Os neandertais tinham Sistema de Saúde

Os neandertais desenvolveram cuidados médicos eficientes e eficazes, ao ponto de agora se considerar que a compaixão os ajudou a aumentar a sua longevidade.

Já se sabia que os neandertais cuidavam dos seus feridos. No entanto, um novo estudo, publicado recentemente na World Archaelogy, sugere que se importavam genuinamente com os seus pares, independentemente da doença ou gravidade da lesão, em vez de os ajudar por interesse próprio.

“A nossas descobertas sugerem que os neanderais não pensavam como é que os outros os podiam reembolsar, apenas respondiam aos seus próprios sentimentos quando viam um ente querido a sofrer”, explicou o autor principal, Penny Spikins, arqueóloga da Universidade de York, no Reino Unido.

De acordo com o Sci-News, os investigadores afirmam que muitos deles tiveram lesões graves ou patologias que lhes causam condições debilitantes. Contudo, em muitos casos, as lesões aconteceram muito antes de terem morrido, o que demonstra que os doentes foram cuidados e devidamente monitorizados pelos seus pares.

Por exemplo, uma análise de um indivíduo neandertal de 50.000 a 60.000 anos revelou que sofria de uma doença degenerativa da coluna vertebral e dos ombros. A sua condição debilitou-o no seu último ano de vida, restringindo severamente a sua capacidade de contribuir e ajudar o grupo.

No entanto, isso não fez com que o resto do grupo o pusesse de parte. Pelo contrário, os autores do estudo argumentam que este indivíduo neandertal permaneceu como parte integrante do grupo, tendo os seus restos, inclusivamente, sido enterrados cuidadosamente quando faleceu.

Spikins considera que “a importância social do padrão mais amplo de cuidados médicos foi negligenciada e as interpretações de uma resposta limitada foram influenciadas pelos preconceitos” que tínhamos em relação aos neandertais, por considerarmos que eram “diferentes e até mesmo brutais“.

A autora diz que a consideração da evidência no seu contexto social e cultural revela uma imagem diferente daquela que tínhamos acerca dos neandertais.

“Os cuidados de saúde organizados, informados e afetuosos, como os conhecemos, não são exclusivos de nossa espécie. Descobrimos agora que têm uma longa história evolutiva”, conclui.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Não há muitos anos estavam convencidos que os ditos cujos se tinham extinguido e não tinha deixado qualquer ADN nos homo sapiens. Mais tarde vieram dizer que, afinal, temos 3 ou 4% de ADN deles. Há poucas semanas publicaram que os neandertais também faziam pinturas e não eram tão estúpidos como isso. Agora esta. Qualquer dia ainda vão descobrir que eles não se extinguiram e ainda andam por aí. Não me surpreenderia…!

  2. AFINAL sempre tinha razao ,uma especie que sobreviveu tanto tempo e a tantas mudanças radicais,nao podia ser selvagem e estupida,como alguns cientistas ( formados aos domingos ) especulavam com um sentimento algo racista ou religioso ,de sermos o terminus da evoluçao e termos atingido uma a perfeiçao utopica

RESPONDER

Qual o tamanho mínimo para que um planeta possa ser habitável? Cientistas responderam

Uma equipa de cientistas de Harvard revelou o tamanho crítico abaixo do qual um planeta nunca pode ser habitável, mesmo que esteja numa área com uma distância à sua estrela que permita a existência de …

Criatura com "cabeça de canivete suíço" deu origem aos escorpiões e às aranhas

Encontrada no Canadá, esta nova espécie de fóssil provou ser o quelicerado mais antigo, situando a origem dos escorpiões e das aranhas há 500 milhões de anos. Com o tamanho de um dedo polegar, olhos em …

Benfica 2-0 Gil Vicente | "Águia" q.b. bate minhotos aguerridos

O Benfica cumpriu frente ao Gil Vicente, no Estádio da Luz, e venceu por 2-0, com um golo a fechar a primeira parte e outro a abrir a segunda. A formação “encarnada” sentiu muitas dificuldades para …

Há cidades que, em 2050, vão ser quentes demais para se visitar

Em 2050, há cidades que vão ser vítimas do flagelo das alterações climáticas. As altas temperaturas vão impedir que os turistas explorem cada recanto destas metrópoles. Os efeitos das alterações climáticas são cada vez mais visíveis.. …

As legislativas não se ganham nas sondagens, alerta Costa

Após ter sido divulgada mais uma sondagem este sábado, António Costa afirmou que as eleições não se ganham nas sondagens e apelou para a mobilização de modo a garantir a vitória. O secretário-geral do PS, António …

Prémios IgNobel: uma máquina para mudar fraldas e uma pizza anticancro

Os vencedores da 29.ª edição dos prémios IgNobel foram anunciados na quinta-feira, na Universidade de Harvard, no Estado norte-americano do Massachusetts. Os prémios IgNobel - uma paródia dos prémios atribuídos pelas academias suecas e norueguesa - …

Atriz Felicity Huffman condenada a 14 dias de prisão

A atriz de "Donas de Casa Desesperadas" foi ainda multada em 30 mil dólares e terá de cumprir 250 horas de serviço comunitário. Depois de cumprido o tempo de prisão, Felicity Huffman ficará um ano …

Casa Branca confirma morte de um dos filhos de Osama Bin Laden

Hamza Bin Laden, que teria cerca de 30 anos, era um dirigente destacado da al-Qaeda. “A morte de Hamza Bin Laden priva a al-Qaeda das suas relevantes capacidades de liderança e da ligação simbólica ao …

Portugal perde na Taça Davis frente à Bielorrússia

Pedro Sousa, colocado em 123.º no 'ranking' ATP, perdeu por 3-2 contra a Bielorrússia, na eliminatória do Grupo I da Zona Europa/África da Taça Davis. Este sábado, o tenista Pedro Sousa foi derrotado no último encontro …

Governo abre mais de 2000 vagas para estágios na Administração Local

Há mais de 2000 estágios para atribuir em todo o país e as candidaturas estão abertas até 11 de outubro. Norte e Centro lideram o número de vagas. Na quarta-feira, foi divulgado, em Diário da República, …