/

Navio de 700 toneladas desapareceu nas Malvinas sem pedir socorro

Um navio de Taiwan com 49 tripulantes a bordo desapareceu no Oceano Atlântico sem qualquer sinal de pedido do socorro, mas pouco depois de o comandante reportar que o navio estava a meter água.

O Hsiang Fu Chun, um navio de 700 toneladas construído há 28 anos para a pesca da lula, perdeu o contacto com os seus proprietários na madrugada de 26 de Fevereiro.

Na altura do desaparecimento, a embarcação seguia numa zona a cerca de 1.700 milhas náuticas ao largo das ilhas Malvinas, referem os dados dos satélites.

Além do capitão e de um engenheiro chefe de Taiwan, o navio integrava ainda 11 tripulantes chineses, 21 indonésios, 13 filipinos e 2 vietnamitas.

O sul do Oceano Atlântico é frequentado anualmente por mais de 100 navios taiwaneses de pesca de lula, essencialmente para consumo doméstico.

Taiwan lançou uma operação de busca e pediu ajuda à Argentina e à Grã-Bretanha, estendendo o apelo a todos os navios que se encontram na região.

Huang Hong-yen, porta-voz da Agência de Pescas de Taiwan, revelou que “não sabemos ainda onde está o navio e o que lhe aconteceu”.

“Não há indícios de que o Hsiang Fu Chun se tenha afundado, e navio tem sistemas electrónicos que, sob determinada pressão de água, emitiriam um pedido de socorro”, acrescentou.

“Estamos a fazer tudo o que podemos para encontrar o Hsiang Fu Chun, mas a região é muito remota, os aviões demoram 11 horas a ir e voltar, e o mau tempo não tem ajudado”, explicou Chun.

Não foram dadas quaisquer explicações para o facto de terem decorrido quase duas semanas até o desaparecimento ter sido tornado público. Segundo os responsáveis, “as buscas foram iniciadas imediatamente”.

Segundo a ABC australiana, a imprensa de Taiwan especula que o navio poderá encontrar-se à deriva com problemas nos motores, ou ter sido tomado pela tripulação amotinada.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.