Encontrado navio pirata naufragado (com granadas e pólvora)

Granadas antigas e canhões do naufrágio de um antigo navio pirata foram encontrados ao longo da costa da Cornualha, no Reino Unido.

Mergulhadores descobriram artefactos do naufrágio do Schiedam, que afundou na costa em 1684, depois das tempestades recentes terem perturbado a areia que antes cobria o mar.

As duas granadas do século XVII, cada uma consistindo numa concha de ferro oca cheia de pólvora, foram encontradas nas proximidades, depois de terem sido arrastadas pela corrente para longe dos destroços.

Robert Felce, historiador local, encontrou a segundas das duas granadas em novembro, numa praia perto do local do naufrágio. O investigador visita frequentemente a praia, que está exposta a ondas fortes do Atlântico, e onde vários artefactos têm ido parar durante anos. O ano passado, Felce encontrou a primeira granada no mesmo local.

Ambos os objetos estavam fortemente incrustados depois de terem estado no fundo do mar durante mais de 300 anos. Felce disse que, a princípio, pensou que a última granada era uma rocha comum até que escorregou e a deixou cair. A queda abriu-a, revelando as duas metades da arma de metal e o pó explosivo no interior.

Embora a pólvora da granada estivesse húmida e com vários séculos de idade, Felce informou a descoberta à polícia local, que chamou especialistas em bombas do Exército Britânico para garantir que fosse seguro.

O navio pirata

Em 1683, piratas bárbaros capturaram o Schiedam – um navio mercante holandês – como prémio. Posteriormente, a Marinha Real Britânica apreendeu o navio, usando-o como transporte até que o barco naufragu numa tempestade perto de Dollar Cove, em 1684.

O Schiedam transportava mercadoria militar das guarnições inglesas que regressavam da cidade de Tânger, em Marrocos, quando afundou. Estas mercadorias incluíam várias caixas de granadas.

Felce, autor de várias histórias da costa da Cornualha, disse que as granadas explosivas foram alguns dos primeiros exemplos da sua espécie e que foram usadas por tropas inglesas especialmente treinadas para lançá-las a longas distâncias.

“As granadas podem ter sido usados para assustar, mas, com certeza, pretendiam matar o inimigo”, disse Felce. “Eu gostaria de saber mais sobre onde e como foram construídas, porque envolve habilidades iniciais de engenharia e metalurgia“.

Tempestades recentes perturbaram a areia sobre os destroços do Schiedam, revelando vários canhões e outros destroços do navio que ainda se encontram sob o fundo do mar.

O local do naufrágio foi redescoberto na costa há dois anos por dois mergulhadores do grupo Cornwall Maritime Archaeology, que vigia vários destroços ao longo da costa da Cornualha em nome da agência Historic England.

Um dos mergulhadores, Mark Milburn, disse que tinham regressado ao local do naufrágio submarino nas últimas semanas, onde descobriram que a areia tinha mudado durante tempestades recentes, descobrindo mais detritos. Os artefactos do naufrágio de Schiedam documentados até agora incluem 11 canhões, uma roda de carruagem, bala de chumbo, caixas de granadas e vários outros objetos de ferro.

ZAP ZAP // Live Science

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Abel Ferreira leva Palmeiras à conquista da Taça do Brasil

O Palmeiras, treinado pelo português Abel Ferreira, conquistou a Taça do Brasil de futebol, ao vencer por 2-0 na receção ao Grêmio, em jogo da segunda mão da final. Depois do triunfo por 1-0 no confronto …

Myanmar: Exército dispara munições reais contra manifestantes

O exército birmanês disparou este domingo contra vários manifestantes com munições reais em Bagan, a cidade histórica na área central de Myanmar, causando um ferido leve, segundo os organizadores do protesto. Milhares de birmaneses voltaram às …

Cientistas criam um "relógio" que mede a idade biológica

Dois cientistas do CECAD Cluster of Excellence in Aging Research desenvolveram um método que pode determinar a idade biológica de um organismo com uma precisão sem precedentes. Todos conhecemos a idade cronológica - a nossa idade …

"Das palavras aos atos". Marcelo com mais de 60% de mulheres na sua equipa no segundo mandato

O Presidente da República considerou este domingo que os passos dados para salvaguardar a igualdade de género em Portugal não são ainda suficientes e afirmou que quis passar "das palavras aos atos" com mais mulheres …

Governo dá 19,8 milhões às escolas para testes rápidos. Ensino privado também quer

O Conselho de Ministros aprovou, este domingo, uma resolução que permite às escolas e ao setor solidário efetuar despesa na realização de testes rápidos de antigénio à covid-19, num montante global de 19,8 milhões de …

Afinal, abandonar Montijo não obriga a indemnizar ANA (e há quem defenda opção Beja)

A alteração do local do novo aeroporto na sequência da avaliação ambiental estratégica não obriga ao pagamento de qualquer indemnização à ANA. De acordo com o esclarecimento do Ministério das Infraestruturas, uma eventual alteração do local …

Descoberta nova relação entre a biodiversidade dos animais e das florestas

Uma análise ao registo de imagens de 15 reservas de vida selvagem em florestas tropicais revelou uma relação até então desconhecida entre a biodiversidade de vários mamíferos e as florestas em que vivem. As florestas tropicais …

Pelo menos 17 mortos e 400 feridos em explosões na Guiné Equatorial

Pelo menos 17 pessoas morreram e outras 400 ficaram feridas após várias explosões registadas, este domingo, num quartel militar na cidade de Bata, na Guiné Equatorial, informaram as autoridades. De acordo com dados do Ministério da …

Marques Mendes antecipa desconfinamento a 15 de março. Creches e 1º ciclo são os primeiros a abrir

No seu habitual espaço de comentário na SIC, Luís Marques Mendes revelou, este domingo, que as creches, pré-escolar e 1º ciclo deverão abrir já a 15 de março. Segundo o comentador, o plano que vai ser …

Olivier Dassault, deputado bilionário francês, morre em acidente de helicóptero

O deputado francês Olivier Dassault, neto do fundador da Dassault Aviation, morreu este domingo, aos 69 anos, num acidente de helicóptero, no nordeste de França, avança a Agência France-Press (AFP). O acidente aconteceu este domingo perto …