Navio de 700 toneladas desapareceu nas Malvinas sem pedir socorro

Um navio de Taiwan com 49 tripulantes a bordo desapareceu no Oceano Atlântico sem qualquer sinal de pedido do socorro, mas pouco depois de o comandante reportar que o navio estava a meter água.

O Hsiang Fu Chun, um navio de 700 toneladas construído há 28 anos para a pesca da lula, perdeu o contacto com os seus proprietários na madrugada de 26 de Fevereiro.

Na altura do desaparecimento, a embarcação seguia numa zona a cerca de 1.700 milhas náuticas ao largo das ilhas Malvinas, referem os dados dos satélites.

Além do capitão e de um engenheiro chefe de Taiwan, o navio integrava ainda 11 tripulantes chineses, 21 indonésios, 13 filipinos e 2 vietnamitas.

O sul do Oceano Atlântico é frequentado anualmente por mais de 100 navios taiwaneses de pesca de lula, essencialmente para consumo doméstico.

Taiwan lançou uma operação de busca e pediu ajuda à Argentina e à Grã-Bretanha, estendendo o apelo a todos os navios que se encontram na região.

Huang Hong-yen, porta-voz da Agência de Pescas de Taiwan, revelou que “não sabemos ainda onde está o navio e o que lhe aconteceu”.

“Não há indícios de que o Hsiang Fu Chun se tenha afundado, e navio tem sistemas electrónicos que, sob determinada pressão de água, emitiriam um pedido de socorro”, acrescentou.

“Estamos a fazer tudo o que podemos para encontrar o Hsiang Fu Chun, mas a região é muito remota, os aviões demoram 11 horas a ir e voltar, e o mau tempo não tem ajudado”, explicou Chun.

Não foram dadas quaisquer explicações para o facto de terem decorrido quase duas semanas até o desaparecimento ter sido tornado público. Segundo os responsáveis, “as buscas foram iniciadas imediatamente”.

Segundo a ABC australiana, a imprensa de Taiwan especula que o navio poderá encontrar-se à deriva com problemas nos motores, ou ter sido tomado pela tripulação amotinada.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Colômbia pede que a Venezuela seja declarada como país promotor do terrorismo

A Colômbia pediu esta segunda-feira aos EUA que declarem a Venezuela como país promotor do terrorismo por alegadamente "proteger" guerrilheiros colombianos do Exército de Libertação Nacional (ELN) e do Grupo Armado Residual (Gaor 33, composto …

Treze meses depois, Coreias voltam a falar ao telefone

As comunicações telefónicas estavam cortadas entre as duas Coreias desde junho de 2020, mas os dois países retomaram os contactos esta terça-feira. As duas Coreias retomaram esta terça-feira a comunicação telefónica 13 meses depois de ter …

Benfica: Kaio Jorge não quer jogar em Portugal (e alínea pode impedir saída)

Santos aceitou proposta vinda da Luz mas o jovem avançado prefere o campeonato italiano. E ainda há uma alínea no contrato que vai ser analisada. O Benfica apresentou uma proposta pela contratação de Kaio Jorge, com …

Quase 70% dos internados em UCI têm menos de 59 anos

Quase 70% dos doentes com covid-19 em unidades de cuidados intensivos (UCI) têm menos de 59 anos, revelou a Ordem dos Médicos, indicando que em enfermaria os doentes abaixo dessa faixa etária são cerca de …

Reunião no Infarmed. Especialistas propõem plano de quatro níveis (e a máscara cai no nível 2)

A sede da Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed), em Lisboa, voltou a acolher mais uma reunião de peritos esta terça-feira. Foi apresentada uma proposta de alteração da matriz de risco. Portugal não está em condições de …

Mais de 11.300 suspeitas de reações adversas às vacinas registadas em Portugal

Mais de 11.300 suspeitas de reações adversas às vacinas contra a covid-19 foram registadas em Portugal e houve 68 casos de morte comunicados em idosos, mas não está demonstrada a relação causa-efeito, segundo o Infarmed. De …

Incêndios "sem precedentes" devastam Sardenha

Condições climatéricas adversas e severas, como altas temperaturas e ventos fortes, estiveram na origem dos incêndios florestais que se registaram em vários países do sul do continente europeu, como Itália, Espanha, França ou Grécia. A ilha …

Gabriel foi afastado do plantel e pode ser reforço de Rui Vitória

Jorge Jesus não conta com Gabriel para a próxima temporada e já colocou o médio a treinar à parte do plantel, acompanhado por um preparador físico. O Benfica está a trabalhar com o representante do jogador …

Governo quer reduzir para três o número de testemunhas em processos civis

O Governo quer reduzir para três o número máximo de testemunhas por cada facto que se queira ver provado em tribunal no âmbito de um processo, visando aumentar a celeridade e estabelecer um critério de …

Myanmar. Junta militar anula resultados das eleições de 2020

Militares entendem que a votação não foi "livre e justa". Anúncio da anulação das eleições de 2020 não foi acompanhado de uma data para a realização de um novo ato eleitoral — tal como seria …