Nave espacial chinesa colocou em órbita seis misteriosos objetos

Erik Simonsen / Pixels

Aumenta o mistério em torno das atividades em órbita do avião espacial reutilizável chinês Shenlong.

Lançado recentemente na sua terceira missão, o Shenlong (“Dragão Divino”) terá colocado em órbita 6 objetos não identificados, designados Objeto A a F.

Os objetos foram observados por rastreadores de satélites amadores, entre os quais Scott Tilley, que há 5 anos encontrou um satélite perdido da NASA.

Segundo disse Tilley ao Space.com, o Objeto A parece estar a emitir sinais semelhantes aos das missões anteriores do avião espacial chinês.

Os Objetos D e E estão a transmitir o que parecem ser apenas sinais de marcação, sem quaisquer dados. Segundo Tilley, estes sinais intermitentes, identificados numa frequência de 2280MHz, são característicos das missões do avião espacial chinês.

Este comportamento difere das missões anteriores do avião, o que sugere uma evolução nas suas táticas operacionais.

Nas suas duas missões anteriores, em setembro de 2020 e agosto de 2022, o Shenlong lançou também objetos em órbita, originando especulações sobre as suas funções, mas o seu objetivo é até agora desconhecido: podem ser módulos de serviço, testes de operações de carga ou satélites a monitorizar o Shenlong.

Na sua última missão, que durou 276 dias, o avião espacial robótico da China lançou também um objeto desconhecido em órbita — que poderia ser um pequeno satélite para inspecionar o Shenlong  ou um módulo de serviço que já não seria necessário.

Curiosamente, estas operações coincidem com as atividades do X-37B, da Força Espacial dos EUA, outro avião espacial robótico reutilizável, lançado com um secretismo similar em torno das suas operações.

“O avião espacial chinês e o X-37B são dois dos mais vigiados objetos em órbita. Provavelmente não é coincidência que estejam a sincronizar as suas operações com as nossas”, afirmou o general Chance Saltzman, Diretor de Operações Espaciais da Força Espacial dos EUA, numa conferência de imprensa no início do mês.

Após vários adiamentos, o X-37B, desenvolvido pela Boeing, vai ser lançado num foguete SpaceX Falcon Heavy no dia 28 de dezembro.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.