Nave espacial japonesa prepara-se para lançar voos comerciais em 2023

Uma startup japonesa anunciou que está a trabalhar num novo tipo de aeronave espacial, que combina o sistema de propulsão de um avião a jacto com o de um foguete, e que será testado no próximo ano. O objectivo é iniciar voos comerciais em 2023.

A PD Aerospace, empresa emergente de Nagoya, no centro de Japão, obteve um financiamento de 520 milhões de ienes (cerca de 4 milhões de euros) de cinco companhias, entre as quais a All Nippon Airways ANA, uma das maiores companhias aéreas japonesas, para o projeto, confirmou nesta sexta-feira à EFE um porta-voz da startup.

A companhia está a trabalhar numa aeronave espacial equipada com um motor que pode alternar entre o modo de avião a jacto e foguete para criar a primeira aeronave de passageiros japonesa capaz de alcançar o espaço exterior, a 100 quilómetros de altitude, e reentrar na atmosfera.

Em julho do ano passado, a startup testou com sucesso o seu sistema de propulsão alternado, e afirma que este é o primeiro do mundo com tais características. Agora, procura aperfeiçoar o seu projecto. A empresa planeia realizar três testes com aeronaves não tripuladas em 2019 e lançar o seu primeiro voo comercial no final de 2023.

O projecto da PD Aerospace alterna entre modos jacto e foguete para obter uma solução low cost

“A comercialização do espaço progrediu exponencialmente, principalmente nos Estados Unidos”, explicou o CEO da PD Aerospace, Shuji Ogawa, em comunicado, no qual realça que a empresa procura “ter um papel relevante no futuro do transporte espacial, o mais brevemente possível”.

A Space-X de Elon Musk, a Virgin Galactic de Richard Branson e a Blue Origin de Jeff Bezos ganharam mais um concorrente na aventura das empresas privadas no espaço. Quem vai ganhar a corrida?

ZAP // EFE

PARTILHAR

RESPONDER

Pizzi nunca jogou tão pouco como esta época

Nunca Pizzi jogou tão pouco como esta temporada ao serviço do SL Benfica. O médio era uma das peças mais importantes do plantel, mas tem vindo a perder relevância. "Ele não tem entrado tanto de início, …

Marcelo recusa crises políticas e defende discussão de reforma do Estado até às legislativas de 2023

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, defendeu esta segunda-feira que o país deve manter-se livre de crises políticas até 2023, mas considera difícil deixar de se fazer uma discussão sobre a reforma do …

Arqueólogos encontram o primeiro geoglifo do mundo em forma de touro

Um geoglifo em forma de touro foi encontrado num sítio arqueológico localizado no sul da Sibéria, informou o Instituto de História e Cultura Material da Academia de Ciências da Rússia. Apesar do touro ser um símbolo …

"O BE teve um mau resultado." Catarina Martins assume derrota, mas deixa aviso a Moedas

No day after, e já com a notícia consolidada da vitória de Carlos Moedas em Lisboa, Catarina Martins não hesitou em assumir a derrota do Bloco de Esquerda. Lisboa era a Câmara mais relevante para o …

Voto útil pode explicar vitória de Moedas (que precisa da esquerda para governar Lisboa)

Carlos Moedas está forçado a fazer acordos para governar a Câmara de Lisboa que tem uma maioria de esquerda de 10 vereadores contra 7 dos partidos à direita. O novo autarca da capital já disse …

É uma práctica comum dos atletas - mas será verdade que os banhos de gelo ajudam os músculos?

Os banhos de gelo trazem benefícios para atletas que treinem a resistência, mas podem ser prejudiciais para quem se dedica a treinar a força. É uma práctica recorrente entre os atletas e até entre pessoas comuns …

Sem maioria absoluta, Moreira começa a fazer contas à vida - mas acordo com a oposição pode estar longe

Rui Moreira voltou a garantir a liderança da autarquia portuense para os próximos quatro anos, mas sem maioria absoluta. Assim, terá de começar a pensar em possíveis acordos. PS e Bloco de Esquerda recusam compromissos. …

Twitter suspende conta de André Ventura

O presidente do partido Chega, André Ventura, tem desde segunda-feira a conta oficial no Twitter suspensa, facto que está a ser denunciado por páginas de movimentos ligados à extrema-direita naquela rede social. “Conta suspensa. O Twitter …

Governo britânico ordena ao Exército que ajude na crise dos combustíveis

O Reino Unido ordenou esta segunda-feira ao Exército que se prepare para ajudar na atual crise de combustíveis do país, depois de um fim de semana em que os britânicos acorreram aos postos de abastecimento, …

Pela primeira vez, cientistas demonstram que reprodução assexuada pode ser bem-sucedida

Pela primeira vez, uma equipa de cientistas demonstrou que a reprodução assexuada pode ser bem-sucedida a longo prazo. Os estudos foram feitos com o ácaro Oppiella nova. Até agora, a sobrevivência de uma espécie animal por …