Necrópole de 8 mil anos e restos de “princesa” encontrados na Sibéria

fantom-rus22 / Yandex

Formações rochosas nas imponentes Montanhas Altai, na Sibéria, Rússia

Um grupo de arqueólogos russos descobriu a necrópole mais antiga das montanhas Altai, na Sibéria. Os restos mortais encontrados datam do período neolítico e foram enterrados numa das regiões mais atraentes da Sibéria, num promontório do rio Chumysh.

Os arqueólogos da Universidade Estatal de Altai interessaram-se inicialmente por este promontório não por razões científicas, mas económicas: vai passar pelo local um gasoduto que ligará esta região da Rússia à China, e, de acordo com as leis russas, o terreno tem que ser previamente escavado em busca de antiguidades.

E a referida lei mostrou desta vez a sua razão de ser. no decurso das obrigatórias escavações, foi descoberta uma necrópole com oito mil anos de idade.

As ossadas encontradas pertenciam a pessoas que foram enterradas de costas, cercadas por oferendas funerárias: ferramentas de pedra, objectos de osso e inúmeras jóias feitas de pedras e ossos, a maior parte dos quais dentes perfurados de animais. Entre os artefactos, foi encontrado uma peça de escultura de pedra em forma de peixe.

“Há muitas esculturas desse tipo perto de Baikal, mas até agora não tinham sido encontradas nesta região. Eram usados, provavelmente, como acessórios para a pesca, como iscos, e também como objectos rituais”, explica Sergei Grushin, professor da Universidade Estatal de Altai, citado pelo portal Altapress.

Uma outra descoberta interessante foi o túmulo de um homem que tem junto da sua mão um bastão de osso, feito de uma costela de alce, decorado com a cabeça esculpida de um alce. Segundo Grushin, durante o neolítico, o alce era objecto de caça na região.

(dr) Siberian Times

Um bastão de osso, feito de uma costela de alce, está decorado com a cabeça esculpida de um alce

Perto dele foi encontrado o túmulo de uma mulher, baptizada pela imprensa local como a “princesa de Chumysh“, que conservou até hoje a sua banda de couro decorada com pendentes e placas de bronze para adornar a cabeça, bem como vestígios de cabelo entrançado e elementos de roupa, em couro e feltro.

(dr) Altapress

A “princesa de Chumysh” conservou a banda de couro decorada com pendentes e placas de bronze para adornar a cabeça

O promontório nas margens do Chumish foi usado por diferentes gerações, que escolhiam habitualmente este local pitoresco para as suas cerimónias fúnebres. No mesmo sítio arqueológico foram também descobertos restos de habitantes do neolítico, bem como da Idade do Bronze e do Ferro.

A sepultura mais recente ali encontrada data do século VI d.C. e está associado a uma comunidade nómada, com uma dúzia de túmulos de crianças e mulheres agrupada em torno de um guerreiro a cavalo, com um arco com flechas e uma faca de ferro.

Estes extraordinários achados arqueológicos terão agora que ser levados em consideração na construção do gasoduto com 6700 km que vai ligar o oeste da Sibéria ao distrito de Xinjiang-Uygur, na China. 2700 desses km atravessam território da Rússia.

Terão que contornar os artefactos sempre que possível“, explicou ao Siberian Times o professor Yuri Kiryushin, presidente da Universidade Estatal de Altai.  “Se isso não for possível”, explica o professor, “então é necessário mais financiamento para fazer mais escavações e tirar estes artefactos históricos do caminho do gasoduto”.

E isso, numa das regiões mais ricas em achados arqueológicos de toda a Rússia, poderia levar a mais descobertas extraordinárias.

PARTILHAR

RESPONDER

Convívio deve ser limitado às pessoas com quem se vive, apela DGS

A diretora-geral da Saúde apelou aos portugueses, esta segunda-feira, na conferência de imprensa sobre a evolução da pandemia em Portugal, para limitarem os contactos físicos às pessoas com quem vivem. "Ao conviver em presença com familiares …

"Lembranças da Lua." China prepara missão para recolher amostras do solo lunar

A China vai fazer a primeira tentativa desde os anos 70 de ir à Lua recolher rochas. A missão ficará a cargo da Chang'e 5, que será lançada esta terça-feira. A Chang'e 5 vai realizar a …

Hotéis já podem ser usados como escritórios e centros de dia

Os estabelecimentos hoteleiros, de turismo de habitação e resorts já estão autorizados a serem temporariamente usados como escritórios, showrooms e centros de dia, segundo o decreto-lei publicado em Diário da República. O diploma publicado no domingo, …

Bolsonaro critica "ataques injustificados" sobre a desflorestação da Amazónia

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, considerou durante a cimeira virtual do G20, que as críticas sobre o aumento da desflorestação são "ataques injustificados" e "demagógicos" que surgem de países "menos competitivos". “Eu apresento factos, dados …

Dois novos casos de legionella diagnosticados no Grande Porto

Mais duas pessoas foram diagnosticadas com legionella, esta segunda-feira, na região do Grande Porto, elevando para 87 o número de casos identificados desde o início do surto. Fonte da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-Norte) …

Reformaram-se 1.649 professores este ano. É o valor mais alto desde 2013

Este ano, reformaram-se mais 1.649 professores em Portugal continental. É o valor mais alto dos últimos sete anos. De acordo com o Correio da Manhã, entre janeiro e dezembro deste ano, aposentaram-se 1.649 professores em Portugal …

Já foram assassinadas 30 mulheres este ano, metade por violência doméstica

O Observatório das Mulheres Assassinadas (OMA) contabilizou 30 mulheres assassinadas entre 1 de janeiro e o dia 15 de novembro, 16 das quais em contexto de relações de intimidade, um valor abaixo das 21 registadas …

Netanyahu terá visitado Arábia Saudita (e reunido com Mike Pompeo e o príncipe herdeiro em segredo)

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, terá viajado no domingo em segredo à Arábia Saudita para se encontrar com o príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman, divulgaram esta segunda-feira vários meios de comunicação de Israel. De acordo …

Arguidos no processo da queda da árvore na Madeira vão a julgamento

O Tribunal da Comarca da Madeira decidiu, esta segunda-feira, após a fase de instrução, levar a julgamento os dois arguidos no caso da queda da árvore no Funchal que, em agosto de 2017, provocou a …

Ausência de máscara na via pública dá multa a pelo menos 7 pessoas por dia

Entre 28 de outubro e 16 de novembro, a GNR e a PSP aplicaram 825 coimas por incumprimento relativo ao uso de máscara, sendo que mais de 130 foram por falta dela na via pública. De …