Nazismo foi “só um excremento de pássaro na história gloriosa da Alemanha”

Olaf Kosinsky / Wikimedia

O líder do partido alemão de extrema direita AfD, Alexander Gauland

O codirigente do partido alemão de extrema direita AfD, Alexander Gauland, afirmou hoje que Adolf Hitler e os nazis não foram mais do que um “excremento de pássaro” num milénio alemão glorioso, em declarações citadas pela Deutsche Welle.

“Adolf Hitler e os nacionais-socialistas do partido NSDAP do Führer não foram mais do que excremento de pássaro em 1.000 anos de história alemã de sucesso“, afirmou o responsável político, que é também co-presidente do grupo parlamentar Alternativa para a Alemanha (AfD).

Reconhecemos a nossa responsabilidade pelos 12 anos” de ditadura nazi, acrescentou. “Temos uma história gloriosa e essa, meus caros amigos durou mais do que esses malditos anos”, declarou, num encontro da organização juvenil da AfD em Seebach, no leste da Turíngia, sobre a organização de jovens da AfD.

A secretária-geral do partido conservador da CDU, Annegret Kramp-Karrenbauer, próxima de Angela Merkel, reagiu rapidamente no Twitter: “50 milhões de vítimas de guerra, o Holocausto e a guerra total são apenas ‘excrementos de pássaros’ para a AfD e Gauland. Eis o que é este partido por trás da máscara de civilidade“.

Esta não é a primeira provocação de Alexander Gauland, ex-CDU, de 77 anos. Durante a campanha eleitoral para as eleições parlamentares de setembro passado, elogiou os méritos dos soldados da Wehrmacht.

Um dos seus partidários, Björn Höcke, também comparou o vasto monumento no coração de Berlim às vítimas do Holocausto como “um memorial da vergonha”.

Primeira força de oposição à Câmara dos Deputados, a AfD estreou-se em grande no Bundestag, com mais de 90 deputados, e questionou o consenso em torno da memória dos alemães sobre o seu passado nazi.

Nascido em 2013 da oposição ao euro, o partido tornou-se, graças à “crise” de refugiados em 2015, anti-migrante, anti-Islão e anti-Merkel, endurecendo significativamente o discurso, especialmente contra os muçulmanos.

A co-líder do grupo parlamentar, Alice Weidel, atacou recentemente as mulheres com burqa, “meninas veladas, homens armados com facas e outras pessoas sem valor” que ameaçam, segundo diz, a prosperidade alemã.

// Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Ja, ja…. mas é pena este schwein não nos contar mais sobre esses “1000 anos de história gloriosa da Alemanha”!…

  2. Sem dúvida…. os “negócios” com o Império Otomano (actual Turquia), os Arménios, a primeira guerra, etc, etc…
    Mas, que mais não fosse, para “deixar” 6 milhões mortos só por motivos étnicos, sem contar as baixas de guerra, o excremento era certamente uma bbosta grande c’m’ó caraggo… O pássaro devia ser um T-Rex voador, nem sequer o pterodáctilo seria suficientemente grande.

    Dasss, ele há cada um…

    • Étnicos/religiosos…
      Ou puramente económicos, simplesmente para lhes ficarem com as riquezas… mas se calhar estou a ser cínico…

RESPONDER

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …

59 autarcas constituídos arguidos na Operação Éter

O Ministério Público constituiu 74 arguidos, 59 dos quais autarcas e ex-autarcas de 47 câmaras do Norte e Centro, no processo da investigação às Lojas Interativas da Turismo do Porto e Norte, realizada no âmbito …