Nazismo foi “só um excremento de pássaro na história gloriosa da Alemanha”

Olaf Kosinsky / Wikimedia

O líder do partido alemão de extrema direita AfD, Alexander Gauland

O codirigente do partido alemão de extrema direita AfD, Alexander Gauland, afirmou hoje que Adolf Hitler e os nazis não foram mais do que um “excremento de pássaro” num milénio alemão glorioso, em declarações citadas pela Deutsche Welle.

“Adolf Hitler e os nacionais-socialistas do partido NSDAP do Führer não foram mais do que excremento de pássaro em 1.000 anos de história alemã de sucesso“, afirmou o responsável político, que é também co-presidente do grupo parlamentar Alternativa para a Alemanha (AfD).

Reconhecemos a nossa responsabilidade pelos 12 anos” de ditadura nazi, acrescentou. “Temos uma história gloriosa e essa, meus caros amigos durou mais do que esses malditos anos”, declarou, num encontro da organização juvenil da AfD em Seebach, no leste da Turíngia, sobre a organização de jovens da AfD.

A secretária-geral do partido conservador da CDU, Annegret Kramp-Karrenbauer, próxima de Angela Merkel, reagiu rapidamente no Twitter: “50 milhões de vítimas de guerra, o Holocausto e a guerra total são apenas ‘excrementos de pássaros’ para a AfD e Gauland. Eis o que é este partido por trás da máscara de civilidade“.

Esta não é a primeira provocação de Alexander Gauland, ex-CDU, de 77 anos. Durante a campanha eleitoral para as eleições parlamentares de setembro passado, elogiou os méritos dos soldados da Wehrmacht.

Um dos seus partidários, Björn Höcke, também comparou o vasto monumento no coração de Berlim às vítimas do Holocausto como “um memorial da vergonha”.

Primeira força de oposição à Câmara dos Deputados, a AfD estreou-se em grande no Bundestag, com mais de 90 deputados, e questionou o consenso em torno da memória dos alemães sobre o seu passado nazi.

Nascido em 2013 da oposição ao euro, o partido tornou-se, graças à “crise” de refugiados em 2015, anti-migrante, anti-Islão e anti-Merkel, endurecendo significativamente o discurso, especialmente contra os muçulmanos.

A co-líder do grupo parlamentar, Alice Weidel, atacou recentemente as mulheres com burqa, “meninas veladas, homens armados com facas e outras pessoas sem valor” que ameaçam, segundo diz, a prosperidade alemã.

// Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Ja, ja…. mas é pena este schwein não nos contar mais sobre esses “1000 anos de história gloriosa da Alemanha”!…

  2. Sem dúvida…. os “negócios” com o Império Otomano (actual Turquia), os Arménios, a primeira guerra, etc, etc…
    Mas, que mais não fosse, para “deixar” 6 milhões mortos só por motivos étnicos, sem contar as baixas de guerra, o excremento era certamente uma bbosta grande c’m’ó caraggo… O pássaro devia ser um T-Rex voador, nem sequer o pterodáctilo seria suficientemente grande.

    Dasss, ele há cada um…

    • Étnicos/religiosos…
      Ou puramente económicos, simplesmente para lhes ficarem com as riquezas… mas se calhar estou a ser cínico…

RESPONDER

Luxemburgo 0-2 Portugal | Campeão marca presença no Euro

Portugal venceu o Luxemburgo por 2-0 e apurou-se para a fase final do Euro2020 – a 11ª presença consecutiva da turma das “quinas” em fases finais de grandes competições. Num encontro mal jogado, em parte pelas …

Hologramas e outras tecnologias podem ajudar a combater incêndios florestais

Portugal continua a ser assombrado pela destruição sem precedentes dos incêndios florestais. Agora é a hora de aproveitar as nossas ferramentas tecnológicas e encontrar maneiras inovadoras de ajudar a aliviar o problema e também evitar …

Pombos estão a perder dedos ou patas por causa da poluição

Basta passar algum tempo na praça de uma cidade para ver que alguns pombos têm patas feridas ou dedos em falta. Embora possamos pensar que isto é causado por algum vírus ou pelos eventuais desentendimentos …

Descoberto no Japão fóssil de pássaro com 120 milhões de anos

O fóssil de um pássaro do Cretáceo recentemente descoberto no Japão pode levar os cientistas a repensarem alguns detalhes sobre a evolução do voo. Há cerca de 120 milhões de anos, um pássaro com o tamanho …

Irão corta acesso à Internet após protestos contra a subida do preço da gasolina

O Irão cortou o acesso à internet no sábado, após os protestos contra o aumento do preço da gasolina, que provocaram fortes confrontos entre manifestantes e forças de segurança. O Irão cortou o acesso à internet …

A maior parte das Testemunhas de Jeová não apresenta queixa em caso de abuso sexual. Mas uma nova lei pode alterar essa realidade

Em casos de abuso sexual dentro organização religiosa Testemunhas de Jeová, a maior parte das vítimas não acusa os agressores por receio de serem excluídas, revelou um artigo da Vice. Agora, uma nova lei norte-americana, …

Hong Kong. Agente atingido por flecha e operação policial reforçada com canhão de água

Um polícia foi atingido numa perna por uma flecha lançada por manifestantes antigovernamentais e pró-democracia, informaram as forças de segurança, que reforçaram a operação no local com um canhão de água. Um polícia foi atingido …

Príncipe André nega ter abusado sexualmente de jovem de 17 anos

O príncipe André, filho de Isabel I, é acusado de ter abusado sexualmente de Virginia Giuffre, uma jovem que na altura tinha 17 anos. O caso remonta ao dia 10 de março de 2001 e, este …

FC Porto tira pão da boca ao Sporting ao desviar central brasileiro

Os 'dragões' podem estar perto de chegar a acordo para a transferência de Gustavo Henrique. O central do Santos estava em negociações com o Sporting, mas uma forte investida do FC Porto, pode ter mudado …

Será que os cães conseguem farejar uma gravidez?

Já ouvimos falar de cães a farejar bombas e de cães a farejar cancro. E quanto à gravidez, o que poderá o nariz de um cão dizer? Há várias mulheres grávidas a relatar que o cão …