Nazis em fuga após a 2.ª Guerra Mundial moldaram a política austríaca. Extremismo importado mantém-se durante gerações

(dv) AP / Markus Schreiber

Um novo estudo sugere as regiões da Áustria que tiveram um maior afluxo de nazis, em fuga aos soviéticos, têm mais tendência a apoiar o populismo de extrema direita do que outras partes do país, facto que não se verificava antes da Segunda Guerra Mundial.

Este estudo, publicado pela Oxford University Press no Economic Journal, revela que os migrantes extremistas podem ter moldado os desenvolvimentos políticos nas suas regiões de destino durante gerações.

Segundo avançou o Phys Org, há uma longa história de radicais ideológicos que emigraram e espalharam as suas opiniões políticas, desde o anarquista Mikhail Bakunin, passando pelo revolucionário Che Guevara, até aos combatentes jihadistas.

Para desenvolver o estudo, os investigadores utilizaram os dados sobre a ocupação da Áustria após a Segunda Guerra Mundial. No verão de 1945, as zonas de ocupação no estado federal austríaco foram divididas entre os Estados Unidos (EUA) e os soviéticos. A região ao norte do rio Danúbio foi entregue aos soviéticos, enquanto a margem sul permaneceu sob controle norte-americano.

Imediatamente, um grande número de pessoas começou a fugir para a zona dos EUA. Temendo a punição soviética, as elites nazis migraram também para a margem sul do Danúbio. A separação ao longo do rio dividiu a região, até então económica e culturalmente homogénea, em duas áreas: uma com uma alta concentração de membros da elite nazi e outra com uma concentração relativamente baixa.

A longa tradição austríaca de populismo de extrema direita permitiu aos autores rastrear os efeitos das elites nazis migrantes desde o final da década de 1940 até aos dias de hoje. Os resultados apontam para um aumento substancial e persistente nas atitudes de extrema direita nos locais onde esses extremistas se estabeleceram. Setenta anos volvidos, o número de votos nos partidos de extrema direita ainda é muito maior nesses lugares.

De acordo com os autores, existem duas explicações principais para a persistência a longo prazo dos valores de extrema direita: as instituições locais e os laços familiares. Os migrantes nazis fundaram e penetraram nas filiais dos partidos nos seus locais de destino, fazendo com que essas instituições multiplicassem o seu impacto e o número de votos.

Outra explicação para a persistência é a transmissão entre gerações. Com base nos dados das listas telefónicas, a equipa constatou que os nomes dos políticos de extrema direita ainda refletem a migração de longa data das elites nazis após a guerra. Esses resultados mantiveram-se quando a equipa incluiu as variantes socioeconómicas e geográficas ao longo do tempo.

Os resultados do estudo, continuou o Phys Org, demonstram que as preferências políticas parecem ser transmitidas de geração em geração. Mesmo depois de três ou quatro gerações, as atitudes e crenças das famílias e comunidades migrantes nazis persistem.

“Ficamos surpreendidos ao perceber que o extremismo importado pode sobreviver por gerações, sem desaparecer”, disse o principal autor do artigo, Felix Roesel. “A boa notícia é que os valores liberais e democráticos se espalham de maneira muito semelhante. Isso é o que mostram as novas pesquisas. O populismo não é mais contagioso do que outras ideias políticas”, concluiu o investigador.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. E a maioria das altas patentes militares, cientistas, médicos, e colaboradores, nacional-socialistas foram salvos e resgatados pelo regime da Inglaterra e os Estados Unidos da América do Norte (EUA) que os evacuaram da Europa, dando-lhes protecção e novas identidades para que pudessem seguir a sua vida normalmente.

    • Mas ninguém fala dos outros. Aqueles que foram para o outro sítio e passaram a mandar no mundo. E depois dizem que é esta ou aquela sociedade secreta. E a terra não é redonda! Pois, eu bem sei onde é que eles querem chegar. Ao outro lado do coiso. E sempre a direito… se fosse redondo era mais complicado. Acham que o covida19 vem de onde? Vem de lá, de onde eles estão. Que não é para lá do que aquilo que muitos pensam que não é. Sobre isto ninguém diz nada. Eu percebo.

  2. os 3 grandes da WWII, pq alguns tb foram para a URSS.

    no entanto a enorme maioria foi para os EUA, aliás a NASA criada logo após é um exemplo disso.

RESPONDER

Afinal, os números imaginários são reais (pelo menos uma parte)

Um novo estudo da Universidade de Varsóvia e da Universidade de Ciência e Tecnologia da China revela que números imaginários comportam informações reais sobre estados quânticos. Números imaginários, que podem ser combinados com números reais para …

Misteriosa supernova sem hidrogénio revela a "agonia" das mortes estelares (e desafia a Astrofísica)

Uma curiosa estrela pré-supernova amarela está a fazer com que os astrofísicos reavaliem o que se sabe sobre a morte das estrelas mais massivas do Universo. No final das suas vidas, estrelas frias e amarelas estão …

Zidane, em momentos nunca vistos: "A justificação do árbitro não chega"

Uma jogada que envolveu Militão transformou o jogo entre Real Madrid e Sevilha - e pode ter transformado o desfecho do campeonato. Zidane estava claramente incomodado depois do encontro. Foi uma jornada "louca" em Espanha: Barcelona …

Pandora troca diamantes das minas por pedras criadas em laboratório

Alexander Lacik, CEO da Pandora, justificou esta mudança como parte de uma iniciativa mais ampla de sustentabilidade da empresa. O lançamento dos diamantes adquiridos de forma sustentável "marca um novo marco para a Pandora, uma vez …

FC Porto 5-1 Farense | “Dracarys” portista sobre algarvios

Esta segunda-feira, o FC Porto goleou o Farense por 5-1, na 32.ª jornada da Liga. Os dragões têm agora 74 pontos e estão a cinco do Sporting. Goleada das antigas no Dragão. O FC Porto incendiou …

Nova técnica permite observar o cérebro a mover-se (em tempo real e em 3D)

Uma equipa de cientistas da Nova Zelândia está a desenvolver uma nova técnica de imagem que ajudará a detetar distúrbios cerebrais e aneurismas antes que se tornem fatais. As imagens de ressonâncias magnéticas são estáticas. Recentemente, …

Aviso ao finalista da Liga Europa: "Se tiver de expulsar todos, expulso"

Real Madrid e Sevilha centraram as atenções, no que diz respeito à arbitragem, mas o ambiente tenso chegou igualmente ao Villarreal-Celta. O Celta de Vigo foi ao terreno do Villarreal vencer por 4-2, neste domingo, num …

Serviços Secretos ucranianos apreendem remessa de bebida alcoólica de Chernobyl

Os Serviços Secretos ucranianos apreenderam 1.500 garrafas de uma bebida alcoólica produzida com maçãs colhidas perto da central nuclear de Chernobyl. ATOMIK Chernobyl Spirits é uma bebida espirituosa feita com ingredientes de dentro da zona de …

Na Bielorrússia, calçar meias vermelhas e brancas é um risco (com um preço demasiado alto a pagar)

Uma jovem foi recentemente condenada por usar meias às riscas com as cores simbólicas da oposição ao Presidente Alexander Lukashenko. O vermelho e o branco, símbolos da oposição ao Presidente Alexander Lukashenko, podem causar sérios problemas …

O "lago rachado" de Taiwan é famoso nas redes sociais (mas esconde uma realidade sombria)

O Lago Sol Lua já foi um ponto turístico popular de Taiwan. Porém, agora o fundo do lago "rachado" é famoso por um motivo sombrio: uma das piores secas que atingiu a ilha em décadas. O …