NBA: aos 75 anos, os 75 melhores de sempre (com Lakers em destaque)

Na verdade, 76. Michael Jordan lidera a lista elaborada pela ESPN. Lakers têm maioria absoluta nos cinco primeiros lugares.

Como seria de esperar, o 75.º aniversário da National Basketball Association (NBA) foi pretexto para o aparecimento de listas com os 75 melhores basquetebolistas de sempre naquele campeonato.

A própria NBA publicou uma lista com os 75 melhores de sempre. Ou melhor, 76, porque houve um empate na votação que juntou jogadores, treinadores e directores (actuais e antigos) e jornalistas.

A NBA decidiu não apresentar uma classificação. Apresentou os melhores de sempre, mas sem qualquer ordem.

Os especialistas da ESPN elaboraram uma classificação. Olharam para milhares de dados, de estatísticas, para verificar a importância de cada jogador na sua época, na NBA.

Sem surpresas, o melhor de sempre foi Michael Jordan. A lenda dos Chicago Bulls, e do basquetebol no geral, que também passou pelo golfe.

O eterno número 23 ficou à frente de um jogador actual: LeBron James, que joga nos Los Angeles Lakers – a equipa que noutros tempos recebeu Kareem Abdul-Jabbar, o terceiro melhor de sempre nesta lista.

Os Lakers estão mesmo em maioria, nos cinco primeiros lugares: o quarto é Magic Johnson e o quinto Wilt Chamberlain (que também brilhou em Filadélfia).

Bill Russell e Larry Bird colocam o rival Boston Celtics na lista, entre os sexto e sétimo lugares. Seguem-se Tim Duncan e Oscar Robertson, enquanto Kobe Bryant fecha o top-10.

Nos 10 primeiros só encontramos um jogador que ainda brilha nos pavilhões – LeBron James – mas a lista apresenta outros nomes actuais.

Kevin Durant (12.º), Stephen Curry (16.º), Giannis Antetokounmpo (18.º), Chris Paul (29.º), James Harden (50.º), Russell Westbrook (68.º), Carmelo Anthony (69.º), Anthony Davis (71.º) e Damian Lillard (75.º) – novamente os Lakers a dominar, nestes últimos nomes.

Em 76 jogadores, 66 são do passado da NBA.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.