Nave espacial japonesa prepara-se para lançar voos comerciais em 2023

Uma startup japonesa anunciou que está a trabalhar num novo tipo de aeronave espacial, que combina o sistema de propulsão de um avião a jacto com o de um foguete, e que será testado no próximo ano. O objectivo é iniciar voos comerciais em 2023.

A PD Aerospace, empresa emergente de Nagoya, no centro de Japão, obteve um financiamento de 520 milhões de ienes (cerca de 4 milhões de euros) de cinco companhias, entre as quais a All Nippon Airways ANA, uma das maiores companhias aéreas japonesas, para o projeto, confirmou nesta sexta-feira à EFE um porta-voz da startup.

A companhia está a trabalhar numa aeronave espacial equipada com um motor que pode alternar entre o modo de avião a jacto e foguete para criar a primeira aeronave de passageiros japonesa capaz de alcançar o espaço exterior, a 100 quilómetros de altitude, e reentrar na atmosfera.

Em julho do ano passado, a startup testou com sucesso o seu sistema de propulsão alternado, e afirma que este é o primeiro do mundo com tais características. Agora, procura aperfeiçoar o seu projecto. A empresa planeia realizar três testes com aeronaves não tripuladas em 2019 e lançar o seu primeiro voo comercial no final de 2023.

O projecto da PD Aerospace alterna entre modos jacto e foguete para obter uma solução low cost

“A comercialização do espaço progrediu exponencialmente, principalmente nos Estados Unidos”, explicou o CEO da PD Aerospace, Shuji Ogawa, em comunicado, no qual realça que a empresa procura “ter um papel relevante no futuro do transporte espacial, o mais brevemente possível”.

A Space-X de Elon Musk, a Virgin Galactic de Richard Branson e a Blue Origin de Jeff Bezos ganharam mais um concorrente na aventura das empresas privadas no espaço. Quem vai ganhar a corrida?

ZAP // EFE

PARTILHAR

RESPONDER

Rui Moreira diz que não é possível prevenir festejos de adeptos do FC Porto

O presidente da Câmara Municipal do Porto disse, esta terça-feira, não ser possível tomar medidas de prevenção em relação a possíveis festejos de adeptos do FC Porto pela conquista do título, pedindo apenas que se …

Mulher assintomática provoca surto de 71 infetados na China. Bastou entrar sozinha num elevador

A passagem de uma mulher infetada com covid-19, mas assintomática, por um elevador de um edifício habitacional na China deu origem a um surto de 71 contagiados. De acordo com o estudo publicado pelo Centro de …

Detido em França um dos pedófilos da "darknet" mais procurados do mundo

A polícia francesa prendeu um suspeito de gerir portais na "darknet" que permitiram a "milhares de internautas de todo o mundo ter acesso a fotografias ou vídeos de caráter pedopornográfico", anunciou, esta segunda-feira, o Ministério …

Mais seis mortes e 233 novos casos de covid-19 em Portugal

Portugal regista, esta terça-feira, mais seis mortes e 233 novos casos de infeção por covid-19 em relação a segunda-feira. Segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde (DGS), dos 233 novos casos, 143 são na região …

Itália restitui a França obra de Banksy roubada do Bataclan

Itália anunciou, esta terça-feira, que vai devolver a França uma obra atribuída a Banksy, uma homenagem às vítimas dos ataques terroristas em Paris, em 2015, roubada em 2019 e encontrada numa quinta perto de Roma. Antes, …

Há corais vermelhos na costa algarvia (e vai haver multas para quem os apanhar)

Os corais vermelhos da costa portuguesa vão passar a estar protegidos por legislação pesqueira e ambiental que está a ser preparada pelo governo e coimas elevadas, anunciou o ministro do Mar. O ministro do Mar, Ricardo …

Operação "Saco Azul". CMVM suspende negociações de ações da Benfica SAD

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) suspendeu, esta terça-feira, as negociações de ações da Benfica SAD, pouco tempo depois de ter sido confirmada a existência de três arguidos por fraude fiscal, na sequência …

Comissão Europeia planeia reduzir capacidade das multinacionais em explorar sistemas fiscais

A Comissão Europeia está a estudar formas de acionar partes de tratados europeus para reduzir a capacidade das multinacionais em explorar os sistemas fiscais de alguns países da União Europeia (UE), identificando-os como distorções do …

Governo britânico decide banir Huawei da rede de telemóvel 5G

As operadoras de telemóvel britânicas vão ter de remover todo o equipamento da empresa chinesa Huawei usado na infraestrutura de telecomunicações 5G até ao final de 2027. A decisão foi tomada, esta terça-feira, numa reunião do …

Bolsonaro farto da quarentena. "É horrível", diz Presidente, infetado com covid-19

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, em quarentena há quase uma semana após testar positivo para a covid-19, anunciou que vai submeter-se, esta terça-feira, a um novo exame e admitiu que vai aguardar ansioso os …