Neandertais e mamutes podem ter compartilhado traços genéticos

Mihin89 / Deviant Art

“Caçadores de mamutes” por Mihin89

Os perfis genéticos de dois mamíferos extintos com ascendência africana – mamutes lanosos e neandertais – evoluíram compartilhando características genéticas de adaptação a ambientes frios, sugere um novo estudo. 

De acordo com a investigação, levada a cabo por cientistas da Universidade de Tel Aviv, em Israel, a relação entre estes seres humanos e o ancestral do elefante durante o Pleistoceno é resultado da sua ecologia mútua e aos ambientes de vida compartilhados, bem como a outras interações desconhecidas sobre as duas espécies.

O estudo, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica especializada Human Biology, observa que a evolução e a relação genética entre neandertais e mamutes era mais próxima do que imaginávamos até então.

“Os neandertais e os mamutes viveram juntos na Europa durante a Idade do Gelo, e as evidências sugerem que os neandertais caçaram e comeram mamutes durante dezenas de milhares de anos e dependiam fisicamente das calorias extraídas dos mamutes para uma adaptação bem-sucedida”, explicou o professor Ran Barkai, da Universidade de Telavive, que conduziu o estudo com o especialista Meidad Kislev.

“Os neandertais dependiam dos mamutes para a sua própria existência. Dizem que somos o que comemos e isto é especialmente verdadeiro para os neandertais, que comiam mamutes e que, ao parece, eram também geneticamente semelhantes aos mamutes”.

Para avaliar o grau de semelhança entre os componentes genéticos de mamutes e neandertais, os arqueólogos revisaram três estudos de caso de variantes genéticas relevantes e alelos – formas alternativas de um gene que surgem por mutação e são encontradas no mesmo lugar num cromossoma – associado à adaptação ao clima frio encontrado nos genomas de mamutes lanosos e neandertais.

“As nossas observações apresentam a probabilidade de semelhança entre numerosas variantes moleculares que resultaram em características epigenéticas semelhantes adaptadas ao frio de duas espécies, que evoluíram na Eurásia a partir de um ancestral africano”, explicou Meidad Kislev, citado em comunicado.

“Estas descobertas notáveis fornecem evidências que sustentam a disputa em relação à natureza de evolução convergente através da semelhança molecular, na qual as semelhanças estão presentes em variantes genéticas entre as espécies adaptadas”.

E concluiu: “Acreditamos que este tipo de conexões podem ser valiosos para futuras investigações evolutivas, e são especialmente interessantes quando envolvem outros mamíferos com grandes cérebros, vidas longas, comportamentos sociais complexos e as suas interações em habitats compartilhados com seres humanos primitivos”.

De acordo com o estudo, é provável que ambas as espécies sejam oriundas de ancestrais que vieram de África para a Europa e se adaptaram às condições de vida na Idade do Gelo. As espécies extinguir-se também mais ou menos na mesma época.

“Agora é possível tentar responder a uma pergunta que ninguém fez antes: existem semelhanças genéticas entre os caminhos da adaptação evolucionária nos neandertais e nos mamutes?”, atira Barkai. “A resposta parece ser sim. Esta ideia única abre infinitas possibilidades de novas investigações em evolução, arqueologia e outras disciplinas”.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Proteção Civil quer que bombeiros voltem a ser obrigados a usar cinto de segurança

A estrada mata mais bombeiros do que os incêndios. Por isso, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil criou um grupo específico para analisar o problema. Rui Ângelo, chefe da Divisão de Segurança, Saúde e …

Estratégia prevê rede de bancos de leite materno e revisão das licenças para amamentar

A ENALCP apresentada esta quarta-feira prevê a criação de uma rede nacional de bancos de leite materno e a revisão dos diretos de parentalidade. Ambientes favoráveis deverão ser também revistos. A Estratégia Nacional para a Alimentação …

DGS aconselha grávidas e bebés vegetarianos a tomarem suplementos

A Direção-geral da Saúde recomenda suplementos de vitaminas e minerais para bebés e grávidas com alimentação vegetariana e lembra que a dieta não omnívora no primeiro ano de vida deve estar sempre sob supervisão médica. "A …

Entre os boletins de voto dos emigrantes, também há cheques e contas da luz

Para exercer o seu direito de voto, os eleitores portugueses residentes no estrangeiro deveriam enviar de volta para Portugal a documentação que receberam em casa – um envelope verde com o boletim de voto, dentro …

Ryanair despede 432 trabalhadores em Espanha

A companhia aérea irlandesa Ryanair confirmou esta quarta-feira a sua intenção de despedir em Espanha 432 trabalhadores das suas bases de Girona e Canárias, 327 tripulantes de cabine e 105 pilotos, informou o sindicato USO. Num …

Eleições em Moçambique. Dados preliminares dão vitória a Nyusi

Segundo as projeções de resultados da Sala da Paz, de acordo com valores “preliminares” baseados na leitura dos editais pelos seus observadores, o atual Presidente moçambicano e candidato da Frelimo, Filipe Nyusi, terá sido reeleito …

"Quem acusou Sócrates tem de provar. Se não provar tem de ser punido"

O ex-Presidente brasileiro, Lula da Silva, defende punição de procuradores da Operação Marquês, caso a acusação contra José Sócrates seja arquivada. Esta terça-feira, em entrevista à RTP, Lula da Silva defendeu a punição dos procuradores que …

Na Saúde, Warren torna-se alvo de ataques. Mas o foco é "derrotar Trump"

O maior debate televisivo para umas eleições primárias na história dos EUA juntou 12 candidatos num só palco. Foi o primeiro debate para o qual o ex-vice-Presidente Joe Biden não partiu com vantagem, tendo a …

Trump sugere que os mexicanos são uma ameaça terrorista maior do que o Daesh

O Presidente Donald Trump sugeriu que os mexicanos são uma ameaça muito maior do que o Daesh. Respondendo uma vez mais às críticas sobre ter retirado as tropas dos Estados Unidos (EUA) junto à fronteira …

Grécia. Incêndio em campo de refugiados deixa 600 pessoas sem alojamento

Um incêndio no campo de identificação e registo de migrantes de Vathy, na ilha grega de Samos, deixou 600 refugiados sem alojamento, alertou na terça-feira a organização não-governamental (ONG) Médicos Sem Fronteiras (MSF). "Em Vathy, seis …