Nem toda a Grande Muralha da China foi construída para deter invasores

matt512 / Flickr

Grande Muralha da China

Uma nova investigação sugere que o segmento norte da Grande Muralha da China foi construído não para bloquear exércitos invasores, mas para controlar a população.

De acordo com o site Science Alert, que cita a agência AFP, investigadores cartografaram totalmente, pela primeira vez, o Muro de Genghis Khan (ou Northern Line), segmento norte da Grande Muralha da China com cerca de 740 quilómetros.

“Antes da nossa pesquisa, a maioria das pessoas pensava que o objetivo do muro era parar o Exército de Genghis Khan” [conquistador mongol], declarou Gideon Shelach-Lavi, arqueólogo da Universidade Hebraica de Jerusalém, que liderou este estudo durante dois anos, entretanto publicado na revista científica Antiquity.

(dr) Shelach-Lavi et al., Antiquity, 2020

Vista aérea de parte do Muro de Genghis Khan, na Grande Muralha da China

Mas este segmento norte da muralha, situado principalmente na Mongólia, é relativamente baixo e fica perto de vários caminhos, apontando para funções não militares. “A nossa conclusão é que se tratava mais de controlar ou bloquear o movimento de pessoas e animais, possivelmente para taxá-los”, acrescentou.

A construção da Grande Muralha da China, dividida em secções que se estendem por milhares de quilómetros, começou no século III A.C. e continuou durante vários séculos. Este muro específico foi construído durante o Período Medieval (séculos XI-XIII), una era que vio el surgimiento de Genghis Khan.

Com a ajuda de investigadores da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, e da Academia de Ciências da Mongólia, Shelach-Lavi e a sua equipa recorreram a drones, imagens de satélite de alta resolução e ferramentas arqueológicas tradicionais para mapear o muro e encontrar artefactos que os ajudaram a determinar as datas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Candidaturas a astronauta da Agência Espacial Europeia encerram na sexta-feira

Os candidatos têm de ter, pelo menos, um mestrado e experiência profissional, serem fluentes em inglês e ter mais de 1,30 metros.  O prazo para apresentação de candidaturas a vagas para novos astronautas da Agência Espacial …

Dois meses no escuro. Valentina Miozzo passou a quarentena sozinha no Ártico

A pandemia de covid-19 foi um duro golpe de solidão forçada para a maioria das pessoas, mas para a italiana Valentina Miozzo foi a oportunidade perfeita para usufruir de alguns momentos a sós. A meio da …

Pedras misteriosas provocam "corrida aos diamantes" na África do Sul

Uma verdadeira "febre de diamantes" assolou a vila de KwaHlathi, na província de KwaZulu-Natal, litoral da África do Sul. Centenas de pessoas, com utensílios caseiros a servir de engenhos de mineração, ocuparam um terreno à …

Designer cria um "terceiro olho" para quem vive agarrado ao telemóvel

Um designer industrial sul-coreano criou, recentemente, um “terceiro olho” para ajudar aqueles que, mesmo em andamento, não conseguem tirar os olhos do telemóvel. O designer industrial Minwook Paeng criou recentemente o The Third Eye ('terceiro olho' …

Depois de Ronaldo e da Coca Cola, Pogba imitou-o com a Heineken (e a UEFA podia castigar Portugal e França)

Após Cristiano Ronaldo ter removido duas garrafas de Coca Cola da mesa onde se sentou para uma conferência de imprensa no Euro 2020, foi a vez do francês Paul Pogba ter feito o mesmo com …

Adeptos portugueses proibidos de entrar na "fan zone" de Budapeste

Momento confuso numa zona da capital da Hungria, na véspera do jogo com Portugal, na estreia no Europeu 2020. A Hungria não escapou ao coronavírus mas, entre os países que recebem jogos do Europeu 2020, é …

Mulher recebe quatro certificados de imunidade - e nenhum é válido

O governo da Hungria está a emitir cartões que garantem que determinada pessoa, na teoria, é imune ao coronavírus. Mas nem tudo corre bem. A vida nas ruas da Hungria é diferente do que se vive …

Novo vídeo mostra morcegos vivos em laboratório de Wuhan (e adensa o mistério sobre a origem da pandemia)

Para já, é possível afirmar que o consenso científico aponta para a origem zoonótica do novo coronavírus, que confirma a versão chinesa de que o patógeno passou de morcegos para um animal e desse para …

Canal 11 anuncia jogos que não transmite (e avisou 5 minutos antes)

Sucedem-se os casos de jogos de futebol que, apesar de estarem inseridos na programação oficial do canal, não são transmitidos, ou são transmitidos noutro dia. Último caso aconteceu em Varzim. O Canal 11 revolucionou a transmissão …

Quadro clínico do candidato do PS à Câmara de Viseu “agrava-se substancialmente”

No domingo, João Azevedo foi internado na unidade de cuidados intensivos coronários do Centro Hospitalar Tondela-Viseu devido a um problema cardiovascular e o estado de saúde agravou-se nas últimas horas. A situação clínica do candidato do …