19 iniciou-se em Portugal em 27 de dezembro com a inoculação de profissionais de saúde nos hospitais.

Na segunda-feira, foi alargada aos lares de idosos.

A vacina que está a ser administrada é a do consórcio Pfizer-BioNTech, para cujo uso de emergência foi aprovada em 21 de dezembro pela Agência Europeia do Medicamento.

Até à data foram dadas em Portugal 32 mil doses.

Em Portugal, morreram 7.286 pessoas dos 436.579 casos de infeção de covid-19 confirmados, de acordo com o boletim mais recente da DGS. O país contabilizou esta terça-feira mais 90 mortes e 4.956 novos casos de infeção pelo novo coronavírus.

Em declarações ao jornal Observador, o especialista Carlos Antunes considerou que Portugal já entrou numa terceira vaga da doença, alertando ainda que as novas infeções registadas diariamente podem “chegar a valores insuportáveis”.

ZAP // Lusa

2 Comments

  1. Este governo comandado pelo maior genocida da História de Portugal , nem Salazar causou tantas mortes em 13 anos de guerra , vai a todo o custo brincando com o número de mortes e outros não Covid que acabam por serem exterminados no seguimento da cultura comunista , fascista e nacional socialismo em vigor na geringonça Portuguesa de fazer inveja à de Stalin , Mussolini e Hitler . Bastavam 15 dias ou 20 dias de Estado de Emergência a sério para confinar as pessoas e se ter evitado o abismo hoje em vigor no SNS . Mas não , andam agora a debater por esta hora a brincadeira esfarrapada e carnavalesca da festa da Covid apoiada num alegado Estado de Emergência da banha da cobra . Sem ou com Estado de Emergência igual aos existentes até hoje , o resultado é o mesmo . Faça chuva ou caiam picaretas , este vírus adora o Estado de Emergência em Portugal para se replicar tal como lhe apetece na gana . Que vergonha este governo comandado por um comentador intitulado Presidente de Portugal . Hoje precisamos de um Ramalho Eanes ou melhor de um Otelo para acabar com o genocídio da população Portuguesa . Os militares tomem conta das ruas , não percam tempo , caso virá o tempo em que só andam nas ruas os infetados e os poucos não infetados estarão munidos de caçadeiras protegidos . Não é filme , vai ser realidade e ainda nem um ano passou … esperem sentados .

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.