Neandertais não foram extintos pela guerra. Foi pelo sexo

Mihin89 / Deviant Art

“Caçadores de mamutes” por Mihin89

Uma nova teoria sugere que os neandertais não foram extintos pela guerra com os Homo sapiens, mas sim devido ao cruzamento entre as duas espécies.

Os neandertais foram uma espécie prima extinta com o qual o homem moderno conviveu. Acredita-se que se tenham extinguido há 28 mil anos. Até agora, os especialistas sugeriam que a sua extinção estava associada a uma guerra entre neandertais e Homo sapiens.

A guerra entre Homo sapiens e neandertais terá durado mais de 100 mil anos, segundo evidências científicas de Nicholas Longrich, da Universidade de Bath. Após tantos anos de guerras, algo terá mudado e a tecnologia dos Homo sapiens destacou-se, mudando completamente a guerra entre ambos e resultando na extinção da espécie prima.

Um novo artigo publicado recentemente na revista PalaeoAnthropology levantou a possibilidade de que a reprodução cruzada com os nossos antepassados poderá ter resultado no cruzamento de alguns neandertais uns com os outros, levando à sua extinção.

“O nosso conhecimento da interação entre Homo sapiens e neandertais ficou mais complexo nos últimos anos, mas ainda é raro ver discussão científica de como o cruzamento entre os grupos aconteceu”, disse Chris Stringer, coautor do estudo juntamente com Lucile Crété, em comunicado.

“Propomos que esse comportamento poderá ter levado à extinção dos neandertais se eles estivessem a reproduzir-se regularmente com o Homo sapiens, o que poderia ter erodido a sua população até que desaparecessem”, lê-se ainda no comunicado.

Dados genéticos sugerem que as duas espécies encontraram-se pela primeira vez quando o Homo sapiens começou a viajar para fora de África, há cerca de 250.000 anos.

“Sem saber exatamente como é que os neandertais se pareciam ou se comportavam, só podemos especular o que o Homo sapiens terá pensado dos seus parentes”, disse Stringer. “As diferenças linguísticas provavelmente terão sido maiores do que conseguimos imaginar, dada a profundidade do tempo da separação, e teriam sido muito maiores do que aquelas entre quaisquer línguas modernas”.

Curiosamente, a comunicação entre ambos poderá ter sido feita através de subtis sinais com as sobrancelhas. Embora a comunicação fosse limitada, os encontros entre as duas espécies levaram à reprodução sexual. Os cientistas não sabem ao certo como, escreve o Interesting Engineering.

Uma descoberta interessante é a falta de ADN mitocondrial, que é herdado através das fêmeas, apontando para a evidência de que apenas os neandertais machos e as Homo sapiens fêmeas poderiam acasalar.

“Não sabemos se o aparente fluxo genético unidirecional é porque simplesmente não estava a acontecer, que a reprodução estava a acontecer, mas não teve sucesso, ou se os genomas neandertais que temos não são representativos. À medida que mais genomas neandertais são sequenciados, devemos ser capazes de ver se algum ADN nuclear do Homo sapiens foi passado para os neandertais e demonstrar se essa ideia é precisa ou não”, acrescentou Stringer.

Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.