Descoberto misterioso naufrágio australiano que esteve perdido durante 50 anos

CSIRO

A embarcação naufragou-se em 1973 e foi descoberta em Abril ao largo da costa da Tasmânia, na Austrália.

Uma equipa de investigadores na Austrália resolveu um mistério com 50 anos e localizou o naufrágio do M.V. Blythe Star, um cargueiro que se afundou em 1973.

A descoberta foi feita em Abril, quando a equipa estudava um deslizamento de terra debaixo de água perto da costa do estado da Tasmânia. Os cientistas usaram um sonar para mapear o naufrágio e enviaram mais tarde duas câmaras para inspecionar visualmente a embarcação, que estava a cerca de 150 metros de profundidade.

O naufrágio aconteceu a 12 de Outubro de 1973, quando o barco começou a meter água. A tripulação de 10 pessoas rapidamente saiu do navio para um bote, que estava a transportar fertilizantes e barris de cerveja.

O desaparecimento do barco gerou a maior busca marítima alguma vez conduzida na Austrália até aquela altura. Depois de uma semana, as buscas foram terminadas — mas os homens ainda estavam vivos, tendo sobrevivido em alto mar com pó de glucose, uma pequena quantidade de água e biscoitos.

Um dos tripulantes morreu ainda no barco, provavelmente por não ter tido tempo de levar consigo os seus medicamentos para a tiroide. Dois outros morreram na praia, pouco depois de o barco chegar à costa. Os restantes sobreviventes acabaram por encontrar um homem que os levou à vila mais próxima.

Já o barco, desapareceu sem deixar rasto e continuamos sem saber o que causou o naufrágio. Quando o encontraram, os cientistas descobriram que muitos lobos marinhos, lagostins, algas e algas marinhas fizeram da embarcação a sua casa, escreve a Smithsonian Mag.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by CSIRO (@csirogram)

A tragédia levou a que as leis australianas fossem mudadas e que os requerimentos de segurança marítima fossem mais apertados. Os barcos têm de reportar toda a sua rota e todos os botes salva-vidas têm de estar equipados com radiofaróis.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.