Neandertais mergulhavam no oceano em busca de novas ferramentas

(dr) Villa et al., PLOS ONE, 2019

Algumas das conchas da Grotta dei Moscerini analisadas pelos cientistas

Uma análise de 171 conchas, encontradas na Grotta dei Moscerini, em Itália, sugerem que os Neandertais costumavam mergulhar em busca de ferramentas no fundo do oceano.

Segundo o Science Alert, a Grotta dei Moscerini, em Itália, que agora já não está acessível aos investigadores, foi escavada pela primeira vez em 1949 e os objetos lá descobertos têm mais de 70 mil anos.

As 171 conchas analisadas pelos cientistas deram a entender que quase um quarto delas foi recolhida do fundo do mar quando ainda se tratavam de animais vivos. Todas pertencem à espécie de molusco mediterrâneo Callista chione.

Muitas destas conchas finas e afiadas mostraram evidências de terem sido moldadas para se transformarem em ferramentas, embora ainda não esteja claro se os Neandertais comeram a carne que havia no seu interior.

De acordo com o mesmo site, estes resultados juntam-se a outras evidências anteriores que mostram que esta espécie humana já extinta não procurava só conchas. Em vez disso, outros locais semelhantes e estudos anatómicos sugerem que o mergulho, provavelmente de dois a quatro metros de profundidade, era uma atividade comum.

“Reforça uma série de argumentos e fontes de dados para defender um nível de adaptabilidade, flexibilidade e capacidade entre os Neandertais que têm sido negados por algumas pessoas desta área”, disse à AFP, no ano passado, o paleoantropólogo Erik Trinkaus, da Universidade de Washington, em Saint Louis, nos Estados Unidos.

Embora as conchas do fundo do mar consumissem mais tempo e energia, os autores do novo estudo, publicado na revista científica PLOS ONE, apontam que estas geralmente são muito mais espessas do que aquelas que dão à costa, sendo muito melhores para usar como ferramentas.

Além disso, pela primeira vez, esta investigação também encontrou pedras-pomes nos restos da caverna, que provavelmente foram usadas como ferramentas de abrasão e que chegaram ao Golfo de Nápoles a partir de vulcões em erupção nas proximidades.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Descoberto novo tipo de matéria exótica no "coração" das estrelas de neutrões

Uma investigação levada a cabo por um grupo de cientistas da Finlândia encontrou fortes evidências da existência de matéria exótica de quarks no interior dos núcleos das maiores estrelas de neutrões. Em comunicado, os cientistas …

Os asteróides Ryugu e Bennu podem ser "filhos" de um mesmo pai

Os asteróides Ryugu e Bennu podem ter sido formados a partir de um outro asteróide de grandes dimensões, sugere uma investigação internacional. Simulações numéricas de grandes ruturas de asteróides, como as que ocorrem no cinturão de …

Diário de oficial nazi revela localização de tesouro escondido na Polónia durante a 2.ª Guerra Mundial

Um diário que esteve na posse de uma sociedade secreta durante décadas contém um mapa que descreve a localização de mais de 30 toneladas de ouro escondidas pelos nazis durante a Segunda Guerra Mundial. Escrito há …

"Pés de café" ajudam robôs a andar mais rápido (e sem tropeçar)

Uma das principais aplicações para robôs com pernas é a exploração de locais de desastre. No entanto, para atravessar os escombros, estas máquinas precisam de ter "pés" firmes. Uma equipa de investigadores da Universidade da Califórnia, …

Famalicão 2-1 FC Porto | Dragões falham reentrada

O FC Porto ficou hoje com a liderança da I Liga portuguesa de futebol em risco, ao perder em casa do Famalicão, por 2-1, na 25.ª jornada, que marca o regresso após a paragem devido …

Empresas chinesas compram soja dos EUA apesar de suspensão imposta pelo Governo

Empresas estatais chinesas terão comprado pelo menos três carregamentos de soja aos Estados Unidos (EUA), mesmo após o Governo ter levantado uma suspensão. Esta surgiu depois de Washington afirmar que terminaria com o acordo comercial …

Musk quer bombardear Marte. Pode ser só um "pretexto" para enviar armas nucleares para o Espaço

O plano de Elon Musk de bombardear Marte é apenas um pretexto para o lançamento de armas nucleares para o Espaço, disse o diretor da agência espacial russa Roscosmos, Dmitry Rogozin. Bombardear Marte para tornar o …

Quase 20 mil toneladas de combustível derramadas em rio na Rússia

https://cache-igi.cdnvideo.ru/igi/video/2020/6/2/%D0%BD%D0%BE%D1%80%D0%B8%D0%BB%D1%8C%D1%81%D0%BA.mp4 Quase 20 mil toneladas de combustível foram acidentalmente derramadas num rio no extremo norte da Rússia, levando as autoridades a declarar uma situação de "emergência" e levantando preocupações entre ambientalistas e residentes. Em comunicado, a associação …

Mais verde e mais barato. Suécia segue a Alemanha e instala a primeira turbina eólica de madeira

A Suécia instalou uma nova e interessante turbina eólica: uma torre construída em madeira. A Alemanha também já tem esta nova tecnologia. Construída a partir de materiais de fontes sustentáveis e que oferecem desempenho comparável às …

Já não mostra só as filas do supermercado. App "Posso ir?" também diz se pode ir à praia

A aplicação móvel que permite aos utilizadores consultar as filas e as afluências aos supermercados também mostra como está a praia. Agora, a aplicação "Posso ir?" vai também dizer-lhe se é ou não prudente ir dar …