Neandertais mergulhavam no oceano em busca de novas ferramentas

(dr) Villa et al., PLOS ONE, 2019

Algumas das conchas da Grotta dei Moscerini analisadas pelos cientistas

Uma análise de 171 conchas, encontradas na Grotta dei Moscerini, em Itália, sugerem que os Neandertais costumavam mergulhar em busca de ferramentas no fundo do oceano.

Segundo o Science Alert, a Grotta dei Moscerini, em Itália, que agora já não está acessível aos investigadores, foi escavada pela primeira vez em 1949 e os objetos lá descobertos têm mais de 70 mil anos.

As 171 conchas analisadas pelos cientistas deram a entender que quase um quarto delas foi recolhida do fundo do mar quando ainda se tratavam de animais vivos. Todas pertencem à espécie de molusco mediterrâneo Callista chione.

Muitas destas conchas finas e afiadas mostraram evidências de terem sido moldadas para se transformarem em ferramentas, embora ainda não esteja claro se os Neandertais comeram a carne que havia no seu interior.

De acordo com o mesmo site, estes resultados juntam-se a outras evidências anteriores que mostram que esta espécie humana já extinta não procurava só conchas. Em vez disso, outros locais semelhantes e estudos anatómicos sugerem que o mergulho, provavelmente de dois a quatro metros de profundidade, era uma atividade comum.

“Reforça uma série de argumentos e fontes de dados para defender um nível de adaptabilidade, flexibilidade e capacidade entre os Neandertais que têm sido negados por algumas pessoas desta área”, disse à AFP, no ano passado, o paleoantropólogo Erik Trinkaus, da Universidade de Washington, em Saint Louis, nos Estados Unidos.

Embora as conchas do fundo do mar consumissem mais tempo e energia, os autores do novo estudo, publicado na revista científica PLOS ONE, apontam que estas geralmente são muito mais espessas do que aquelas que dão à costa, sendo muito melhores para usar como ferramentas.

Além disso, pela primeira vez, esta investigação também encontrou pedras-pomes nos restos da caverna, que provavelmente foram usadas como ferramentas de abrasão e que chegaram ao Golfo de Nápoles a partir de vulcões em erupção nas proximidades.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Descoberta rara. Encontrado vapor de água salgada em torno de duas estrelas bebé gigantes

Uma equipa de investigadores descobriu um par de estrelas bebé massivas rodeadas por vapor de água e sal de cozinha, de acordo com um novo estudo. As duas estrelas bebé têm uma massa combinada 25 vezes …

Sonda da NASA deteta nanojatos na coroa solar (e desmistifica a sua extrema temperatura)

Uma equipa de cientistas, liderada pelas Universidades de Northumbria e St. Andrews, em cooperação com a NASA, descobriu um novo tipo de atividade dentro da atmosfera do Sol que poderia explicar como é que a …

Barry Jenkins vai realizar sequela de "O Rei Leão"

O realizador e argumentista de Moonlight foi escolhido pela Walt Disney Studios para realizar a sequência do blockbuster de 2019, O Rei Leão. Ainda não há uma data de lançamento prevista para o segundo filme, mas …

"Não me sinto seguro sem uma". Venda de armas aumentou drasticamente nos EUA

Os EUA continuam a ser um dos países onde os cidadãos comuns têm mais facilidade em comprar armas de fogo. Esta é uma prática recorrente, e mais de um terço das famílias norte-americanas têm uma …

Pássaros de São Francisco aprenderam uma nova (e mais complexa) melodia durante a pandemia

Uma nova investigação científica relata que os pardais-de-coroa-branca de São Francisco, ave que vive nas zonas urbanas e rurais da cidade norte-americana, aprenderam uma nova e mais complexa melodia durante a pandemia. De acordo com …

Enorme espinha dorsal de tubarão-branco dá à costa em Massachusetts depois de uma tempestade

A espinha dorsal que se acredita pertencer a um espécime de tubarão-branco (Carcharodon carcharias) deu à costa numa praia em Massachusetts, nos Estados Unidos, depois de uma tempestade ter atingido a região. A espinha foi encontrada …

A China está a tornar-se o país com maior influência na ONU

Há dez anos, a China começou uma operação que lhe tem vindo a garantir mais influência nas Nações Unidas. Agora, o poder que possui na organização mundial protege o país asiático do escrutínio internacional. De acordo …

Uma droga pode tratar o nanismo (mas há quem defenda o "orgulho anão")

Um estudo vem agora revelar que uma droga pode tratar o nanismo. Porém, a possibilidade de haver um tratamento para esta condição clínica não é consensual. Um novo estudo, financiado pela BioMarin Pharmaceutical e publicado no …

Meghan Markle perde batalha judicial. Em causa está carta que enviou ao pai (divulgada por jornal britânico)

Depois de no passado mês de agosto, Meghan Marke vencer uma batalha judicial contra o Mail on Sunday, desta vez a Duquesa de Sussex não pode festejar mais uma vitória. A norte-americana perdeu a última …

Após acidente, robô-piloto voltou a levantar voo (e pilotou avião durante 2 horas)

O ROBOpilot, um piloto robótico não tripulado, levantou voo pela primeira vez no ano passado, mas sofreu danos durante um dos seus voos. Agora, está apto para voar novamente. No ano passado, um acidente forçou o Laboratório …