Nazismo foi “só um excremento de pássaro na história gloriosa da Alemanha”

Olaf Kosinsky / Wikimedia

O líder do partido alemão de extrema direita AfD, Alexander Gauland

O codirigente do partido alemão de extrema direita AfD, Alexander Gauland, afirmou hoje que Adolf Hitler e os nazis não foram mais do que um “excremento de pássaro” num milénio alemão glorioso, em declarações citadas pela Deutsche Welle.

“Adolf Hitler e os nacionais-socialistas do partido NSDAP do Führer não foram mais do que excremento de pássaro em 1.000 anos de história alemã de sucesso“, afirmou o responsável político, que é também co-presidente do grupo parlamentar Alternativa para a Alemanha (AfD).

Reconhecemos a nossa responsabilidade pelos 12 anos” de ditadura nazi, acrescentou. “Temos uma história gloriosa e essa, meus caros amigos durou mais do que esses malditos anos”, declarou, num encontro da organização juvenil da AfD em Seebach, no leste da Turíngia, sobre a organização de jovens da AfD.

A secretária-geral do partido conservador da CDU, Annegret Kramp-Karrenbauer, próxima de Angela Merkel, reagiu rapidamente no Twitter: “50 milhões de vítimas de guerra, o Holocausto e a guerra total são apenas ‘excrementos de pássaros’ para a AfD e Gauland. Eis o que é este partido por trás da máscara de civilidade“.

Esta não é a primeira provocação de Alexander Gauland, ex-CDU, de 77 anos. Durante a campanha eleitoral para as eleições parlamentares de setembro passado, elogiou os méritos dos soldados da Wehrmacht.

Um dos seus partidários, Björn Höcke, também comparou o vasto monumento no coração de Berlim às vítimas do Holocausto como “um memorial da vergonha”.

Primeira força de oposição à Câmara dos Deputados, a AfD estreou-se em grande no Bundestag, com mais de 90 deputados, e questionou o consenso em torno da memória dos alemães sobre o seu passado nazi.

Nascido em 2013 da oposição ao euro, o partido tornou-se, graças à “crise” de refugiados em 2015, anti-migrante, anti-Islão e anti-Merkel, endurecendo significativamente o discurso, especialmente contra os muçulmanos.

A co-líder do grupo parlamentar, Alice Weidel, atacou recentemente as mulheres com burqa, “meninas veladas, homens armados com facas e outras pessoas sem valor” que ameaçam, segundo diz, a prosperidade alemã.

// Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Ja, ja…. mas é pena este schwein não nos contar mais sobre esses “1000 anos de história gloriosa da Alemanha”!…

  2. Sem dúvida…. os “negócios” com o Império Otomano (actual Turquia), os Arménios, a primeira guerra, etc, etc…
    Mas, que mais não fosse, para “deixar” 6 milhões mortos só por motivos étnicos, sem contar as baixas de guerra, o excremento era certamente uma bbosta grande c’m’ó caraggo… O pássaro devia ser um T-Rex voador, nem sequer o pterodáctilo seria suficientemente grande.

    Dasss, ele há cada um…

    • Étnicos/religiosos…
      Ou puramente económicos, simplesmente para lhes ficarem com as riquezas… mas se calhar estou a ser cínico…

RESPONDER

Cantar pode ser uma má ideia durante a pandemia

Uma nova pesquisa revelou que cantar em grupo pode ser perigoso em termos de propagação de patógenos. Esta é só mais uma prova de que 2020 chegou para pôr um travão na diversão. A Universidade de …

Emirados Árabes Unidos anunciam missão espacial à Lua para 2024

Um alto responsável dos Emirados Árabes Unidos disse hoje que o país tenciona enviar para a Lua uma nave com um veículo não tripulado em 2024. O desejo de pisar a lua é uma ambição de …

Exército norte-americano quer ter acesso à rede de satélites da SpaceX

O exército dos Estados Unidos está de olho na Starlink, a constelação de satélites da SpaceX, cujo CEO é o multimilionário Elon Musk e que tem como objetivo levar Internet de banda larga a todos …

Portugal tem cada vez menos água disponível

Portugal tem cada vez menos água disponível e nos próximos cem anos a precipitação em certas regiões do país, como o Algarve, pode sofrer uma redução de até 30%, alertou esta terça-feira a Associação Natureza …

Tel Aviv vai ter estradas elétricas que recarregam autocarros em movimento

Tel Aviv, em Israel, está a trabalhar na criação de estradas elétricas sem fios para carregar e fornecer energia aos transportes públicos da cidade. As estradas elétricas são parte de um programa piloto liderado pelo município …

Suicídio entre militares norte-americanos aumenta 20% em época de covid-19

Os suicídios entre os militares subiram 20% este ano em comparação com o mesmo período de 2019, registando-se um aumento nos incidentes de comportamento violento à medida que as tropas lutam contra a covid-19 e …

Turista apanhado a gravar as suas iniciais no Coliseu de Roma. Arrisca ser condenado a prisão

Um turista foi apanhado a gravar as suas iniciais no Coliseu de Roma, em Itália, e arrisca ser punido com um até um ano de prisão. De acordo com o diário italiano La Repubblica, o turista, …

Função Pública. Fesap exige subida de remuneração mínima para 693 euros

A Federação de Sindicatos da Administração Pública (Fesap) exige que a primeira posição da Tabela Remuneratória Única avance para 693,13 euros em 2021 e uma atualização do subsídio de refeição para seis euros. Estas duas medidas …

Escolas encerradas empurram milhões de crianças para o trabalho infantil

Milhões de crianças correm o risco de serem forçadas a fazer trabalho infantil, como resultado da pandemia do novo coronavírus. Isto poderá levar ao primeiro aumento no trabalho infantil, depois de 20 anos de progresso. De …

Oito anos depois, um Schumacher volta à F1

Mick Schumacher vai conduzir um Alfa Romeo em Nürburgring, na 1.ª sessão de treinos livres. Jovem piloto deverá ser campeão da Fórmula 2, já neste ano. Michael Schumacher esteve na Fórmula 1 em 19 épocas, não …