NATO termina hoje missão no Afeganistão

A Força Internacional de Assistência à Segurança (ISAF), força militar da NATO no Afeganistão, termina hoje a sua missão, após 13 anos.

A ISAF será substituída no primeiro dia do ano por outra missão de assistência e treino do exército afegão.

Num cenário de grande turbulência regional, Estados Unidos e NATO vão liderar a missão de apoio no Afeganistão pelo menos até 2016, enquanto se intensificam os esforços para promover o desenvolvimento de um país assolado por conflitos quase permanentes desde a invasão soviética de 1979.

Em setembro, após difíceis negociações, o embaixador dos EUA, James B. Cunningham, e o conselheiro para a segurança nacional afegã, Mohammad Hanif, assinaram em Cabul o Acordo de Segurança Bilateral (BSA), que define o futuro estatuto das forças da NATO e dos EUA no Afeganistão.

O BSA estipula que 9.800 tropas norte-americanas e pelo menos 2.000 soldados da NATO permaneçam no país após o fim formal hoje da missão de combate internacional.

A sua missão consiste em prosseguir o treino das forças afegãs e promover operações de combate ao terrorismo dirigidas aos eventuais redutos da Al-Qaida.

Com um quartel-general em Cabul e seis bases militares pelo país, o BSA também prevê que os EUA mantenham bases operacionais em nove regiões do Afeganistão, com Jalalabad (leste) vocacionada para o lançamento de missões armadas de aviões não tripulados (‘drones’), que também têm atuado ao longo da fronteira com o Paquistão.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Nova Iorque alerta que só terá material médico até 5 de abril

O presidente da câmara de Nova Iorque, Bill de Blasio, alertou esta sexta-feira que a cidade apenas tem material médico até 5 de abril, lembrando que a 'Big Apple' é atualmente o epicentro do novo …

Cientistas determinaram como é que o cérebro controla a voz dos morcegos

Segundo um recente estudo levado a cabo por biólogos da Universidade de Frankfurt, é um circuito neuronal específico no cérebro dos morcegos que controla as suas vozes. Os morcegos são conhecidos pelo seu exímio sentido de …

Detetadas outras nove misteriosas rajadas rápidas de rádio que se repetem

Foram detetadas nove outras Rajadas Rápidas de Rádio (FRB) que se repetem entre as 700 já identificadas desde outubro de 2018 pelo projeto científico CHIME (Canadian Hydrogen Intensity Mapping Experiment), que se baseia num telescópio localizado …

"Não é completamente de loucos" pensar que há vida em Mercúrio

Há a possibilidade, ainda que pequena, de que Mercúrio, o planeta mais próximo do Sol, possa abrigar vida, concluiu uma nova investigação. "É possível que, enquanto houver água, as temperaturas [no planeta] sejam apropriadas para …

O porta-aviões mais avançado do mundo tem um problema inesperado nas suas casas de banho

O porta-aviões de propulsão nuclear USS Gerald R. Ford, o mais avançado da Marinha dos Estados Unidos, tem um problemas nas suas casas de banho, que precisam de ser lavadas com ácido regularmente. De acordo com …

Retirada dos ricos, colapso dos transportes e medo do contacto. As cidades no pós-pandemia

Mesmo depois de a pandemia do novo coronavírus diminuir e voltar a ser seguro estar com outras pessoas, a sociedade pode nunca mais ser a mesma. A atual pandemia de Covid-19 está a mudar rapidamente a …

"Quando a Alemanha disser que há eurobonds, os holandeses vão pastar para outras paragens"

Ana Gomes mostrou-se satisfeita com a atuação de António Costa e Marcelo Rebelo de Sousa durante esta pandemia. A ex-eurodeputada deixou ainda duras críticas aos holandeses, que diz irem pastar para outras paragens quando os …

Coreia do Norte diz não ter casos de covid-19 (mas terá pedido ajuda secretamente)

Apesar de negar ter casos de infeção por covid-19, o novo coronavírus oriundo da China, a Coreia do Norte terá discretamente solicitado ajuda a outros países no combate da doença. As autoridades do país asiático terão …

Seguranças chineses usam óculos inteligentes que detetam pessoas com febre

Os seguranças do Parque Hongyuan, em Hangzhou, na China, conseguem detetar a temperatura corporal de todos os visitantes à distância de até um metro. Como? Graças a uns óculos inteligentes. De acordo com o jornal South …

"O cisne negro de todos os cisnes negros". Vírus é global, mas Portugal e Itália serão mais prejudicados

A grande pandemia motivada pelo coronavírus vai ser económica, consideram especialistas que acreditam que no pós Covid-19, o mundo mudará de forma significativa em várias áreas. Certo é que a crise económica vai afectar os …