Navios em Portugal poluem tanto quanto as oito cidades com mais carros

O transporte marítimo deve integrar o regime de comércio de licenças de emissão da União Europeia (UE), defendeu, esta segunda-feira, a associação ambientalista ZERO, exigindo limites de emissão de dióxido de carbono (CO2) para navios que atracam em portos europeus.

“As emissões dos navios que abastecem em Portugal é equivalente à poluição das oito cidades portuguesas com mais carros registados”, que se localizam nas áreas de Lisboa, Porto e Braga, alertou a ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável, fazendo um apelo à UE para a integração da navegação no comércio europeu de licenças de emissão, segundo noticiou a agência Lusa.

De acordo com um estudo, apresentado esta segunda-feira pela Federação Europeia para os Transportes e Ambiente (T&E), da qual a ZERO faz parte, a frota da empresa de transporte marítimo Mediterranean Shipping Company (MSC), que movimenta bens que vão de produtos elétricos e eletrónicos a frutas frescas, roupas a brinquedos, foi responsável “pela emissão de cerca de 11 milhões de toneladas de CO2 em 2018″.

“Se o transporte marítimo integrasse o regime de comércio de licenças de emissão da UE (o que atualmente não se verifica), a MSC seria o oitavo maior emissor na lista dos dez maiores poluidores europeus”, avançou a ZERO, referindo que constam deste ‘ranking’ oito centrais a carvão e uma companhia aérea.

Com base nas estatísticas oficiais da UE, o estudo da T&E apurou que os navios que navegam com destino e partida da Europa emitiram mais de 139 milhões de toneladas de CO2 em 2018. “Se as emissões do transporte marítimo fossem equivalentes às de um país europeu, seria o oitavo maior emissor da UE, depois da Holanda”, concluiu.

Apesar da quantidade de emissões de CO2, “o transporte marítimo é o único modo de transporte sem medidas concretas para reduzir as suas emissões”, advertiu a associação ambientalista, referindo que, além disso, as emissões de carbono emitidas pelos grandes navios não são cobradas.

“O setor marítimo está isento pela legislação da UE de pagar impostos sobre o combustível que consome, o que representa uma efetiva subsidiação no valor de 24 mil milhões de euros por ano”, apontou a ZERO, com base nas conclusões do estudo da federação T&E.

DouroAzul/Facebook

Considerando que a UE tem falhado em aplicar medidas de redução das emissões do setor marítimo, a associação assegurou que o comércio marítimo europeu poderá ser menos poluente “se as medidas certas forem aplicadas e os líderes europeus deixarem de ignorar o impacto destas emissões para o clima”.

Um dos compromissos assumidos pela nova presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, foi o de incluir as emissões do transporte marítimo internacional no regime europeu de comércio de licenças de emissão, para que este setor também contribua no objetivo de tornar a Europa neutra em carbono.

“Este foi um pequeno passo para controlar o impacto climático deste modo de transporte. Medidas adicionais, entre as quais a definição de um limite de emissão de CO2 para os navios em operação, também serão necessárias para acelerar o uso de combustíveis e tecnologias sem emissões de carbono”, sustentou a ZERO.

Segundo o estudo da T&E, com base nos dados de veículos registados em 2013, o tráfego rodoviário nas cidades de Lisboa, Sintra, Cascais, Loures, Porto, Vila Nova de Gaia, Matosinhos e Braga emite um total de 2,8 milhões de toneladas (Mt) de CO2 por ano, enquanto “os navios com base na carga movimentada em portos portugueses emitem 2,93 Mt CO2 por ano”.

“Portugal é o 5.º país europeu com maiores emissões associadas ao transporte marítimo de combustíveis fósseis (25%)”, apontou o estudo.

Neste âmbito, a associação ambientalista quer os líderes nacionais apoiem a Comissão Europeia e o Parlamento Europeu na inclusão das emissões de CO2 do transporte marítimo no regime europeu de comércio de licenças de emissão a par de outros setores, incluindo a aviação intraeuropeia.

Lusa //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. De cada vez que chega um navio cruzeiro ao Funchal a poluição é tamanha que aumentam logo as doenças das vias respiratórias.
    Não são só os navios que são os maiores poluidores do mundo, a aviação é outra muito mais poluidora que os automóveis e ainda para mais está isenta de impostos sobre o combustível querosene.

RESPONDER

Fantasporto celebra 40 anos de promoção do cinema português

O Fantasporto celebra 40 anos na edição de 2020, que se realiza entre 25 de fevereiro e 8 de março, no Teatro Rivoli, na cidade do Porto. O Festival Internacional de Cinema do Porto, mais conhecido …

Matosinhos vai combater vespa asiática com armas de paintball e inseticidas em pastilhas

As corporações de bombeiros de Matosinhos vão combater as vespas asiáticas com armas de paintball. O reforço de novos meios e de mais equipas foi anunciado na terça-feira à tarde na Câmara Municipal. A equipa da …

Manuel Monteiro recusa "tabus" e põe-se fora da corrida às presidenciais

O ex-líder do CDS Manuel Monteiro recusa-se a alimentar tabus e afastou, desde já, qualquer cenário de uma eventual candidatura às eleições para Presidente da República, em 2021. “Não gosto de tabus”, afirmou, com um sorriso, …

Bruno Lage não conta com Zivkovic, mas o sérvio recusa-se a sair

O salário elevado de Zivkovic e o facto do jogador não fazer parte dos planos de Bruno Lage, fazem com que o Benfica o queira vender. No entanto, o sérvio recusa-se a abandonar o clube. A …

Morreu o poeta Manuel Resende, "um dos maiores" das letras portuguesas

O poeta Manuel Resende nascido em 1948, no Porto, morreu hoje, em Lisboa, disse a editora do autor, Livros Cotovia, que o define como “um dos maiores poetas portugueses”. Manuel Resende "dedicou grande parte da vida …

PAN quer criar regime para proteger denunciantes

O PAN vai avançar com uma proposta, depois do Orçamento do Estado 2020, para criar um regime de proteção de denunciantes. Segundo o Jornal Económico, o Pessoas-Animais-Natureza (PAN) anunciou a sua intenção de avançar com esta proposta, …

Fábio Coentrão apresenta-se em tribunal como "jogador de futebol reformado"

O internacional português Fábio Coentrão, que na época passada alinhou no Rio Ave, apresentou-se hoje ao tribunal de Monsanto, em Lisboa, como um “jogador de futebol reformado”. Fábio Coentrão, de 31 anos, esteve hoje a prestar …

Dinheiro de Bruno Fernandes já tem destino no Sporting

Faz pouco mais de um dia em que a transferência de Bruno Fernandes para o Manchester United ficou acordada, mas Frederico Varandas já terá planos para o dinheiro que vai receber. A saída de Bruno Fernandes …

Oficial: Sporting confirma venda de Bruno Fernandes

O Sporting oficializou esta quarta-feira a transferência de Bruno Fernandes para o Manchester United. O clube enviou o comunicado à CMVM a informar sobre o negócio com o emblema inglês. Depois de um longe período de …

França. Trituração de pintos vivos e castração de leitões sem anestesia proibidas no fim de 2021

A partir do final de 2021, a França promete banir a trituração de pintos vivos e a castração de leitões sem anestesia, revelou na terça-feira o ministro da Agricultura francês, Didier Guillaume, ao anunciar uma …