Negociações Rússia-Ucrânia: “É muito complexo. Mas haverá cedências”

2

Mikhail Podolyak acredita que, no entanto, vai haver espaço para cedências. Russos terão controlado totalmente a região de Kherson.

Esta quarta-feira será dia de novas negociações entre responsáveis de Rússia e Ucrânia, à procura de uma solução para o conflito na Ucrânia.

Nesta terça-feira os assuntos seriam questões gerais de regulação, cessar-fogo e retirada de tropas do território ucraniano, escreveu Mykhailo Podolyak.

O assessor do presidente Volodymyr Zelenskyy, e um dos líderes do lado ucraniano nas negociações, afirmou ao final do dia que o processo de negociação é “muito complexo e viscoso“.

“Há contradições fundamentais”, lamentou o dirigente, que no entanto afirmou que está a ser discutido um acordo para o futuro e que tem esperança num bom desfecho: “Certamente haverá espaço para cedências“.

Oleksiy Arestovich, conselheiro do chefe de gabinete de Zelenskyy, afirmou que a guerra deverá terminar no início de Maio.

A agência estatal RIA Novosti indica que Dmitry Peskov, assessor do presidente da Rússia, Vladimir Putin, não quer fazer previsões. Aguarda resultados destas reuniões.

Putin, alega que, do lado ucraniano, não tem havido uma atitude séria no sentido de encontrar soluções mutuamente aceitáveis.

A NATO terá agendado para o dia 24 de Março uma nova reunião extraordinária, para falar sobre a crise na Ucrânia.

Nesta terça-feira, ainda segundo a RIA Novosti, os militares russos passaram a controlar totalmente a região de Kherson.

Iryna Vereshchuk, vice-primeira-ministra da Ucrânia, contou que o corredor humanitário permitiu, ao longo deste dia, evacuar 20 mil pessoas da zona de Mariupol.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

2 Comments

  1. ‘Putin, alega que, do lado ucraniano, não tem havido uma atitude séria…”
    Não admira que o Trumpa e o Bolsonabo idolatrem este Hilter russo – vivem todos numa realidade paralela!…

  2. Essa de o putin querer que a Ucrânia se desmilitarize………porque não se desmilitariza a rússia para ver o que é bom. Quer ser dono do mundo e dos outros.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.