Presidente da Câmara dos Comuns do Canadá convidou e agradeceu ao “herói ucraniano e canadiano” nazi “por todo o seu serviço”. Já apresentou desculpas.
O Presidente da Câmara dos Comuns do Canadá já apresentou as suas “profundas desculpas” após louvar, em pleno parlamento canadiano, um indivíduo que serviu uma unidade Nazi durante a Segunda Guerra Mundial.
O momento aconteceu esta sexta-feira. Anthony Rota agradeceu ao “herói ucraniano, herói canadiano” Yaroslav Hunka, de 98 anos, “por todo o seu serviço”, após “ter lutado pela independência ucraniana contra os russos e continua a apoiar as tropas hoje”.
O discurso culminou com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy e o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, a aplaudir de pé, acompanhados por toda uma ovação do parlamento ao veterano nazi.
The Parliament of Canada and their guest Zelensky greet the 98-year-old Ukrainian veteran of the SS Galicia division with a standing ovation pic.twitter.com/IG8ZCMmeyk
— Sprinter (@Sprinter99800) September 24, 2023
Yaroslav Hunka foi um membro da 14.ª Divisão de Granadeiros da Waffen SS Galizien (1.ª Ucraniana) — também conhecida como Divisão Galícia — durante a 2.ª Guerra. Era uma unidade voluntária composta maioritariamente por ucranianos étnicos sob o comando nazi, lembrou o grupo de direitos humanos judaico, Friends of Simon Wiesenthal Center, que segundo a Al Jazeera já exigiu um pedido de desculpas.
“Juravam fidelidade a Hitler e estiveram envolvidos no massacre de civis”, diz à CBS o membro da associação que exige uma explicação para o convite do veterano.
Membros da divisão são acusados de matar civis polacos e judeus, embora a unidade não tenha sido considerada culpada de quaisquer crimes de guerra por qualquer tribunal. A unidade foi renomeada para Primeira Divisão Ucraniana antes de se render aos Aliados Ocidentais em 1945.
“É necessária uma explicação para como este indivíduo entrou nos corredores do parlamento canadiano e recebeu o reconhecimento do Presidente da Câmara dos Comuns do Canadá e uma ovação”, disse a organização.
Logo de seguida, uma foto de Rota com o veterano nazi — acompanhados da líder do Governo na Câmara dos Comuns do Canadá, Karina Gould — viralizou.
Liberal House Leader Karina Gould and Canada’s Speaker of the House Anthony Rota holdings hands with Waffen-SS Nazi soldier, Yaroslav Hunka. pic.twitter.com/ZMzeqZu6gN
— Harrison Faulkner (@Harry__Faulkner) September 24, 2023
Este domingo, o Presidente da Câmara dos Comuns do Canadá e autor da homenagem apressou-se a desculpar-se por aquela que foi uma iniciativa “totalmente sua”.
“Tomei conhecimento de mais informação que faz com que me arrependa da minha decisão”, afirmou em comunicado partilhado na rede social X (antigo Twitter), onde pediu “as mais sinceras desculpas às comunidades judaicas do Canadá e do mundo”, garantindo que aceita “responsabilidade total” pelas suas ações.
On September 22, in the House of Commons, I recognized an individual in the gallery. I regret my decision to do so, and accept full responsibility for my actions. Read my statement here: https://t.co/Hd9chtHFNJ
— Speaker of the HoC (@HoCSpeaker) September 24, 2023
Justin Trudeau afirmou não estar a par do convite de Hunka.
“Nenhum aviso prévio foi enviado para o gabinete do primeiro-ministro nem para a delegação ucraniana, sobre o convite ou reconhecimento”, avançou em comunicado.
Uma vergonha. Este Rota não faz pesquisas prévias antes de agir? Ou é um agente de alguem?
Onde chega o desespero servil de mostrar alinhamento com os “donos disto tudo”….
Uma vez, há muitos anos, votei no PS. Enganei-me. Pode acontecer a qualquer um…
Quantos nazis cúmplices de Hitler, como este, terão passado pelos pingos da chuva? Stalin e Hitler também foram aliados, invadiram juntos a Polónia e depois dividiram-na ao meio. Portugal não entrou diretamente na Guerra, mas Salazar fez jogo duplo, morria-se de fome no nosso país para alimentarmos as tropas alemães.
Ruído….para tentar que alguns não vejam as atrocidades de Valdolf Putler nos tempos atuais….
Heil Selensky…
A Sra. Gould e o Sr. Trudeau , vão ter muita dificuldade a limpara a m…a colada a sola dos sapatos . Quanto ao Zelenskyy , duvido que conhecia o currículo do ilustre Nazi Hunka . A não ser que essa homenagem fosse propositada para descredibilizar a Ucrânia !
Os políticos sempre foram muito bons a inventarem desculpas que dificílmente colam a não ser os ingénuos é que engolem essas tretas.
Podem ter a certeza que foi tudo estudado e deliberado, nada na política é por acaso.
O ukranazi Hunka que esteve à frente no comando de um Campo de Concentração nazi, fugiu pouco nates do fim da guerra para o Canadá. A União Soviética pediu várias vezes sua extradição devido aos crimes de guerra cometidos mas o Canadá sempre foi refúgio de nazis e por isso negou sua extradição.
Portanto esse Hunka é bem conhecido mas agora, como sempre, os políticos sofrem de repente de amnésia.