A gigante tecnológica HP confirmou, esta quarta-feira, que estão em curso negociações com a Xerox para que esta última adquira a primeira.
A notícia foi inicialmente avançada pelo Wall Street Journal, que adiantava que a Xerox podia oferecer mais de 27 mil milhões de dólares pela empresa fundada por David Packard, Bill Hewlett e Martin Atalla. Segundo o Tech Crunch, a HP já veio confirmar que o assunto está a ser discutido entre as duas empresas e que recebeu uma oferta da Xerox.
Segundo o The Wall Street Journal, que citava algumas fontes, o conselho de administração da Xerox reuniu-se na terça-feira para deliberar sobre um acordo que pode resultar numa poupança anual de dois mil milhões de dólares.
Na altura ainda não era certo que a empresa iria mesmo avançar. Contudo, qualquer oferta iria avaliar a HP acima do valor de mercado. A Xerox, que fabrica impressoras, tem uma capitalização de mercado de 8,05 mil milhões de dólares, menos de um terço dos 27,27 mil milhões da HP.
A oferta surge depois de, no mês passado, a HP ter informado que vai reduzir o número de colaboradores entre 7.000 e 9.000 até ao final do ano 2022, no âmbito de um plano de reestruturação que estima uma poupança de mil milhões de dólares por ano.
Na terça-feira, a Xerox anunciou também que vai vender a sua participação de 25% na Fuji Xerox por 2,3 mil milhões de dólares.