Neandertais e mamutes podem ter compartilhado traços genéticos

Mihin89 / Deviant Art

“Caçadores de mamutes” por Mihin89

Os perfis genéticos de dois mamíferos extintos com ascendência africana – mamutes lanosos e neandertais – evoluíram compartilhando características genéticas de adaptação a ambientes frios, sugere um novo estudo. 

De acordo com a investigação, levada a cabo por cientistas da Universidade de Tel Aviv, em Israel, a relação entre estes seres humanos e o ancestral do elefante durante o Pleistoceno é resultado da sua ecologia mútua e aos ambientes de vida compartilhados, bem como a outras interações desconhecidas sobre as duas espécies.

O estudo, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica especializada Human Biology, observa que a evolução e a relação genética entre neandertais e mamutes era mais próxima do que imaginávamos até então.

“Os neandertais e os mamutes viveram juntos na Europa durante a Idade do Gelo, e as evidências sugerem que os neandertais caçaram e comeram mamutes durante dezenas de milhares de anos e dependiam fisicamente das calorias extraídas dos mamutes para uma adaptação bem-sucedida”, explicou o professor Ran Barkai, da Universidade de Telavive, que conduziu o estudo com o especialista Meidad Kislev.

“Os neandertais dependiam dos mamutes para a sua própria existência. Dizem que somos o que comemos e isto é especialmente verdadeiro para os neandertais, que comiam mamutes e que, ao parece, eram também geneticamente semelhantes aos mamutes”.

Para avaliar o grau de semelhança entre os componentes genéticos de mamutes e neandertais, os arqueólogos revisaram três estudos de caso de variantes genéticas relevantes e alelos – formas alternativas de um gene que surgem por mutação e são encontradas no mesmo lugar num cromossoma – associado à adaptação ao clima frio encontrado nos genomas de mamutes lanosos e neandertais.

“As nossas observações apresentam a probabilidade de semelhança entre numerosas variantes moleculares que resultaram em características epigenéticas semelhantes adaptadas ao frio de duas espécies, que evoluíram na Eurásia a partir de um ancestral africano”, explicou Meidad Kislev, citado em comunicado.

“Estas descobertas notáveis fornecem evidências que sustentam a disputa em relação à natureza de evolução convergente através da semelhança molecular, na qual as semelhanças estão presentes em variantes genéticas entre as espécies adaptadas”.

E concluiu: “Acreditamos que este tipo de conexões podem ser valiosos para futuras investigações evolutivas, e são especialmente interessantes quando envolvem outros mamíferos com grandes cérebros, vidas longas, comportamentos sociais complexos e as suas interações em habitats compartilhados com seres humanos primitivos”.

De acordo com o estudo, é provável que ambas as espécies sejam oriundas de ancestrais que vieram de África para a Europa e se adaptaram às condições de vida na Idade do Gelo. As espécies extinguir-se também mais ou menos na mesma época.

“Agora é possível tentar responder a uma pergunta que ninguém fez antes: existem semelhanças genéticas entre os caminhos da adaptação evolucionária nos neandertais e nos mamutes?”, atira Barkai. “A resposta parece ser sim. Esta ideia única abre infinitas possibilidades de novas investigações em evolução, arqueologia e outras disciplinas”.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Fernando Pimenta conquista medalha de prata em K1 1000

O canoísta português conquistou, esta quarta-feira, a medalha de prata na prova de K1 1000 dos II Jogos Europeus, elevando para 10 o número de pódios de Portugal em Minsk, igualando Baku 2015. Na central pista …

Cientista revela por que os mosquitos só picam algumas pessoas

O cientista Joop van Loon revelou o motivo pelo qual os mosquitos costumam picar mais algumas pessoas do que outras. De acordo com o especialista, são os compostos químicos presentes na pele dos humanos que …

ESA prepara-se para intercetar pela primeira vez um cometa puro

A Agência Espacial Europeia (ESA) desenvolveu um projeto que visa intercetar um cometa puro - um corpo celeste que nunca passou pelo Sistema Solar -, quando este se aproximar da órbita da Terra em meados …

Astrónomos encontraram uma nova (e surpreendente) cratera em Marte

Marte não se "magoa" facilmente mas, quando acontece, o resultado pode ser quase comparado a uma obra de arte. Uma cratera, descoberta em abril pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter (MRO), é a prova disso. Notável não só …

Elon Musk alerta: Civilização pode colapsar daqui a 30 anos

De acordo com Elon Musk, uma "bomba populacional" vai surgir nas próximas décadas, quando uma população mundial cada vez mais idosa chocar com a queda das taxas de natalidade em todo o mundo. Esta não é …

O mundo árabe está menos religioso. Mas continua homofóbico

Há cada vez mais árabes que dizem não ter religião. Esta é a principal conclusão de uma grande sondagem feita a mais de 25 mil cidadãos de países árabes pelo centro de pesquisa Arab Network …

Tina morreu durante 27 minutos e foi ressuscitada 8 vezes. Quando acordou, escreveu "é real"

Uma mulher norte-americana entrou em paragem cardíaca em fevereiro de 2018 quando se preparava para fazer uma caminhada com o seu marido Brian. Depois de desmaiar, Brian ressuscitando-a duas vezes antes de os paramédicos chegarem para …

"Homem-árvore" pede que as suas mãos sejam amputadas

Abul Bajandar, um homem de 28 anos do Bangladesh conhecido como "Homem-árvore" devido às incomuns verrugas que nascem nos seus membros, pediu que as suas mãos fossem amputadas para aliviar as dores insuportáveis.  Bajandar sofre de …

EUA. Senadores republicanos do Oregon fogem para não aprovar lei ambiental

Senadores estaduais do Oregon, nos Estados Unidos (EUA), encontram-se a monte desde quinta-feira para não votarem uma lei ambiental. Procurados pela polícia, voltaram este domingo a faltar a uma sessão legislativa, impedindo que haja quórum …

O planeta enfrenta um "apartheid climático"

O planeta está confrontado com um “'apartheid' climático”. De um lado, os ricos que se podem adaptar melhor às alterações climáticas, e do outro, os pobres que vão sofrer mais, disse esta segunda-feira um especialista …