PORTER BINKS / EPA

Cuauhtemoc, depois de o navio ter embater na ponte de Brooklyn, em Nova Iorque
Um navio-escola da Armada mexicana, com cerca de 200 pessoas a bordo, colidiu no sábado com a parte inferior da ponte de Brooklyn, em Nova Iorque. Pelo menos, duas pessoas morreram.
O Cuauhtemoc, um barco de treino da Marinha mexicana, embateu na ponte de Brooklyn, em Nova Iorque, durante a noite deste sábado. Há cerca de duas dezenas de feridos e dois mortos confirmados.
De acordo com imagens registadas por testemunhas e partilhadas nas redes sociais, os três mastros do navio partiram-se.
À medida que os mastros foram embatendo na ponte, uns seguidos de outros, o navio a continuou a mover-se em direção a um cais na base.
Massive ship with Mexican flags just hit the Brooklyn Bridge
— End Wokeness (@EndWokeness) May 18, 2025
“Durante a manobra de partida do veleiro Cuauhtémoc, em Nova Iorque, ocorreu um contratempo com a ponte de Brooklyn que causou danos no navio de treino, impedindo, por enquanto, a continuação do cruzeiro de treino”, informou o Ministério da Marinha do México (SERMAR), numa publicação na sua conta oficial na rede social X.
A ship has collided with the Brooklyn bridge today.
— Pop Crave (@PopCrave) May 18, 2025
A instituição mexicana indicou que tanto o estado do pessoal como o material do veleiro estão atualmente a ser analisados pelas “autoridades navais e locais, que estão a prestar apoio”, e prometeu manter a “transparência nas suas operações”.
This whole Brooklyn Bridge and the Port Authority incident is beyond alarming.
Wonder how Sean Duffy is gonna explain this one away?
Blame it on Biden and Buttigieg?
— Art Candee 🍿🥤 (@ArtCandee) May 18, 2025
Também o Departamento de Polícia de Nova Iorque confirmou, através da mesma plataforma, que a colisão está a ser investigada e pediu às pessoas para evitarem circular na zona, uma vez que “é esperado tráfego intenso e um grande número de veículos de emergência nas proximidades”.
Just watched the Brooklyn Bridge get smoked live by a boat with a massive Mexican flag pic.twitter.com/R8eJKwJaJ2
— Nelson Slinkard (@TheWillieNelson) May 18, 2025
Apesar de nenhuma das fontes ter verificado o número de passageiros a bordo do barco no momento do incidente, a agência noticiosa Bloomberg avançou que seguiam mais de 200 pessoas a bordo, citando as autoridades locais.
Footage shows sailors dangling from ship that crashed into the Brooklyn Bridge. pic.twitter.com/TmMQBvhGua
— Pop Crave (@PopCrave) May 18, 2025
O Ministério mexicano dos Negócios Estrangeiros informou também na rede social X que o seu embaixador nos Estados Unidos e funcionários do consulado mexicano em Nova Iorque estão em contacto com as autoridades locais para prestar assistência aos “cadetes afetados”, mas não mencionou feridos.
O Cuauhtemoc – com cerca de 297 pés de comprimento e 40 pés de largura (90,5 metros de comprimento e 12 metros de largura), de acordo com a Marinha mexicana – navegou pela primeira vez em 1982.
Todos os anos, levanta âncora no final do período de aulas na escola militar naval mexicana para terminar a formação dos cadetes.
NEW: Video shows sailors on the masts of the Mexican Navy ship Cuauhtémoc before it hit the Brooklyn bridge. #PuenteDeBrooklyn #Barco #boat pic.twitter.com/gW5GXBfp1a
— Noteworthy News (@newsnoteworthy) May 18, 2025
Este ano, partiu do porto mexicano de Acapulco, na costa do Pacífico, a 6 de abril, com 277 pessoas a bordo, informou a Armada mexicana na altura.
ZAP // Lusa