Neandertais caçavam com lanças em forma de folha

Uma equipa de arqueólogos encontrou uma lança em forma de folha, com 65 mil anos, na caverna Hohle Fels, na Alemanha.

Há 65 mil anos, os Neandertais residentes na região montanhosa de Jura da Swabia, na atual Alemanha, caçavam renas e cavalos com pontas de pedra em forma de folha. Segundo o Sci-News, foi encontrado, recentemente, um exemplar no sítio arqueológico de Hohle Fels.

Uma equipa de arqueólogos, liderada por Nicholas Conard, da University of Tübingen e do Senckenberg Centre for Human Evolution and Palaeoenvironment, recuperou o artefacto datado em 65 mil anos, o que representa uma idade mínima para a descoberta.



“Esta descoberta representa a primeira vez que uma ponta de pedra em forma de folha foi recuperada numa escavação moderna, permitindo-nos estudar a nova descoberta com métodos de última geração”, disse o investigador.

O objeto tem 7,6 centímetros de comprimento, 4,1 centímetros de largura, 0,9 centímetros de espessura e pesa 28 gramas.

(dr) Universidade de Tübingen

Lança em forma de folha com 65 mil anos encontrada na caverna Hohle Fels, na Alemanha

Através de análises microscópicas detalhadas, os cientistas descobriram que a ponta de pedra em forma de folha foi construída numa haste de madeira. “Danos na ponta indicam que o artefacto foi usado como uma ponta de lança com cabo e que a lança provavelmente foi cravada na presa em vez de ser arremessada”, escreveram os investigadores.

De acordo com as conclusões da equipa, os Neandertais, que “claramente usavam a lança para caçar“, usavam cola vegetal e ligaduras feitas de fibras vegetais ou couro para prender a ponta da folha à lança.

“Os Neandertais eram especialistas em lapidação de pedra e sabiam exatamente como fazer e usar tecnologias complexas combinando várias peças e materiais para produzir e manter armas mortais”, disse Veerle Rots, investigador da Universidade de Liège.

Os resultados desta investigação surgem em dois artigos científicos publicados na Archäologische Ausgrabungen em Baden-Württemberg e na Mitteilungen der Gesellschaft für Urgeschichte.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Líder do PCP diz que problemas do país "não se resolvem com dramatizações"

O secretário-geral do PCP defendeu, este sábado, que os problemas do país "não se resolvem com dramatizações ou com o agigantar de dificuldades sobre o futuro", numa crítica ao Governo. Num discurso de quase 30 minutos …

Marcelo fez o que podia para prevenir crise política. Agora, fica à espera do diálogo

O Presidente da República transmitiu, este sábado, que fez em público e privado o que podia para prevenir junto dos partidos uma crise política e afirmou que espera diálogo sobre o Orçamento do Estado nos …

Candidato do Chega detido por tentativa de homicídio de família sueca

O suspeito da tentativa de homicídio de uma família sueca em Moura, Beja, foi candidato do Chega à freguesia de Póvoa de São Miguel nas últimas eleições autárquicas. O líder do partido já condenou este …

A judoca Bárbara Timo

Judoca Bárbara Timo conquista ouro nos -63kg no Grand Slam de Paris

A judoca portuguesa Bárbara Timo conquistou, este sábado, a medalha de ouro no primeiro dia do Grand Slam de Paris, na sua estreia na categoria -63 kg em provas do circuito mundial. Bárbara Timo, de 30 …

Afinal, o início do Universo pode nunca ter realmente existido

Investigador português da Universidade de Liverpool partiu da teoria dos conjuntos causais para pôr em causa alguns dos conceitos mais importantes na complexa evolução do Universo. A ideia de que o nosso universo foi criado através …

Exoplaneta gigante conseguiu sobreviver à morte da sua estrela

Cientistas encontraram um exoplaneta gigante que parece ter conseguido sobreviver à morte da sua estrela, orbitando neste momento uma anã branca. As anãs brancas são o processo final de estrelas e chegam a ser tão densas …

Homem budista a meditar

O tukdam - um estado mental "meio-morto" dos monges budistas - é o novo fascínio da ciência

Os monges budistas conseguem chegar a um estado de meditação tão profunda que não é detectada qualquer actividade cerebral. No Budismo no Tibete, há um conceito mítico conhecido como "thukdam" ou "tukdam". Acredita-se que este é …

Trofense 1-2 Benfica | Águias passam a rasar

O Benfica, da I Liga, venceu hoje o Trofense, da II Liga, por 2-1, no prolongamento, depois do 1-1 no tempo regulamentar, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, e segue …

Como nasceu o mito dos vampiros? Mais doenças e menos Drácula

Os vampiros são um mito com séculos de história e que podem estar associados a doenças como a raiva e a pelagra — e não ao Drácula. O vampiro é uma imagem comum na cultura pop …

Edifícios impressos em 3D pelo exército norte-americano

Exército dos EUA pode agora imprimir edifícios de cimento em 3D em zonas de desastre

O objectivo da tecnologia é facilitar a construção de casas e pontes quando são precisas com urgência em zonas afectadas por catástrofes. O Corpo de Engenheiros do exército norte-americano pode agora imprimir quartéis, bunkers e outras …