Neandertais e mamutes podem ter compartilhado traços genéticos

Mihin89 / Deviant Art

“Caçadores de mamutes” por Mihin89

Os perfis genéticos de dois mamíferos extintos com ascendência africana – mamutes lanosos e neandertais – evoluíram compartilhando características genéticas de adaptação a ambientes frios, sugere um novo estudo. 

De acordo com a investigação, levada a cabo por cientistas da Universidade de Tel Aviv, em Israel, a relação entre estes seres humanos e o ancestral do elefante durante o Pleistoceno é resultado da sua ecologia mútua e aos ambientes de vida compartilhados, bem como a outras interações desconhecidas sobre as duas espécies.

O estudo, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica especializada Human Biology, observa que a evolução e a relação genética entre neandertais e mamutes era mais próxima do que imaginávamos até então.

“Os neandertais e os mamutes viveram juntos na Europa durante a Idade do Gelo, e as evidências sugerem que os neandertais caçaram e comeram mamutes durante dezenas de milhares de anos e dependiam fisicamente das calorias extraídas dos mamutes para uma adaptação bem-sucedida”, explicou o professor Ran Barkai, da Universidade de Telavive, que conduziu o estudo com o especialista Meidad Kislev.

“Os neandertais dependiam dos mamutes para a sua própria existência. Dizem que somos o que comemos e isto é especialmente verdadeiro para os neandertais, que comiam mamutes e que, ao parece, eram também geneticamente semelhantes aos mamutes”.

Para avaliar o grau de semelhança entre os componentes genéticos de mamutes e neandertais, os arqueólogos revisaram três estudos de caso de variantes genéticas relevantes e alelos – formas alternativas de um gene que surgem por mutação e são encontradas no mesmo lugar num cromossoma – associado à adaptação ao clima frio encontrado nos genomas de mamutes lanosos e neandertais.

“As nossas observações apresentam a probabilidade de semelhança entre numerosas variantes moleculares que resultaram em características epigenéticas semelhantes adaptadas ao frio de duas espécies, que evoluíram na Eurásia a partir de um ancestral africano”, explicou Meidad Kislev, citado em comunicado.

“Estas descobertas notáveis fornecem evidências que sustentam a disputa em relação à natureza de evolução convergente através da semelhança molecular, na qual as semelhanças estão presentes em variantes genéticas entre as espécies adaptadas”.

E concluiu: “Acreditamos que este tipo de conexões podem ser valiosos para futuras investigações evolutivas, e são especialmente interessantes quando envolvem outros mamíferos com grandes cérebros, vidas longas, comportamentos sociais complexos e as suas interações em habitats compartilhados com seres humanos primitivos”.

De acordo com o estudo, é provável que ambas as espécies sejam oriundas de ancestrais que vieram de África para a Europa e se adaptaram às condições de vida na Idade do Gelo. As espécies extinguir-se também mais ou menos na mesma época.

“Agora é possível tentar responder a uma pergunta que ninguém fez antes: existem semelhanças genéticas entre os caminhos da adaptação evolucionária nos neandertais e nos mamutes?”, atira Barkai. “A resposta parece ser sim. Esta ideia única abre infinitas possibilidades de novas investigações em evolução, arqueologia e outras disciplinas”.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Itália: Da crise pandémica à crise política. Conte tem agora o voto de confiança dos deputados

O primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, obteve ontem a confiança dos deputados para se manter no governo, depois da demissão de duas ministras do partido Itália Viva (IV) ter aberto uma crise política, deixando o governante …

"Risco de readmissão é grande". Quase um terço dos infetados voltou ao hospital (e um em cada oito morreu)

De acordo com um estudo recente realizado no Reino Unido, quase um terço das pessoas que tiveram alta de um internamento por problemas de saúde relacionados com a covid-19, em Inglaterra, regressaram ao hospital pela …

Fecho das escolas "seria a medida mais forte de saúde pública"

O encerramento das escolas "seria a medida mais forte de saúde pública a ser tomada", perante a existência de um "teto falso" na deteção de novos casos e o aparecimento da variante inglesa, defendeu esta …

"Ato ditatorial" e "humilhação cruel". Mourinho criticado por optar por Gedson em vez de Dele Alli

O ex-futebolista Stan Collymore chamou Mourinho de ditador e criticou o facto de ter deixado Dele Alli de fora dos convocados em detrimento de Gedson Fernandes. Stan Collymore, antigo jogador do Liverpool, criticou José Mourinho pela …

Preços das casas devem descer neste ano (e deixam a banca em risco)

Após se terem aguentado mais ou menos estáveis em 2020, apesar da pandemia de covid-19, os preços das casas devem começar a descer neste ano com o prolongar da crise sanitária. Uma situação que preocupa …

Sem promessas para 2022, Governo admite criar “escalões intermédios” na Função Pública

A ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, admitiu, em entrevista ao ECO, rever a tabela salarial da Função Pública e criar “escalões intermédios para as progressões intermédias”. Em entrevista ao jornal …

@AnaMartinsGomes. A gladiadora do Twitter é candidata a Belém

Se há arena onde a candidata socialista a Belém se sente confortável, é o Twitter. Palco de grandes partilhas e encruzilhadas, é inegável que essa rede social marca o caminho da diplomata. Ana Gomes é conhecida …

Rui Rio apela ao Governo por "confinamento a sério" e lembra que este "não existe para ser popular"

Rui Rio desafia o Governo a "impor um confinamento a sério em nome do interesse nacional". Na sua conta no Twitter, o líder do PSD escreve que "um Governo não existe para ser popular mas …

FC Porto ameaça não ir a jogo. Sporting acusa "dragões" de "pressão inaceitável"

O Sporting acusou segunda-feira o FC Porto de estar a "pressionar, de forma absolutamente inaceitável, as autoridades da Saúde e a Liga" para que Nuno Mendes e Sporar falhem hoje as meias-finais da Taça da …

Empresas de comércio e serviços propõem suspensão de alguns impostos

Com o novo confinamento geral, a maioria das empresas de comércio e serviços volta a fechar portas. Por isso, pedem-se mais apoios ao Governo, considerando que os já anunciados são insuficientes. Em declarações à rádio Renascença, …