Nave espacial Soyuz a caminho da Terra com três tripulantes a bordo

1

NASA: 2Explore / Flickr

A nave russa Soyuz 37 (TMA-11M)

A nave russa Soyuz 37 (TMA-11M)

A nave russa Soyuz TMA-11M, com três tripulantes a bordo, está a caminho da Terra, depois de ter partido, esta terça-feira, da Estação Espacial Internacional, onde cumpriu uma missão de seis meses.

A nave, que transporta o japonês Koichi Wakata, o russo Mikhail Tyurin e o norte-americano Rick Mastracchio, deverá aterrar nas estepes do Cazaquistão pelas 02h58 (hora de Lisboa), informou a NASA.

O regresso à Terra, após uma missão iniciada a 7 de novembro do ano passado, coincide com o anúncio da Rússia de não manter a Estação Espacial Internacional (EEI) após 2020, como propõem os Estados Unidos.

“Precisamos da EEI até 2020. Depois de 2020, gostaríamos de canalizar estes recursos para projetos espaciais mais promissores”, disse, esta terça-feira, vice-primeiro-ministro russo, Dmitri Rogozin.

As agências espaciais russa e norte-americana, Roscosmos e NASA, respetivamente, e a europeia (ESA) acordaram prolongar pelo menos até 2020 a atividade da plataforma orbital, que conta com a participação de um total de 16 países.

O anúncio por parte de Moscovo ocorre num momento de tensão diplomática entre Washington e a Rússia devido à crise na Ucrânia.

/Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.