Estudo mostra que o navio Mary Rose tinha uma tripulação multiétnica

A análise dos restos mortais de parte da tripulação do navio de guerra Mary Rose, o favorito do rei Henrique VIII de Inglaterra, mostra a diversidade que já existia no período Tudor.

O navio de guerra Mary Rose afundou, a 19 de julho de 1545, ao largo de Portsmouth, durante a Batalha do Solent, tendo levado à morte da maioria dos seus 415 tripulantes. Em 1982, foi trazido à superfície e foram encontrados não só restos mortais de pelo menos 179 pessoas, como também milhares de objetos, desde armas e ferramentas a jogos.

Agora, conta o jornal The Guardian, o estudo mais aprofundado já alguma vez feito de alguns destes restos mortais mostra que a sociedade Tudor era mais diversa do que se pensava.

Ao combinar evidências sobre onde foram encontrados os restos mortais no navio com análises dos seus dentes, os investigadores conseguiram examinar a vida de oito destes homens, que morreram há quase cinco séculos.

Quatro destes tripulantes foram apelidados de arqueiro, cozinheiro, oficial e comissário, devido ao local no navio onde foram encontrados ou graças aos objetos perto dos seus restos mortais. Tanto estes como um quinto homem, conhecido como o jovem marinheiro, eram quase de certeza da Grã-Bretanha.

Porém, três dos oito tripulantes agora estudados muito provavelmente cresceram mais a sul. Os investigadores acreditam que o chamado cavalheiro – porque foi encontrado perto de um baú que continha uma bracelete semelhante às produzidas no norte de Itália, nos séculos XIV e XV – pode ter vindo da costa do Mediterrâneo.

Os objetos encontrados na cabine dos carpinteiros, como moedas espanholas e ferramentas de estilo espanhol, sugeriram que pelo menos um deles pode ter vindo da Península Ibérica. E a análise dos restos mortais do sétimo homem, que foi encontrado perto da cabine, sugere que veio do interior do sudoeste de Espanha.

Quanto ao oitavo tripulante – conhecido como arqueiro real porque tinha uma proteção de pulso de couro com o símbolo de uma romã, associada a Catarina de Aragão, a primeira mulher de Henrique VIII –, a equipa acredita que veio da Cordilheira do Atlas, ou também possivelmente de Espanha.

Em declarações ao diário britânico, Alexzandra Hildred, líder da investigação e curadora da artilharia e dos restos humanos do Mary Rose Trust, contou que o número de objetos recuperados do navio que não foram feitos em Inglaterra já sugeria que alguns dos tripulantes eram estrangeiros.

“No entanto, nunca esperámos que essa diversidade fosse tão rica. Este estudo transforma as nossas ideias sobre a composição da primeira marinha inglesa”, declarou.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Dois ingleses de fora? Então a seleção escocesa não vai ter jogadores"

O escocês Billy Gilmour testou positivo à COVID-19 e, por precaução, dois jogadores da seleção inglesa não vão defrontar a República Checa. Lineker não entende esta decisão. Billy Gilmour vai falhar o último jogo da Escócia …

Tribunais franceses "contratam" cães para ajudar a aliviar stress das vítimas

Há dois anos, Lol tornou-se no primeiro cão da Europa a dar apoio a vítimas de crimes quando estas são sujeitas à pressão dos tribunais, e muitas das vezes, têm de enfrentar os seus agressores. …

Finlândia 0-2 Bélgica | Diabos vermelhos picam o ponto

A Bélgica, que já estava apurada, completou o pleno de triunfos no seu grupo, com uma vitória por 2-0 frente à Finlândia, relegando os nórdicos para o terceiro lugar A Bélgica venceu hoje a Finlândia, por …

Rússia 1-4 Dinamarca | Muito coração, por Eriksen

A Dinamarca conquistou hoje um lugar nos oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao bater por 4-1 a Rússia, que eliminou, numa terceira jornada do Grupo B que originou a qualificação de mais cinco …

Netflix consegue acordo importante com produtora de filmes de Steven Spielberg

A Netflix anunciou, esta segunda-feira, que assinou um acordo para a realização de vários filmes com a produtora Amblin Partners, de Steven Spielberg. A plataforma streaming de filmes e séries Netflix conseguiu um acordo com a …

Abel Ferreira tem (mais) um problema no Palmeiras

Patrick de Paula, que Jorge Jesus gostaria de ter no Benfica, foi apanhado numa festa. O mesmo jogador protagonizou um episódio insólito contra o América Mineiro. Patrick de Paula envolveu-se em dois problemas no Palmeiras, no …

Bebé mais prematuro do mundo celebra primeiro aniversário. Tinha 0% de probabilidade de sobreviver

As probabilidades de sobrevivência eram nulas, mas Richard superou todas as expectativas e, passado um ano, celebrou o seu primeiro aniversário. Fica na história como o bebé mais prematuro de sempre a sobreviver, de acordo …

Lula da Silva absolvido em caso sobre alegados favorecimentos ao setor automóvel

A justiça brasileira absolveu esta segunda-feira o ex-presidente do Brasil Lula da Silva, o ex-ministro Gilberto Carvalho e outros cinco acusados numa das ações da operação Zelotes, que investigava alegados favorecimentos a empresas do setor …

Ucrânia 0 - 1 Áustria | Ambição de Foda garante segundo lugar

A Áustria qualificou-se hoje para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, marcando encontro com a Itália, ao vencer a Ucrânia por 1-0 e conquistar o segundo lugar do Grupo C. Um golo de Christoph …

Macedónia N. 0-3 Países Baixos | Laranja garante pleno

A seleção da Macedónia do Norte ainda deu luta, na primeira parte, aos Países Baixos, na última jornada do grupo C do Euro2020 de futebol, mas perdeu naturalmente por 3-0, face à supremacia da seleção …