Navio de 700 toneladas desapareceu nas Malvinas sem pedir socorro

Um navio de Taiwan com 49 tripulantes a bordo desapareceu no Oceano Atlântico sem qualquer sinal de pedido do socorro, mas pouco depois de o comandante reportar que o navio estava a meter água.

O Hsiang Fu Chun, um navio de 700 toneladas construído há 28 anos para a pesca da lula, perdeu o contacto com os seus proprietários na madrugada de 26 de Fevereiro.

Na altura do desaparecimento, a embarcação seguia numa zona a cerca de 1.700 milhas náuticas ao largo das ilhas Malvinas, referem os dados dos satélites.

Além do capitão e de um engenheiro chefe de Taiwan, o navio integrava ainda 11 tripulantes chineses, 21 indonésios, 13 filipinos e 2 vietnamitas.

O sul do Oceano Atlântico é frequentado anualmente por mais de 100 navios taiwaneses de pesca de lula, essencialmente para consumo doméstico.

Taiwan lançou uma operação de busca e pediu ajuda à Argentina e à Grã-Bretanha, estendendo o apelo a todos os navios que se encontram na região.

Huang Hong-yen, porta-voz da Agência de Pescas de Taiwan, revelou que “não sabemos ainda onde está o navio e o que lhe aconteceu”.

“Não há indícios de que o Hsiang Fu Chun se tenha afundado, e navio tem sistemas electrónicos que, sob determinada pressão de água, emitiriam um pedido de socorro”, acrescentou.

“Estamos a fazer tudo o que podemos para encontrar o Hsiang Fu Chun, mas a região é muito remota, os aviões demoram 11 horas a ir e voltar, e o mau tempo não tem ajudado”, explicou Chun.

Não foram dadas quaisquer explicações para o facto de terem decorrido quase duas semanas até o desaparecimento ter sido tornado público. Segundo os responsáveis, “as buscas foram iniciadas imediatamente”.

Segundo a ABC australiana, a imprensa de Taiwan especula que o navio poderá encontrar-se à deriva com problemas nos motores, ou ter sido tomado pela tripulação amotinada.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Belenenses 0-2 Benfica | Rafa Silva destrói resistência azul

O Benfica foi ao Jamor vencer o Belenenses por 2-0, num jogo muito complicado para as “águias”, em especial no primeiro tempo, mas que acabou resolvido na etapa complementar. Rafa Silva foi o “abre-latas” de …

Cofundador do Alibaba paga 3,5 mil milhões para ser o único dono dos Brooklyn Nets

O cofundador do Grupo Alibaba, Joseph Tsai, vai pagar mais 3,5 milhões de dólares para ser o único dono da equipa de basquetebol norte-americana Brooklyn Nets, avança esta sexta-feira a Bloomberg. O multimilionário já detinha 49% da equipa, …

Instagram, Facebook e Whatsapp prejudicam saúde mental das crianças

Um estudo de investigadores da University College London demonstra que a utilização de redes sociais como o Instagram, o Facebook e o Whatsapp estão a causar danos ao bem-estar das crianças e jovens. A investigação, cujos …

Clínica da Opus Dei diz que homossexualidade causa gastroenterite

A Clínica Universitária de Navarra, que pertence à prelatura da Opus Dei, defende que a homossexualidade e a promiscuidade são causadoras de gastroenterite. No guia de atuação de urgência sobre esta condição médica, a Clínica Universitária …

Sporting anuncia saída de Bas Dost para o Eintracht de Frankfurt

O goleador holandês Bas Dost está de saída para o Eintracht Frankfurt, anunciou este sábado o Sporting. O clube alemão também já confirmou a transferência. O Sporting anunciou ter chegado a um princípio de acordo com …

Há centenas de esquilos pretos a invadir os Estados Unidos (e já se sabe porquê)

Biólogos do Reino Unido decifraram o mistério de todos os esquilos cinzentos (Sciurus carolinensis) que correm pelos Estados Unidos com pêlo preto. O pouco do código genético que faz com que as espécies de esquilo cinza …

Morreu Marium, o mais famoso dugongo da Tailândia. Comeu plástico

Quando foi resgatado, em abril, tornou-se uma estrela na Tailândia. O dugongo órfão, chamado Marium, acabou por morrer este sábado, devido a uma infeção causada pela ingestão de plástico, de acordo com os veterinários que …

Afinal, "cura milagrosa" para o cancro pode matar

O jornal britânico The Guardian denuncia o esquema do autoproclamado "Genesis II Church of Health and Healing" - que na verdade não é nem uma igreja nem uma instituição de saúde. Este sábado terá lugar em …

Há uma cidade na Venezuela que é "invisível"

Guanta está lá, embora não seja fácil vê-la. Vistas a partir de El Morro, do outro lado da baía, as suas luzes piscam sob uma nuvem baixa. É uma nuvem diferente das outras, mais espessa, mais …

Há novas regras para subir ao Everest. E é preciso apresentar currículo

O Nepal acaba de anunciar novas regras para escalar o Evereste. Com 8848 metros de altitude, é a montanha mais alta do mundo e verdadeira obsessão para alguns alpinistas, colecionadores de cumes, e cujo número …